Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Qualidade de couve e tomate produzidos em sistemas agroecológico e convencional ofertados em Sinop-MT
    (2022-12-13) Rezende, Fabriana Abreu de; Rauber, Larissa
    A produção de alimentos pode se dar de diversas formas (agroecológicos e convencionais) e o consumidor pode ter acesso aqueles produzidos localmente ou ainda vindos de outras regiões. Como a distância percorrida e a forma de produção influenciam na qualidade nutricional dos alimentos ofertados em Sinop/MT? O objetivo desse trabalho foi: avaliar a influência do local e do sistema de produção (convencional e agroecológica) na qualidade de hortaliças comercializadas em Sinop/MT; caracterizar quimicamente tomate e couve ofertados em Sinop produzidos em diferentes sistemas produtivos (convencional e agroecológico); caracterizar, pela cromatografia de Pfeiffer, o valor nutricional da couve e do tomate ofertados em Sinop/MT. Pode-se observar diferenças químicas nos vegetais produzidos sob diferentes - sistemas de cultivo e locais de produção. Pode-se observar que os teores de Vitamina C em tomates produzidos agroecologicamente na região de Sinop/MT é mais alto que aqueles provenientes de São Paulo/SP. Fator também observado para a couve, convencional ou agroecológica, colhida na região de Sinop/MT. O licopeno se mostrou mais alto em tomates mais maduros do tipo cereja independente do tipo de manejo.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.