Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Análise da adversidade psiquica em pais de crianças com transtornos do espectro autista: uma abordagem interdisciplinar
    (2024-07) Silva, Fabiana Luzia da; Costa Filho, Leonço Alvaro
    Esta pesquisa aborda a análise das adversidades psíquicas enfrentadas pelos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma abordagem interdisciplinar. O TEA trata-se de um desvio no neurodesenvolvimento que impacta no desenvolvimento tanto da comunicação quanto da sociabilização, e também comportamental. O estudo ressalta que os pais de crianças com TEA estão expostos a diversos desafios e estressores psicossociais, como o impacto emocional de receber o diagnóstico, as dificuldades na interação com a criança, as demandas de cuidados especiais e o enfrentamento de preconceitos sociais. Essas adversidades podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mental nos pais. Destaca a importância de fortalecer a rede de suporte familiar, oferecer espaço para expressão de sentimentos, promover a autonomia dos pais na tomada de decisões e disponibilizar recursos de intervenção precoce para a criança com TEA. Além disso, destaca-se a importância de qualificar os profissionais de saúde para que estejam aptos a interagir, de maneira empática e eficaz, com os pais de crianças autistas, com o objetivo de oferecer suporte emocional, informações relevantes e estratégias de enfrentamento, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pais e, simultaneamente, promover o desenvolvimento saudável da criança autista.

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