Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    O papel do cirurgião dentista como promotor de saúde na atenção básica
    (2018) Sousa, Maria Kananda Alves de; Ferreira, Márcia Alves
    O Programa Saúde da Família (PSF) no Brasil foi criado em 1994 e somente 6 anos após foi inserida a equipe de Saúde Bucal. Com isto foi garantido o acesso às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, melhorando os índices epidemiológicos da saúde bucal da população. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura para conhecer o papel do Cirurgião-Dentista (CD) na Atenção Básica (AB). Observou-se que um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores da saúde pública é encontrar profissionais com perfil adequado para trabalhar no setor público, onde as ações ou atividades atribuídas ao CD devem ser norteadas pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre estas atribuições estão: o desenvolvimento de programas educativos e preventivos; o conhecimento do território de atuação e a compreensão da população adscrita; o entendimento da importância da interdisciplinaridade das equipes e a busca da sua prática no dia a dia. Estudos revisados consideram a prática da interdisciplinaridade um dos maiores desafios do CD no SUS, pois a Unidade Básica de Saúde (UBS) é composta por equipe multidisciplinar. Sendo assim, o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais de diferentes disciplinas, praticando a integralidade da atenção, é um dos principais meios para alcançar a meta desejada de proporcionar bem-estar físico, mental e social ao usuário. Sugerese que os cursos de graduação, além da capacitação técnica e cientifica, formem profissionais generalistas, com visão ampliada da clínica, que sejam humanistas, críticos e reflexivos, para atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, preparando-os para o trabalho no SUS.

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