Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Aproveitando a melhor idade: centro de convivência para idosos em Sinop - MT
    (2019) Vieira, Leticia; Nachbar, Vanessa de Abreu
    Segundo dados do IBGE do censo do ano de 2000, a população idosa vem sofrendo grande aumento representando 8,7% da população o que na década de noventa era 7,3% e apesar do aumento relevante nem toda população possui apoio familiar, sendo muitas vezes deixados em instituições de longa permanência, as quais geralmente encontram-se lotadas, e em sua maioria não oferecem atividades que se preocupem com o bem-estar, lazer e capacitação dos idosos ativos. Perante essa realidade, algumas cidades já possuem os centros de convivência para idosos, os quais trabalham a interação entre eles e a sociedade, porém infelizmente essa iniciativa muitas vezes depende de verba pública, a qual não se é aplicada por demandar mais custos e profissionais. Os centros de convivência originaram-se na década de 70, desde então só tem mostrado significativa melhora na qualidade de vida dos usuários, por justamente trabalhar a interação deles com a sociedade, tornando-os mais ativos. A cidade de Sinop-MT apesar de ser uma cidade em crescimento, não conta com um centro de convivência para idosos, possuindo apenas duas instituições de longa permanência e que não conseguem atender toda a demanda. Diante desse cenário viu-se extrema necessidade de propor a implantação de uma nova instituição para idosos em Sinop, o Centro de Convivência Aproveitando a Melhor Idade (AMI), que disponibilizará de atividades de interação, lazer, atendimento médico especializado e alojamento para idosos das cidades vizinhas, garantindo assim uma maior atenção a essa população que muitas vezes se encontra deixada as margens da sociedade. O AMI terá como prioridade a acessibilidade em todo o edifício, garantindo assim maior autonomia aos idosos. Pensando no bem-estar dos mesmos será trabalhado um paisagismo sensorial como forma de terapia. Sabe-se que o custo de uma instituição como essa é onerosa, decorrente disso, o AMI contará com uma loja mantenedora na qual será comercializado souvenirs, os quais serão originados de produção dos usuários em suas diversas atividades dentro do centro. É chegado a hora de retomar os valores antigos, em que o idoso tinha papel decisivo nas famílias. Os centros de convivência vêm para auxiliar a relação familiar, a convivência em sociedade, buscando assim mostrar as diversas faces do envelhecimento ativo, contribuindo com o aumento da expectativa de vida dos mesmos. É necessário quebrar os paradigmas que após certa idade as pessoas tornam-se inúteis e perdem seu valor empregatício, elas não podem ser tratadas como mercadorias e substituídas por outras mais novas. Por isso é de suma importância instituições de convivência que proporcionem bem-estar aos que chegaram na considerada melhor idade.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.