Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 41
  • Item
    Tratamento fisioterapêutico no abaulamento discal na coluna lombar: revisão de literatura
    (2023-06) Paula, Eliane Conceição de; Marques, Giseli Lopes
    Introdução: A hérnia de disco é uma patologia crônico degenerativa da coluna vertebral, em que o deslocamento discal ocorre por um deslocamento que acontece por microrupturas no anulus fibroso condiçao frequente que acomete as pessoas no decorrer da vida sendo comum na região lombar. Afeta as atividades de vida diária dos indivíduos acometidos. Como consequencia a patologia pode causar incômodos como dor, dificuldade de mobilidade,perda de força muscular e afastamento do trabalho. A hérnia de disco lombar provoca um grande impacto na vida social, laboral e emocional cotidiana do indíviduo e familiares. Objetivo: Descrever como ocorre o processo de degeneração do disco levando ao abaulamento discal e verificar como a fisioterapia atua através de tratamentos conservadores já consolidados no meio acadêmico através de pesquisas já realizadas e a eficácia dos tratamentos descritos nos artigos selecionados. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, por meio de busca de artigos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online Brasil (SciELO), e Pubmed. Resultados e discussões: Após realização dos filtros dos artigos encontrados n a s r espectivas bases de dados, e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 05 artigos para leitura na integra. Posteriormente, após leitura completa dos artigos, a análise dos resultados e discussão foi dividida em subtítulos conforme tema proposto. Conclusão: Neste estudo foi possível evidenciar o benefício das técnicas fisioterapêuticas utilizadas nos estudos mostrara resultados positivos no que tange a queixas álgicas e, na melhora da funcionalidade, da amplitude de movimento, diminição de quadros de repetição de dores e corroborando para a não evolução do quadro para hérnia de disco.
  • Item
    O papel do fisioterapeuta na recuperação da força em atletas de futebol após lesões do tendão patelar
    (2023-06) Queiroz, Paola Yasmim Said Pinheiro; Addor, Ana Maria Soares
    Introdução. As lesões no joelho são muito comuns em atletas de futebol. A recuperação completa após uma lesão no joelho é um processo complexo e requer uma abordagem multidisciplinar. O fisioterapeuta desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando o atleta a recuperar a força e a confiança necessárias para voltar às atividades esportivas. Objetivo: elencar a importância do profissional fisioterapeuta na recuperação da força em atletas de futebol após lesões do tendão patelar. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa. Resultados: O papel do fisioterapeuta na recuperação da força em atletas de futebol após lesões no joelho é fundamental para garantir uma recuperação completa e um retorno seguro às atividades esportivas. As lesões do tendão patelar são frequentes em atletas de futebol e podem ser extremamente debilitantes. A recuperação completa após uma lesão no tendão patelar é um processo complexo que requer uma abordagem multidisciplinar. Conclusão: O fisioterapeuta desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando o atleta a recuperar a força e a confiança necessárias para voltar às atividades esportivas. O fisioterapeuta é de grande importante para seu retorno ao esporte visando não só a força, mais equilíbrio es esportivas, controlar a dor e o inchaço e monitorar o progresso durante todo o processo de reabilitação.
  • Item
    PICs: práticas integrativas da fisioterapia na atenção primária no Serviço Único de Saúde / SUS
    (2022-12) Teixeira, Gabriel Batista; Senra, Monica Cristina da Silva
    Práticas Integrativas e Complementares (PICS), são um conjunto de práticas relacionadas a saúde, e que vem proporcionando a prevenção e recuperação, por meios de um atendimento fisioterapêutico, por um atendimento humanizado entre o paciente e o profissional, em um todo. Portanto Integrativas e Complementares (PICS), é um conjunto de práticas relacionadas a saúde, e que vem proporcionando a prevenção e recuperação, por meios de um atendimento fisioterapêutico por um atendimento humanizado entre o paciente e profissional, em um todo. Portanto tem neste contexto em conhecer PICS e a sua aplicação no SUS. Desta forma conseguimos entender o que é um conjunto de terapia que integra o conjunto de tratamentos a um tratamento tradicional. Para que possamos então identificar os tratamentos concedidos e a forma de aplica-los por um profissional capacitado. Podendo então concluir que a medicina convencional e as Práticas Integrativas, de forma que venham se complementar, para que assim tenham o atendimento alcançando a aproximação do atendimento e do cuidado pelo paciente. E ao mesmo tempo há um entendimento da necessidade de proporcionar um cuidado diferenciado aos usuários e sugere-se a profissionalização cada vez mais dos fisioterapeutas, a fim de alcançar todo o tipo de conhecimento necessário e práticos para uma melhor recuperação.
  • Item
    Os benefícios da fisioterapia no equilíbrio da libido no puerpério
    (2023) Ricca, Patricia Cristina; Villa, Larissa S. Carvalho
    O período gestacional é um dos momentos mais delicados na mulher, acontecendo mudanças em todos os aspectos da sua vida, como corporal, hormonal, social, emocional, contudo, as alterações podem gerar disfunções sexuais, e o desequilíbrio da libido no pós parto é uma delas. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores que pode ocasionar o desequilíbrio da libido na mulher puérpera e promover técnicas de tratamento fisioterapêutico. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, descritiva com o intuído de identificar possíveis tratamentos fisioterapêuticos. Desse modo os aspectos físicos desencadeiam o enfraquecimento do assoalho pélvico, disfunções sexuais e algias. Os aspectos psicológicos envolvem a falta de autoconhecimento, a insegurança e a pressão da sociedade quanto a maternidade. A base do estudo foi de analisar trabalhos científicos ao qual também propõe que a promoção da saúde da mulher e os exercícios físicos são grandes aliados da fisioterapia no autoconhecimento, com os cuidados pessoais e na prevenção da saúde física e mental. A fisioterapia na saúde da mulher pode avaliar, gerar diagnóstico e tratar esta disfunção sexual. O tratamento pode envolver terapia manual, eletrotermoterapia, cinesioterapia e pilates. A fisioterapia pode estar presente em todos os momentos da vida da mulher, tanto para a profilaxia, quanto no tratamento de disfunções ou doenças. O equilíbrio da libido no puerpério pode ser tratado com fisioterapia, conseguindo bons resultados e minimizando o desequilíbrio no puerpério, melhorando seu autocuidado, sua autoestima e se reinserindo na sociedade com mais confiança.
  • Item
    Atuação fisioterapêutica nos cuidados paliativos de pacientes com câncer de mama: uma revisão de literatura
    (2023) Bonaldo, Pamela; Parrela, Jocemara Patricia Silva de Souza
    O carcinoma de mama é uma afecção decorrente da proliferação de células anormais da mama, originando um tumor no qual pode atacar outros órgãos. A fisioterapia sendo uma dentre outras ciências da saúde, visa o cuidado e o tratamento de distúrbios funcionais dos movimentos e seus resultados tanto orgânicos como sistêmicos no corpo humano, buscando restaurar, manter e/ou desenvolver a funcionalidade, buscando progredir no bem-estar do paciente. O cuidado paliativo pode ser aplicado em diversas doenças que levem o paciente a terminalidade, mas é geralmente utilizado na área oncológica. Isso porque cerca de 70% dos pacientes com câncer irão falecer acompanhados de sofrimento por resultado da doença. A busca da fisioterapia no cuidado paliativo é a independência funcional do paciente e o alívio dos sintomas acometidos pela enfermidade. Estimativas apontam de que cerca de 66.280 casos ocorreram no ano de 2022, represando uma taxa de 43,74% de ocorrências por 100 mil mulheres. Apenas 14% das pessoas que necessitam de cuidados paliativos os recebem, e ao menos, 80% dos pacientes oncológicos em fase terminal carecem dos cuidados paliativos, visto que não há mais chances para cura. A veemência dos cuidados é modificável, uma vez que o foco e os objetivos vão de maneira progressiva enfatizando intervenções modificáveis da doença até condutas que visam exclusivamente os cuidados paliativos. O objetivo em desenvolver tal estudo é discutir sobre a importância da fisioterapia e sua atuação diante dos cuidados paliativos de paciente com câncer de mama. Trata-se de uma revisão de literatura, no qual constitui seleções de artigos e literaturas cientificas para a síntese de informações relacionadas a fisioterapia nos cuidados paliativos do câncer de mama. A redução da funcionalidade acompanha o percurso da grande parte das afecções que prejudicam a continuidade da vida, complementando às extensas modificações físicas, como emocionais, e, também espirituais, experimentadas pelos enfermos a partir do diagnóstico até o óbito. Nos cuidados paliativos, a fisioterapia busca para os pacientes com doença avançada uma melhor qualidade de vida, utilizando meios de condutas que visam a reabilitação funcional destes pacientes. Utilizando recursos dentro da terapia manual além de, exercícios ativos que visam o fortalecimento muscular, alongamentos, exercícios passivos, mobilizações articulares, técnicas de higiene brônquica, exercícios respiratórios e quando necessário, suporte de O2 e ventilação mecânica. Conclui-se que a fisioterapia possui recursos para amenizar os sintomas psicológicos, físicos, sociais e espirituais, e contribui na melhora da qualidade de vida desses pacientes paliativos, todavia, é necessário se obter mais estudos que evidenciem essa relação. Ainda é pouco discutido o trabalho do profissional fisioterapeuta nos cuidados paliativos, principalmente dos pacientes oncológicos.
  • Item
    Os benefícios da terapia manual em pré-operatório, transoperatório e pós-operatório de cirurgias plásticas corporais estéticas
    (2023) Rodrigues, Nubia Mara da Silva; Villa, Laryssa S. Carvalho
    A terapia manual é uma abordagem amplamente utilizada na fisioterapia para auxiliar na cirurgia plástica estética corporal. No pré-operatório, ela reduz o edema, inflamação e melhora a circulação. Durante a cirurgia, o taping fornece suporte aos tecidos. No pós-operatório, a terapia manual reduz o edema, melhora a cicatrização, mobilidade e alivia a dor, contribuindo para uma recuperação mais rápida e eficaz. A metodologia utilizada neste estudo envolveu a revisão bibliográfica. Foram selecionados estudos que investigaram os efeitos da terapia manual no pré-operatório, transoperatório e pós-operatório de cirurgias plásticas corporais estéticas. Os resultados indicaram que a terapia manual, incluindo a drenagem linfática, mobilização tecidual, LTF e taping, proporciona benefícios significativos, como redução do edema, melhora da circulação, aceleração da cicatrização e alívio da dor. Em conclusão, a terapia manual desempenha um papel importante no processo de recuperação das cirurgias plásticas estéticas corporais. Ela demonstrou ser eficaz na redução do edema, melhora da circulação sanguínea e linfática, aceleração da cicatrização e alívio da dor. Portanto, a inclusão da terapia manual no protocolo de tratamento pré-operatório, transoperatório e pós-operatório pode trazer benefícios significativos aos pacientes submetidos a esses procedimentos.
  • Item
    A importância da atuação fisioterapêutica nos cuidados paliativos
    (2023) Carvalho, Mariana; Doro, Mayse
    O câncer é definido por um agrupamento de diversas doenças que ocorrem devido ao desenvolvimento anárquico de células malignas, que por sua vez, apoderam-se de outros órgãos e tecidos, sendo capaz de se alastrar por meio da corrente sanguínea ou linfática para outras partes do corpo. Os Cuidados Paliativos são definidos como uma abordagem interdisciplinar e atuam proporcionando o alívio dos sintomas e diminuindo o sofrimento do indivíduo especialmente na área biopsicossocial e espiritual, desde o diagnóstico até o fim da vida. O objetivo desse trabalho é descrever os Cuidados Paliativos e compreender a atuação do fisioterapeuta em pacientes oncológicos. Metodologia: Pesquisas por via eletrônica, tais como: plataformas de pesquisas de artigos científicos, Google acadêmico, além da utilização de revistas. O fisioterapeuta irá atuar evitando as diversas complicações causadas pelo tratamento da doença, preservando, mantendo e restaurando a integridade cinético-funcional do paciente. Conclui-se por fim, a suma importância da equipe multidisciplinar nos cuidados paliativos, que trabalhem em conjunto com o intuito de proporcionar o melhor ao paciente, sendo o fisioterapeuta o profissional essencial nesse grupo.
  • Item
    A atuação do fisioterapeuta no tratamento de pacientes portadores de neuralgia pós-herpética
    (2023) Sampaio, Liliane Fantinato; Villa, Larissa S. Carvalho
    A Neuralgia Pós-Herpética é uma condição dolorosa crônica que ocorre como uma complicação do vírus varicela-zoster, o mesmo vírus responsável pela catapora. Após a recuperação da catapora, o vírus permanece dormente nos gânglios nervosos e pode reativarse mais tarde, resultando em uma inflamação do nervo e na ocorrência de dor intensa e persistente. A NPH causa uma série de sintomas debilitantes, incluindo dor persistente, sensibilidade aumentada na área afetada, coceira, queimação, formigamento, fraqueza muscular e perca da mobilidade. Esses sintomas podem ter um impacto significativo na qualidade de vida do paciente, afetando sua capacidade de realizar atividades diárias, o sono, o bem-estar emocional e as relações sociais. Este estudo visa analisar e explorar as técnicas fisioterapêuticas descritas na literatura, utilizadas para aliviar os sintomas da neuralgia pósherpética, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição. O material bibliográfico foi coletado por meio de uma revisão de literatura específica via bancos de dados de relevância científica, utilizando os descritores: Herpes Zoster; Fisioterapia; Neuralgia pós-herpética. A coleta será realizada entre agosto de 2022 a junho de 2023, com recorte temporal de 1997 a 2023. Em suma, a intervenção fisioterapêutica desempenha um papel crucial na abordagem multidisciplinar para o tratamento da neuralgia pós-herpética. Ao aliviar a dor, melhorar a função física e fornecer suporte emocional, os fisioterapeutas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles retomem suas atividades diárias e voltem a se engajar em suas rotinas com maior conforto e bem-estar. A abordagem fisioterapêutica para a NPH pode incluir várias técnicas e intervenções, adaptadas às necessidades individuais do paciente para aliviar a dor e reduzir a inflamação na área afetada, além disso, exercícios terapêuticos específicos podem ser prescritos para fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento, bem como para promover o condicionamento físico geral.
  • Item
    Os beneficios da fisioterapia no tratamento de mulheres com dor genito-pelvica
    (2023) Oliveira, Laura Vanni Catunda de; Villa, Larissa S. Carvalho
    A dor é uma experiência desagradável associada a lesões teciduais, mas que se difere em cada indivíduo por imensuráveis diferenças. Dentre as demais queixas de dor, a gênito pélvica atualmente é muito recorrente, sendo uma desordem sexual feminina, abrangendo em sua definição disfunções como o vaginismo, a dispareunia, entre outros, essa desordem afeta milhares de mulheres em todas as partes do mundo e pode ocorrer por inúmeros fatores, desde físicos, biológicos, psicológicos e até mesmo sociais, podendo surgir como um transtorno no ciclo da resposta sexual. A dor gênito pélvica causa redução na qualidade de vida da mulher, afetando suas relações conjugais, seus momentos de prazer e consequentemente a sua autoestima. O objetivo central desse trabalho é apresentar a eficácia dos diversos recursos fisioterapêuticos existentes no tratamento e redução desse transtorno e abordar o impacto dessas disfunções na vida das mulheres, propõem se assim, mostrar o conhecimento a cerca da anatomia e biomecânica da estrutura pélvica, noções sobre a sexualidade feminina e a importância da fisioterapia nessa ramo tão delicado. Através do levantamento bibliográfico através da revisão de literatura, pretende-se caracterizar a disfunção da dor gênito pélvica de acordo com o panorama atual presente na literatura de forma de capacitar e informar profissionais da saúde para melhor abordagem e acompanhamento dessas condições. Sob essa ótica, a dor gênito pélvica pode ser considerado um problema de saúde pública feminino globalmente. O tratamento inclui diversos recursos da fisioterapia atuada na saúde da mulher, desde terapia manual até cinesioterapia e estimulação elétrica, associando ou não esses recursos, é possível obter resultados satisfatórios nas varias ramificações de tratamento. O estudo mostrou a relevância do tratamento fisioterapêutico nas DSFs e a escassez de novas pesquisas nessa área. A fisioterapia na saúde da mulher promove a informação sobre a importância da função dos MAPs na sexualidade feminina, proporcionando maior conhecimento para a pesquisa cientifica.
  • Item
    A importância da fisioterapia desportiva preventiva nas principais lesões no voleibol
    (2023) Trucollo, Kauany Cristhina Silva; Patrícia, Jocemara
    O voleibol é o segundo esporte mais praticado atualmente no Brasil e um dos que mais exigem rapidez, força e movimentos explosivos, causando grandes impactos em determinadas partes do corpo, o que acarreta inúmeras lesões nesses atletas. Devido ao grande número de saltos os joelhos e tornozelos são as articulações mais afetadas dos membros inferiores, enquanto o ombro tem uma grande incidência de lesões nos membros superiores, devido às ações de saques e cortadas derivadas desse desporto. O presente estudo tem como objetivo geral dissertar sobre a importância da fisioterapia desportiva na prevenção das principais lesões do voleibol. Metodologia: Pesquisas por via eletrônica tais como Google Scholar, Pubmed e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), além de revistas e livros submetidos a conteúdos de cunho científico, conforme contido nas referências, no que tange à finalidade de se desenvolver uma revisão da literatura sobre o tema em questão, no sentido de fazer uma avaliação crítica dos estudos e fundamentação científica do trabalho. Embasando-se nos autores desse estudo, compreende-se que a fisioterapia preventiva além de melhorar o desempenho dos atletas de voleibol, também proporciona uma longevidade da vida esportiva desses profissionais através de técnicas e ferramentas específicas. Conclui-se que se faz extremamente necessária a atuação do fisioterapeuta no ramo esportivo, não somente na reabilitação desses jogadores, mas principalmente na prevenção de lesões que, por sua vez, garante a esses profissionais mais segurança e integridade física, promovendo uma melhor qualidade de vida esportiva dos atletas de voleibol.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.