Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Impactos psicologicos da gravidez e maternidade em adolescentes
    (2024-07) Silva, Maria Eduarda Rodrigues; Simm, Ana Sophia Haagsma
    Este estudo tem como objetivo principal identificar e analisar as percepções em relação a gravidez e maternidade precoce em adolescentes. Nesse tocante, uma gravidez acarreta para a adolescente e futura mãe, além das transformações físicas e emocionais inerentes à gravidez, a responsabilidade por outra vida, o que requer maturidade biológica, psicológica e socioeconômica para prover suas próprias necessidades e as do filho/a. Dessa forma o objetivo será pesquisar sobre o impacto emocional e problemas psicológicos na gravidez/maternidade.
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    A abordagem psicanalítica na compreensão e intervenção da anorexia nervosa em adolescentes
    (2022) Morais, Wetilla Rayany Paz de; Freitas, Poliana L.
    Sendo a adolescência o período de vida que marca a transição entre a infância e a idade adulta e se tratando de uma fase caracterizada por inúmeras transformações em diversos aspectos da vida do indivíduo, não é incomum se tornar um período propício para o desenvolvimento de diversas patologias, entre elas a anorexia nervosa, considerada um dos transtornos mais prevalentes na adolescência e que se caracteriza por uma perda de peso intensa e intencional através de dietas extremamente rígidas com uma busca incessante pela magreza, associada à distorção de imagem corporal. As intervenções psicanalíticas buscam ir em direção a uma concepção do psiquismo a partir de seus processos dinâmicos, criando um caminho em direção ao insight, para ir além da diminuição dos sintomas e auxiliando o indivíduo para que ele desenvolva maior compreensão de suas dificuldades nos diversos âmbitos da vida. Os objetivos deste estudo são compreender a concepção da adolescência e da anorexia nervosa na visão psicanalítica e investigar as contribuições da abordagem psicanalítica para atuação clínica em casos de anorexia nervosa em adolescentes. Trata- se de um estudo de revisão bibliográfica, de caráter descritivo-exploratório e abordagem qualitativa com o período de publicação dos anos de 2000 a 2022. Concluiu-se que a abordagem psicanalítica tem muito a contribuir para o tratamento de adolescentes que vivenciam a anorexia nervosa centralizando o seu manejo na escuta do adolescente, buscando identificar o modo de gozo implicado no sintoma, além de auxiliar na recuperação e fortalecimento da autoestima e na tradução de sensações e afetos que estão no inconsciente.
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    Percepções de adolescentes acerca da influência negativa das redes sociais na autoestima
    (2022) Kopsell, Bruna Monara Sona; Bertocco, Carla Florido
    As redes sociais estão frequentemente presentes no cotidiano de muitos adolescentes, visto que oferecem um ambiente com múltiplas possibilidades, entretanto quando associados os cérebros imaturos dos adolescentes pode ser um problema, o objetivo desta produção é investigar a influência negativa das redes sociais e seus impactos no períododa adolescência; compreender a importância das interações nas redes sociais na vida dos adolescentes; apresentar o conceito de Autoestima; conhecer a percepção de adolescentes a repeito de sua autoestima; identificar os principais sentimentos relacionados as redes sociais e a autoestima dos adolescentes; Foram utilizados dois procedimentos para realização da pesquisa, o primeiro se referiu a coleta de dados teóricos em uma revisão da literatura com recorte temporal entre 2000 até o momento a fim de fundamentar a pesquisa e o segundo se referiu a uma pesquisa qualitativa, apartir do problema proposto quais são as percepções de adolescentes acerca da influência negativa das redes sociais na autoestima?, desenvolvida através de um questionário composto por 22 perguntas que buscou identificar e compreender as influências negativas das redes sociais na autoestima através da percepção de adolescentes entre 16 e 17 anos, público alvo desta pesquisa. O levantamento de dados foi realizado no município de Sinop – MT, em três escolas públicas e também de forma online pela plataforma Google Forms. Os resultados obtidos evidenciam que as redes sociais influenciam os sentimentos, comportamentos e pensamentos dos adolescentes, promove moldes e padrões de beleza inalcançáveis e afetando negativamente a autoestima, podendo causar sentimentos de frustração, insatisfação com o próprio corpo, sinais e sintomas de transtornos, ansiosos, depressivos, alimentares, dependência tecnológica, alterações no padrão do sono e alimentação, isolamento e problemas físicos, a plataforma mais utilizada foi o Instagram e o tempo online nas redes sociais costuma ser maior que 4 horas diárias, os adolescentes dizem ter uma instabilidade de média a baixa estima, mas afirmam não se compararem e não se importarem com as interações soando contraditório com as outras respostas obtidas e também por apagarem suas publicações. As contribuições da psicologia também foram apresentadas, principalmente com a finalidade de prevenir e educar os adolescentes para um uso mais assertivo e consciente das redes sociais, além de desenvolver uma capacidade crítica e reflexiva sobre o tema, bem como o fortalecimento de vínculos com os cuidadores e responsáveis e a promoção do autoconhecimento, nas eliminações de distorções cognitivas a respeito da falsa realidade virtual e no acompanhamento terapêutico.
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    Gravidez na Adolescência e suas Consequências
    (2021) Alves, Rosimara Serrão Barros; Brito, Carla de
    A gravidez na adolescência é um problema extremamente importante devido a sua alta incidência e pelo grande número de complicações para a gestante e o concepto. Este trabalho buscou identificar os fatores causais da elevada incidência da gravidez na adolescência e suas consequências, e à partir de então propor soluções que visem diminuir tal ocorrência, adequando ao município de Campos Altos e à Estratégia de Saúde da Família (ESF) Francisco Santirocchi. Foi feito levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, Medline e Lilacs a partir do ano de 2008 e nos sites com dados estatísticos oficiais do governo - Datasus e IBGE. Foram também utilizados os dados do diagnóstico situacional da ESF. Foram identificadas as principais complicações como maiores índices de recém-nascidos de baixo peso, anemia materna, doença hipertensiva específica da gravidez, desproporção céfalo-pélvica, além de infecções pós-parto. Foram propostas estratégias para tentar amenizar a situação. Pode-se concluir que ainda faltam políticas apropriadas para o enfrentamento de tal situação e que as equipes de Saúde da Família têm papel fundamental na redução do elevado índice de gravidez na adolescência.
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    Importância do tratamento nutricional nos transtornos alimentares em adolescentes
    (2018) Souza, Poliana Dandara de; Felisaki, Alessandra
    A adolescência se compreende entre 10 a 19 anos, quando o jovem passa por momentos de transformações em seu estado físico e mental, com alterações do meio social, morfológico e psicológico. Nos últimos anos, os Transtornos Alimentares vêm ganhando espaço no Brasil principalmente entre crianças e adolescentes, pois os mesmos são mais propícios a exposições socioculturais. A Anorexia Nervosa como uma patologia do hábito alimentar possui como característica uma voluntária e severa restrição na ingestão de alimentos, acarretando em uma acentuada perda de peso. A Bulimia Nervosa que tem como característica, constantes episódios de compulsão alimentar seguido de métodos compensatórios purgativos com o intuito de controlar o aumento da massa corpórea. Os Transtornos de Compulsão Alimentar Periódica, apresentam um aumento do número de tentativas de perda de peso através de dietas, além de desenvolverem a obesidade mais cedo. Os Transtornos Alimentares não Específicos (TANE) são aqueles que não se encaixam nos critérios de diagnósticos de AN ou BN. Ainda relatamos Ortorexia e Vigorexia que mesmo com menor intensidade também afeta muitos adolescentes. O presente trabalho tem como objetivo geral discorrer sobre os transtornos alimentares que ocorrem na adolescência e apontar a importância do acompanhamento nutricional. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica, revisando livros, artigos, teses e documentos que abrangem o tema em questão, com característica qualitativa mediante a uma abordagem descritiva. A nutrição é muito importante no tratamento de pessoas com transtornos alimentares, onde a mesma direciona e ajusta mudanças no comportamento alimentar, sendo o nutricionista, um profissional capacitado e qualificado para direcionar e propor mudanças levando em consideração o estado nutricional e as condições psicológicas do indivíduo. O nutricionista, em conjunto com a equipe multidisciplinar, exerce papel fundamental e muito importante, pois ele pode auxiliar a evitar possíveis complicações nutricionais ocasionadas por uma destruição severa.

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