Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Educação e o direito como meios para o combate ao racismo no Brasil
    (2021-12) Maia, Jaqueline Vieira; Weirich, Mayara Tonett Galiassi Scheid
    O objetivo do presente trabalho é apresentar meios para o combate aos crimes de racismo no Brasil, trazendo consigo o Direito e a Educação como aliados para este fim. A proposta busca retratar como atualmente está sendo essa luta pelos direitos iguais, assim como o que o governo e sociedade estão se utilizando para combater este crime e o que poderá ser realizado para que haja uma proteção maior, mais objetiva e eficaz para a finalidade pretendida, de forma que possa proporcionar à população negra amparo através do Direito e a longo prazo, tornar o crime de racismo extinto através da Educação, garantindo a partir dos Direitos Humanos práticas pedagógicas que reconheçam a importância dos afrodescendentes nos espaços escolares, bem como no cotidiano social, garantindo assim, uma educação para diversidade, inclusiva e justa.
  • Item
    A Neuroarquitetura aplicada em uma nova sede para a apae em Vera - MT
    (2024-07) Girardello, Pamela; Weirich, Ana Raquel
    O assunto abordado no decorrer deste artigo apresenta a relevância da implantação de uma nova sede para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, utilizando dos princípios da arquitetura como meio de pensar acerca de uma edificação acessível e de inclusão na cidade de Vera-MT, fazendo proveito dos princípios da neuroarquitetura, como o uso das cores, arquitetura sensível, paisagismo sensorial, que favoreçam os alunos e profissionais da associação. A APAE é fundamental na vida das pessoas portadoras de deficiência intelectual e múltipla, uma vez que busca atender a diversidade por meio do ensino especializado, ofertando alguns serviços de saúde, atividades de lazer e programas para a integração social. O objetivo deste z e melhor qualidade de vida. Como meio de fundamentação de todos os conceitos abordados, este trabalho utilizou-se de ferramentas de pesquisa como a bibliográfica qualitativa, o estudo de caso, a entrevista ao presidente e a diretora da APAE de Vera-MT e a aplicação do questionário direcionado ao público alvo. Por meio do questionário realizado ao público alvo e da entrevista realizada na associação da APAE em Vera-MT, percebe-se a importância de uma nova sede, que disponibilize infraestrutura e acessibilidade adequada para os alunos. Com os princípios da neuroarquitetura pode-se compreender a necessidade de um ambiente planejado, que acentue os cinco sentidos dos indivíduos, proporcionando a aprendizagem, a inclusão e o bem-estar de todos. Para isso, a proposta de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no município Vera-MT, possuirá uma estrutura que permita o conforto e o bem-estar de todos os usuários, com o intuito de integrar a sociedade com os alunos. Este trabalho baseou-se em estudos de caso, para conhecer e analisar as necessidades da população em relação a instituição e, a partir disso, compreendendo a importância da realização da proposta de um local para acolher as pessoas que possuem necessidades especiais, contribuir para o conhecimento, para seus tratamentos e integração social.
  • Item
    Os desafios da inclusão de crianças com transtorno Espectro Autista na escola
    (2023-12) Silva, Gabriela Souza Rodrigues da; Caponi, Viviane Marques
    O presente trabalho trata-se dos desafios da inclusão de crianças com transtorno espectro autista na escola. O assunto vem ganhando espaço nas discussões da educação, há muitas leis e projetos desenvolvidos que visam a inclusão e o acesso à educação inclusiva de pessoas com deficiências. Por lei a educação é um direito de todos. A garantia para as pessoas com deficiências iniciou-se através dos projetos voltados a inclusão, que garante assim os diretos a educação da escola regular independente de suas necessidades, pois é o dever do sistema educacional oferecer oportunidades de inclusão e acesso a educação. O transtorno espectro autista afeta o neurodesenvolvimento da criança e tem como características a dificuldade na interação social, comunicação, dificuldade cognitiva, domínios importantes para aprendizagem. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que a muitos desafios para a inclusão de crianças com TEA, sendo esses por falta de profissionais preparados, programas voltados para inclusão, cursos de capacitação para os profissionais, recursos e materiais pedagógicos e dificuldades relacionadas com o transtorno.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.