Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
    (2024-07) Miotto, Paolla Bittencourt Corrêa da Silva; Colli, Tabata Lasisa Didomênico Broch
    O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças é uma alteração neurobiológica que apresenta como principais sintomas a falta de atenção, a hiperatividade e/ou impulsividade. Além desses sintomas, apresentam também significativas alterações motoras e posturais que impactam de forma significativa na qualidade de vida dessas crianças. Complexo, pois é necessário distingui-lo de outras condições semelhantes. A falta de profissionais especializados para realizar o diagnóstico, tratamento adequado e a escassez de terapias apropriadas para atender a demanda também são desafios consideráveis. Um tratamento adequado é composto por uma equipe multidisciplinar e diferentes abordagens entre elas fisioterapêuticas, são usadas para alcançar a detecção e o tratamento desse transtorno. A psicomotricidade é a base para a eficácia das demais abordagens, com o programa de estimulação psicomotora (PEP) composto por variações de exercícios cinesioterapêuticos podendo ser associado ao neurofeedback, uma técnica inovadora que utiliza através da aplicação de Interfaces Cérebro-Computador (ICC) no ambiente clínico. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo completo de construção, desde a especificação até a validação, de uma solução voltada para auxiliar a detecção e tratamento do TDAH, através de testes entre como o MABC-2. Os resultados contidos nesse trabalho são promissores, através dos principais testes motores e os contidos no NF que permite o monitoramento cerebral da criança. Portanto, o tratamento fisioterapêutico se justifica pela urgência de prevenir ou reabilitar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor na infância, uma vez que essa condição é comum e os indivíduos afetados tendem a enfrentar desafios na adolescência e na vida adulta, contribuindo negativamente para a sociedade. O estudo utilizado nessa pesquisa tratou do método de referência bibliográfica. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão: Quais são as abordagens fisioterapêuticas mais atuais utilizadas no tratamento do Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade?
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    O Profissional de Educação Física e a qualidade na orientação dos exercícios físicos na academia
    (2018) Santos, Vilmar Aparecido dos; Backes, Bernardete Maria
    Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre o profissional de Educação Física e a qualidade na orientação dos exercícios físicos na academia, abrangendo discussões sobre os fatores de orientação de um profissional de Educação Física que influenciam os alunos/clientes para permanecerem e alcançarem seus objetivos na academia. Como objetivo geral buscou-se saber sobre os fatores de orientação do profissional de Educação Física que influenciam para a permanência na pratica de exercícios físicos nos espaços da academia, apontados pelos alunos/clientes, bem como identificar as referências situacionais e os objetivos que os levou a procurar a pratica do exercício físico, se o profissional está preparado e qualificado para atender os objetivos e como estimula os alunos/clientes para se sentirem motivados para a permanência na prática do exercício físico na academia. Serviram para base neste estudo, autores como: Goul e Weinberg (2008), Arena (2009), Gaio; Góis; Batista (2010), Lubisco (2010) e Monteiro (2011), que foram fundamentais para estabelecer a interlocução com os dados obtidos e analisados com os sujeitos da pesquisa. A metodologia foi baseada no método qualitativo, na intenção de analisar as contribuições e opiniões que emergem das considerações e concepções dos sujeitos participantes da pesquisa. O tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa de campo, envolvendo quatro profissionais de Educação Física e quinze alunos/clientes de cada profissional de uma determinada academia da cidade de Sinop/MT, aplicando a esses, um questionário. Mediante a análise dos dados, a pesquisa revelou a importância da orientação do profissional de Educação Física na pratica de exercícios físicos no espaço da academia, onde os alunos/clientes apontaram fatores que influenciam como o planejamento dos treinamentos, o auxilio e a orientação nos exercícios físicos evitando lesões, afim de atender objetivos relacionados a questões como estética, emagrecimento, qualidade de vida, saúde, acompanhando a evolução e motivando-os para alcançar os melhores resultados para promover satisfação e a permanência na academia. Os profissionais de Educação Física, procuram aperfeiçoar-se e qualificar-se, participando de cursos, seminários, congressos e cursando pós-graduação, e a maioria dos alunos/clientes, expôs que desenvolvem um serviço de qualidade, observando, corrigindo e esclarecendo dúvidas, demonstram domínio e segurança na orientação dos exercícios físicos, porém, alguns apontaram que há profissionais que não dão a devida atenção e orientação, mencionando situações referentes a quantidade de alunos, tamanho da academia e o número de profissionais reduzido o que influencia e prejudica o atendimento a todos
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    A visão de adultos jovens e idosos frente ao processo de envelhecimento e exercício físico.
    (2018) Souza, Alecsander Escobar; Ferreira, Rafael da Costa
    Atualmente a maioria dos indivíduos não têm ciência que no envelhecimento o corpo humano coincide com a redução progressiva dos tecidos ativos do organismo levando a perda da capacidade funcional e modificando funções metabólicas, comprometendo assim um envelhecimento bem sucedido. Os processos decorrentes do envelhecimento são progressivos e difíceis de serem identificados pelas pessoas, alguns desses processos podem acarretar em doenças e limitações, prejudicando o caminho para um envelhecimento saudável, levando em consideração a problemática desta pesquisa, questionou-se: Quais os conhecimentos da população em relação ao envelhecimento e exercício físico? No objetivo geral do trabalho foram analisados os conhecimentos dos indivíduos referentes ao processo de envelhecimento e exercício físico. Já nos objetivos específicos pesquisou-se o envelhecimento de uma perspectiva fisiológica, cognitiva e social aliada com o exercício físico, identificou-se as principais doenças hipocinéticas adquiridas no decorrer do envelhecimento, verificou-se a partir da visão dos participantes do estudo, a importância do exercício físico sobre orientação de um profissional de educação física. Foi realizada uma pesquisa de campo com caráter descritivo, abordando de maneira qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário constituído por 11 questões, abertas e fechadas, onde foi levando em consideração a percepção do indivíduo em relação às questões estabelecidas. A amostra foi constituída por 25 indivíduos, praticante e não praticantes de exercício físico, com idade entre 35 a 75 anos, de ambos os sexos, residentes na cidade de SINOP-MT, selecionados de maneira aleatória não probabilística, sendo um questionário objetivo, limitado em extensão, acompanhado de instrução para melhor esclarecer o propósito da aplicação e facilitar o seu preenchimento. No quarto capítulo foram analisados os dados da pesquisa, observou-se um conhecimento limitado por parte dos indivíduos em relação ao envelhecimento, o que prejudica o reconhecimento de problemas e a busca por melhoras. Em relação ao exercício físico foi destacada a sua importância não só sobre o benefício funcional, como também pelo cognitivo e social. Em relação a importância do acompanhamento profissional ficou clara sua importância mostrando ser mais objetivo com os resultados e segurança ate mesmo um incentivador para pratica de exercício.
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    Efeitos benéficos da prática de exercício físico regular na qualidade de vida do idoso
    (2018) Davinci, Leticia Liliam; Paulis, Rafael Luiz Barbosa
    O envelhecimento é um processo gradativo que envolve fatores fisiológicos, biológicos, sociais e psicológicos, porém considerar somente a cronologia não é o suficiente, é preciso envelhecer com qualidade de vida. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar de que modo a prática de exercício físico regular auxilia na qualidade de vida da pessoa idosa e, para garantir a adequada compreensão da temática, definiram-se os objetivos específicos em: verificar os principais fatores fisiológicos, cronológicos e suas consequências no processo de envelhecimento; identificar quais os efeitos de bem-estar físico e emocional da prática de exercício físico em idosos; relatar algumas patologias que possam interferir na qualidade de vida dos idosos participantes desta pesquisa; enumerar os motivos que levam os idosos a praticar exercício físico e analisar a percepção do idoso em relação aos benefícios da prática regular de exercício físico sobre sua qualidade de vida. Este estudo se caracterizou como pesquisa de campo, utilizando abordagem qualitativa, tendo sido aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com dezoito pessoas idosas com a idade acima dos 60 anos, que praticam exercícios físicos regularmente. A partir da aplicação do questionário, os resultados obtidos foram analisados e interpretados, constatando-se que todos os pesquisados perceberam melhorias na qualidade de vida depois de iniciarem a prática de exercício físico e, dentre os vários benefícios citados, os mais mencionados estão relacionados à maior disposição física, redução de dores, sensação de bem-estar e melhora na qualidade do sono, ou seja, estes aspectos citados contribuem para a melhor qualidade de vida dos idosos pesquisados. Todos os resultados foram positivos quanto às patologias questionadas tanto físicas como psicológicas e a incidência de quedas por desequilíbrio teve destaque. Dessa forma, acredita-se que a prática regular de exercício físico orientado e planejado deve ser adotada para a prevenção e em casos de diagnósticos de patologias, pode ser um auxiliar como tratamento não farmacológico, revelando-se imprescindível na vida dos idosos, podendo contribuir efetivamente para que tenham uma melhor qualidade de vida.

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