Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Os benefícios da fisioterapia pélvica na prevenção da incontinência urinária em puérperas
    (2023-06) Souza, Pâmela Michaelle Dias de; Moraes, Suzana Albuquerque de
    O período do puerpério é definido como o momento que todas as alterações fisiológicas da gestação voltam ao estado pré-gravídico. Junto com as mudanças fisiológicas, que ocorrem devido a gestação em seu corpo, as puérperas ficam então sujeitas a diversas consequências, dentre elas, apresentação de um quadro depressivo, dores na região perineal e disfunções dos músculos do assoalho pélvico, devido as mudanças ocorridas, que podem gerar a incontinência urinária (IU). É considerado incontinência urinária qualquer perda ou escape involuntária de urina. O objetivo desse presente estudo foi identificar a eficácia das intervenções da fisioterapia pélvica durante o período gestacional para a prevenção da incontinência urinária no pós-parto, visando identificar também tais fatores que contribuem para essa disfunção e o impacto que tem na qualidade de vida das puérperas. Para isso, a metodologia utilizada foi desenvolvida por meio da revisão bibliográfica. A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados BVS, Scielo, PEDro, Pubmed e Google Acadêmico, utilizando como suporte os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Incontinência Urinária, pós-parto, fisioterapia, gestantes e saúde da mulher. Utilizando os seguintes critérios de inclusão: artigos com idioma português e inglês, data de publicação entre os anos de 2018 a 2023, artigos que abordassem o tema proposto. E os critérios de exclusão foram artigos antigos, que antecedessem ao ano de 2018. Os resultados indicam que as alterações fisiológicas decorrentes da gestação no corpo da gestante estão ligadas ao enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico que, consequentemente, geram a incontinência urinária no puerpério, portanto, conclui-se que a intervenção da fisioterapia pélvica, no período gestacional, proporciona benefícios a puérpera tais como o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, a conscientização corporal, a melhora da qualidade de vida e também a melhora da mobilidade pélvica, prevenindo o aparecimento da disfunção no pós-parto.
  • Item
    Técnicas fisioterapêuticas no preparo do assoalho pélvico para o parto vaginal
    (2023) Caiero, Roselaine Cristina de Oliveira; Villa, Larissa S. Carvalho
    O preparo do assoalho pélvico para o parto vaginal demonstra que a fisioterapia pélvica apresenta ótimos resultados na melhora da qualidade de vida das gestantes durante seu período gestacional e parto vaginal, através de uma revisão de literatura, usados como banco de dados revistas jornais e artigos. A fisioterapia pélvica poderá proporcionar uma melhor qualidade de vida à gestante e um parto vaginal rápido e tranquilo. A importância de uma avaliação fisioterapêutica detalhada para entender o quadro clínico da gestante e proporcionar o melhor tratamento. As alterações fisiológicas ocorridas durante o período gestacional além de possíveis disfunções mais comuns ocorridas durante a gestação. Através de exercícios específicos e tratamentos adequados, que permitem prevenir possíveis disfunções, quadros álgicos e fraqueza muscular principalmente em região pélvica, os métodos mais utilizados foram a cinesioterapia, pilates e exercícios perineais, demonstrando que as gestantes podem ter uma gestação sem disfunções e assim suprirem seus objetivos e expectativas com relação ao parto vaginal.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.