Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Estudo comparativo dos métodos de cálculo semiempíricos com os ensaios de carregamento estático em fundações profundas do tipo estaca hélice contínua
    (2024-07) Freitas, Jefferson Augusto Bertolo; Silva, Pedro Matiazzi da
    As fundações são responsáveis pela transferência de cargas vindas da supraestrutura para o solo e seu dimensionamento correto é de suma importância para a estabilidade e segurança da estrutura. Para a escolha do tipo ideal de fundação, o projetista precisa levar em consideração o tipo de solo, nível de lençol freático e demais características de solo, analisadas através de ensaios geotécnicos, comumente o SPT. Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre o método semi-empírico de Aoki e Velloso e a prova de carga com carregamento lento, para uma estaca hélice contínua, visando comparar e analisar ambos. Com os resultados obtidos foi possível observar que o método de Aoki-Velloso atingiu um resultado muito abaixo da resistência atingida na prova de carga estática, sendo 58,3% da carga de ruptura obtida pelo método Van der Veen. É valido ressaltar que o ensaio de prova de carga validou o dimensionamento, provando que para o solo da região esse ensaio é efetivo.
  • Item
    Comparação entre metodologias de cálculo de uma estaca pré-moldada para uma fundaçao profunda na regiao de Sinop - Mato Grosso
    (2020) Padovan, Allison Elias; Limper, Patricia
    Devido ao solo de Sinop-MT não apresentar uma boa resistência para a construção de estruturas esbeltas, a aplicação da fundação profunda por meio de estacas pré-moldadas vem conquistando cada vez mais o mercado, uma vez que esse tipo de fundação, caracteriza-se por ter uma metodologia de fácil execução em qualquer terreno, e que oferece uma ótima relação de eficiência e qualidade. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi de analisar diferentes metodologias de dimensionamento de estacas para uma fundação profunda, verificando a similaridade da capacidade de carga admissível das estacas calculadas com um estudo feito em campo. Neste trabalho realizou um estudo de caso, onde foi efetuado os cálculos pelos métodos semi-empírico de Décourt-Quaresma (1978,1996) e Aoki-Velloso (1975), para a obtenção da capacidade de carga de estacas pré-moldadas por cada método proposto, em seguida, comparouse com as cargas admissíveis que foram obtidas através de prova de carga dinâmica, realizada em campo. Com os dados obtidos, analisou-se o resultado de cada metodologia, e com os resultados obtidos pode-se afirmar que a metodologia de dimensionamento mais indicada ao setor industrial do município de Sinop-MT é a de Décourt e Quaresma (1978), modificado por Décourt (1996).

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.