Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    A importância da educação em saúde bucal para crianças da pré-escola: revisão de literatura
    (2024-07) Jesus, Odair Douglas Leite de; Opolski, Tatiana
    A saúde bucal na infância é um indicador crucial do bem-estar geral e da qualidade de vida. A prevalência de doenças orais, como a cárie dentária em crianças pré-escolares, aponta para a necessidade urgente de intervenções eficazes em educação em saúde bucal. Este estudo visa explorar a importância da educação em saúde bucal para crianças em idade pré-escolar, identificando estratégias efetivas e lacunas nos métodos existentes. Por meio de uma revisão sistemática da literatura recente, o objetivo principal é analisar o impacto dos programas educativos em saúde bucal e o papel dos pais e educadores neste processo. A metodologia empregada foi uma revisão bibliográfica abrangente, focando em estudos dos últimos cinco anos, em bases de dados acadêmicas relevantes. Foram selecionados artigos que discutiam programas de educação em saúde bucal, sua efetividade e as barreiras enfrentadas na implementação. Os resultados revelaram que, embora a educação em saúde bucal seja fundamental para a prevenção de doenças orais, existem desafios significativos relacionados à implementação eficaz de programas educativos. Fatores como a falta de recursos, diversidade cultural e linguística, e a escassez de políticas públicas robustas emergiram como obstáculos críticos. Contudo, foi também evidenciado que intervenções educativas bem projetadas e culturalmente adaptadas, que envolvem ativamente pais, cuidadores e educadores, podem levar a melhorias notáveis na saúde bucal das crianças. Este estudo sublinha a necessidade de uma abordagem holística na educação em saúde bucal para crianças pré-escolares, enfatizando a importância de estratégias inclusivas e acessíveis. Espera-se que as descobertas possam orientar profissionais de saúde, educadores e formuladores de políticas na elaboração de programas educativos mais eficientes e sustentáveis.
  • Item
    Implicações acerca da teoria do apego nos relacionamentos amorosos
    (2023-12) Santos, Vivian Marina Ghanem; Vieira, Josê Guedes
    O trabalho se embasará na Teoria do apego, criado pelo psicólogo, psiquiatra e psicanalista britânico Edward John Mostyn Bowlby, dentro dessa teoria os principais tipos de apego são: Apego Seguro, Apego evitante, Apego ambivalente e Apego desorganizado. O trabalho visa discutir especificamente o apego que a criança tem na primeira infância com a figura de apego, e quais são seus desdobramentos na vida adulta, quando esse indivíduo entra nos relacionamentos amorosos. Discute-se também a importância desse apego para o desenvolvimento dos filhos e a dinâmica dessa relação que gera futuramente um bom relacionamento a dois. Dessa forma, é discorrido os preceitos iniciais da teoria do apego, as influências que Bowlby teve no início dos seus estudos, os conceitos principais sobre os tipos de apego, bem como a instituição psíquica do indivíduo que teve a sua base interferida por apegos inseguros. A partir dessas discussões, será possível considerar que o apego representa um melhor entendimento sobre as relações humanas.
  • Item
    Bruxismo na infância: a importância do diagnostico, das características e do tratamento dessa condição parafuncional
    (2018) Davanso, Isabelle Christine de Almeida; Amorim, Isadora Tabacchi
    O bruxismo tem como definição atividade parafuncional do sistema mastigatório, caracterizada por movimentos não funcionais da mandíbula, onde a pessoa aperta, range ou bate os dentes, de forma contínua, podendo ter ou não ruídos. Essas práticas parafuncionais são danosas e têm grande importância no desenvolvimento da Disfunção Temporomandibular (DTM’S), pois os músculos da mastigação geralmente estão causando fadiga muscular sucedendo em desgaste anormal e o amolecimento pelo ranger e apertar dos dentes. O bruxismo tem sua prevalência na fase da infância logo após o aparecimento dos dentes decíduos ou ao iniciar a adolescência, sem distinguir sexo: masculino ou feminino. Os sinais e sintomas são desgastes nas faces incisais dos dentes anteriores e oclusais nos posteriores, com mobilidade e sensibilidade dentários, fratura de cúspides, restaurações e hipertonicidade dos músculos mastigatórios. Para se obter um diagnóstico exato o cirurgião-dentista deve examinar meticulosamente a dentição decídua, realizando uma a anamnese completa em local agradável e tranquilo, sempre com os pais ajudando nas informações sobre a história médica geral, queixa de dor, relacionamento familiar, social e perfil psicológico da criança. O tratamento odontológico para o bruxismo, na infância é voltada para a proteção do dente, fazendo diminuir o ranger, aliviando dores faciais e temporais, promovendo assim, melhorias no sono. O objetivo deste trabalho é mostrar através de uma revisão de literatura a importância do cirurgião dentista no diagnóstico do bruxismo desde a fase infantil, apresentando as características clínicas, sinais e sintomas e seu tratamento.
  • Item
    O uso excessivo da tecnologia na infância e seus impactos psicológicos e sociais
    (2020) Silva, Francislaine Wuges Cabreiras da; Ceribino, Márcia Cecília
    O presente estudo visa analisar por meio de uma revisão da literatura e de pesquisa qualitativa descritiva, a forma de como a tecnologia se torna influente durante o período de infância, sendo assim, será abordado os principais aspectos de como as famílias desta nova geração estão lidando com o mundo digital, ressaltando a importância do brincar infantil, a importância da família e seu afeto com o outro e como se dá a socialização dos indivíduos no mundo hodierno, também será apresentado as devidas orientações pressupostas pelos autores sobre os benefícios e principalmente sobre os malefícios que a tecnologia vem trazendo para crianças de 2 a 6 anos, explanando como a Psicologia pode contribuir neste novo assunto do século XXI. Finalmente, serão apontadas as opiniões dos autores sobre a preocupação do relacionamento atual com a tecnologia nesta fase da infância, visto o excesso do uso de aparelhos eletrônicos e como é possível usar a tecnologia para o bem pessoal sem interferir no ambiente social e emocional.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.