Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Eficácia da teoria cognitivo-comportamental (TCC) no comportamento ansioso no trânsito: um estudo de caso
    (2020) Carvalho, Ellen Cássia Marabá; Regauer, Cleoni Carmen
    A presente formulação científica teve como principal objetivo conhecer a eficácia da teoria cognitivo-comportamental (TCC) na pessoa que sente medo de dirigir, ansiedade e fobia de direção e outros problemas psicológicos que causam a esquiva do trânsito. Os benefícios da TCC destinam-se a mudar cognições e comportamentos. A psicoterapia cognitivocomportamental tem maior eficácia em indivíduos que possuem medo, ansiedade e fobia de direção; suas técnicas tendem a ser específicas, rápidas e conscientes. Para que tal estudo se desenvolvesse, a pesquisa foi estruturada por meio do método de natureza básica, na abordagem qualitativa, sob o ponto de vista explicativo; utilizou o método de pesquisa bibliográfica, no qual buscou referências que apontassem a atuação do psicólogo na abordagem teórica da TCC, que tem Aaron T. Beck como precursor. Comtemplou-se uma discussão delineada por estudo de caso único, através de uma entrevista com perguntas semiestruturadas abertas e aplicação de anamnese a fim de compreender o processo de superação juntamente com a psicoterapia. As ideias fundamentais foram discutidas a partir do relato de uma mulher que tem medo de dirigir. O estudo também contou com conceitos de renomados autores que tratam do assunto, os quais contribuíram significativamente para a formulação deste trabalho. A partir da entrevista individual, a análise de conteúdo teve cinco questões norteadoras, a saber: a história sobre o medo de dirigir; as dificuldades enfrentadas; os sentimentos envolvidos nesse medo; a ansiedade no trânsito; e o atendimento psicoterápico. Os resultados da análise dos conteúdos do relato levaram à constatação de que a participante conseguiu, durante as sessões psicoterápicas, uma melhora expressiva por meio do aprendizado de técnicas de relaxamento e respiração, entre outras. Dessa forma, foi possível reconhecer que o atendimento do psicólogo é extremamente importante, uma vez que a participante da pesquisa obteve mudanças adaptativas para a redução dos sintomas diante do veículo e um ganho satisfatório de autonomia. A pesquisa demonstrou que ainda há muito o que explorar em relação ao tema abordado, ressaltando a importância de trabalhos posteriores, a fim de expandir estudos que façam referência a pessoas com medo de dirigir e o trabalho psicoterápico da TCC nesses casos.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.