Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Obesidade infaltil: métodos preventivos
    (2023) Siqueira, Adriana Elis de; Slusarski, Cristiane
    Introdução: A obesidade é uma doença que vem crescendo ao longo do tempo principalmente em crianças entre 05 e 06 anos, ocasionando uma série de doenças como: diminuição da estatura, dislipidemia, problemas cardiovasculares, respiratórias, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica (HAS), câncer e até mesmo transtornos psicológicos, assim prejudicando o desenvolvimento dessas crianças. Objetivo: Identificar alguns métodos de prevenção da obesidade infantil e analisar a importância da reeducação alimentar na prevenção e no tratamento da obesidade infantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa científica pelo critério de revisão de literatura, incluindo uma análise bibliográfica da literatura. Utilizaram-se de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Scientific Eletronic Library Online Brasil (SciELO), Ministério da Saúde e Google acadêmico. Os critérios de inclusão foram artigos publicados em revistas científicas, no período de 2013 a 2023 Utilizouse a associação da palavra-chave “obesidade,” com os seguintes dados: “prevenção,” “infantil,” “nutrição,” “doenças” “atividades.” Os dados foram baseados nas leituras bibliográficas. Resultados: A experiência de atividades educativas sobre a prevenção da obesidade infantil em escolas. Métodos preventivos eficazes como atividade física, programas de educação alimentar que possa ser aplicado no âmbito escolar e familiar. Medidas como mudanças de hábitos e a influência dos pais desde o nascimento são manejos de métodos preventivos da obesidade na infância. Considerações finais: A obesidade infantil está inserida no âmbito familiar, escolar e social. Pois o ambiente facilitador contribui para a obesidade na infância, por sua vez o desenvolvimento de diversas patologias na vida adulta como o sobrepeso e a obesidade. É necessário a promoção e prevenção da obesidade infantil, com intuito de desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis, objetivando alterar os comportamentos sedentários e patogênicos que se relacionam entre si.
  • Item
    Analise do índice de obesidade em crianças de 10 e 11 anos em uma escola do município de Sinop/MT.
    (2018) Oliveira, Debora Bento Ortêncio; Paulis, Rafael Luiz B.; Paulis, Rafael Luiz Barbosa
    Este trabalho apresenta a análise do índice de obesidade infantil em crianças de 10 e 11 anos em uma escola do município de Sinop/MT, o qual se estabeleceu como principal objetivo do mesmo, junto com levantamentos bibliográficos que exploram a obesidade infantil, os fatores de risco associados ao desenvolvimento da obesidade em crianças, a alimentação inadequada, sedentarismo e tecnologia, suas relações com a obesidade, consequências da obesidade em crianças, e medidas profiláticas para combater a obesidade infantil. Foi, então, realizado um estudo de campo em uma escola do município de Sinop/MT, para averiguar qual o índice de obesidade infantil, o grupo de amostragem foi composto por 73 crianças, na faixa etária de 10 e 11 anos, onde foi realizado avaliação física do Índice de Massa Corporal (IMC), e realizada entrevista com perguntas já elaboradas, sobre hábitos alimentares, hábitos diários, tempo de tela e exercício físico. Tendo em vista o aumento da obesidade infantil nas ultimas décadas, verificou-se que essa epidemia já está atingindo essas crianças, por isso a importância de medidas de prevenção e combate a essa doença crônica tem que ser prioridade da saúde pública.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.