Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Atualidades do rejuvenescimento íntimo com eletroterapia e injetáveis na mulher moderna
    (2025-06) Silva, Luzia Kelly Ferreira Miranda; Costa, Michell Charlles de Souza
    O envelhecimento cutâneo é um processo fisiológico inevitável, influenciado por fatores intrínsecos, e extrínsecos. Entre os efeitos mais relevantes desse processo estão as modificações na região genital feminina, especialmente durante o climatério e a menopausa, períodos marcados pela queda dos níveis hormonais e consequente perda da elasticidade, hidratação e firmeza da pele. Este estudo teve como objetivo descrever os efeitos dos procedimentos de rejuvenescimento íntimo, com ênfase nos resultados estéticos e na saúde sexual das mulheres, analisando a eficácia dessas técnicas e o papel do biomédico esteta na sua aplicação. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura de caráter descritivo e qualitativo. Foram selecionadas publicações científicas entre os anos de 2014 e 2024, disponíveis nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed e Scielo, que abordassem intervenções estéticas íntimas femininas e seus impactos físicos. Foram escolhidos artigos científicos onde ouve melhora na auto estima e saúde intima das mulheres após os procedimentos íntimos e excluindo os menos relevantes nos resultados dos procedimentos. Evidenciou-se que técnicas como aplicação de ácido hialurônico, uso de bioestimuladores de colágeno e eletroestimulação apresentam resultados satisfatórios no rejuvenescimento da genitália feminina. Esses métodos promovem melhora na firmeza, hidratação e aparência da região íntima, além de contribuírem para o aumento da autoestima, do bem-estar psicológico e da qualidade das relações interpessoais e sexuais. Os estudos consultados apontam baixos índices de efeitos adversos, desde que as técnicas sejam realizadas por profissionais capacitados, em conformidade com protocolos clínicos e éticos bem estabelecidos. Conclui-se que os procedimentos estéticos íntimos representam uma importante alternativa terapêutica para mulheres que sofrem com os efeitos do envelhecimento vulvovaginal. A atuação do biomédico esteta, com conhecimento anatômico e domínio técnico, é essencial para garantir resultados seguros, eficazes e humanizados, promovendo saúde, bem-estar e empoderamento feminino.
  • Item
    Benefícios do uso do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) para o rejuvenescimento facial
    (2025-06) Silva, Viviana Aparecida da; Fontes, Wdisson Cleber da Costa
    O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é um hemocomponente autólogo obtido do sangue do paciente através de centrifugação, contendo alta concentração de plaquetas e fatores de crescimento que estimulam a regeneração celular, a produção de colágeno e elastina, e a hidratação da pele por meio do ácido hialurônico. Utilizado no rejuvenescimento facial, o PRP promove melhora na textura, elasticidade e luminosidade da pele, reduzindo rugas finas, flacidez e marcas de acne, com resultados progressivos e naturais. Por ser um material do próprio paciente, apresenta segurança e biocompatibilidade, minimizando riscos de rejeição ou reações adversas, sendo aplicado por técnicas como injeções intradérmicas ou microagulhamento. Estudos demonstram sua eficácia na renovação cutânea, embora haja necessidade de mais pesquisas para padronizar protocolos de obtenção, aplicação e armazenamento. No Brasil, o uso do PRP é regulamentado pela ANVISA, sendo realizado por profissionais capacitados, como biomédicos, destacando-se como uma alternativa promissora e minimamente invasiva na estética facial. O presente trabalho tem por objetivo é identificar através de estudos científicos oo benefícios do uso do plasma rico em plaquetas para o rejuvenescimento facial. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva que analisará literaturas e artigos científicos relacionados ao tema entre os anos de 2015 a 2020. Foram selecionados artigos publicados exclusivamente em português.
  • Item
    A utilização dos bioestimuladores de colágeno no rejuvenescimento facial
    (2024-07) Lopes, Adriana de Araújo; Silva, Thaís Leal
    O envelhecimento facial ocorre com o passar dos anos. As células começam a diminuir sua capacidade de renovação, devido a diminuição na produção das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação e firmeza a pele, esta se torna mais fina e flácida, e há diminuição da gordura subcutânea, ocasionando alterações no contorno facial, redução da hidratação e capacidade de retenção de água, ficando opaca, áspera e sem viço. As mudanças na pele ocorrem por processos intrínsecos e extrínsecos. Existem diversas técnicas com a finalidade de rejuvenescimento facial, entre elas estão os bioestimuladores de colágeno, sendo o mais procurado. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar as principais causas do envelhecimento facial, colocando em ênfase a perda de colágeno e a ação de como agem os bioestimuladores de colágeno no rejuvenescimento facial. Para isso, foi elaborada uma revisão de literatura utilizando artigos, pesquisados nas bases de dados: Scielo, Google Scholar, Portal CAPES, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), e Pubmed. No estudo foram incluídos artigos completos, escritos em português e inglês, publicados entre os anos de 2000 a 2024. O bioestimulador de colágeno é uma substância que irá estimular a produção de colágeno na pele, contribuindo para a firmeza na pele. Ao ser injetado, ele irá estimular a produção de colágeno de forma gradual, apresentando resultados visíveis após alguns meses da aplicação, sendo comprovada melhora significativa na flacidez facial, no tônus, deixando a pele mais bonita e viçosa e traz uma melhora na autoestima das pessoas. Nota-se que o mercado da beleza está cada vez mais crescente, e a escolha pela a utilização de bioestimulador de colágeno são significativos, pois seus resultados tendem a ser mais naturais, já que o colágeno é produzido pelo próprio organismo. Contudo para alcançar o sucesso na utilização dos bioestimuladores de colágeno é necessário sempre buscar por um profissional capacitadopara aplicação.
  • Item
    Os beneficios do uso do plasma rico em plaquetas (PRP) para o rejuvenescimento facial
    (2023-12) Maltezo, Gecica da Silva; Fontes, Wdisson Cleber da Costa
    O uso do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é uma nova técnica na área da saúde, que vem demonstrando significativos e promissores resultados. Tem aplicações multidisciplinares e apresenta-se eficaz no processo de regeneração e cicatrização de tecidos. O PRP aumenta o rejuvenescimento ao induzir a síntese de colágeno e a proliferação de fibroblastos dérmicos. O envelhecimento facial é causado por alterações da matriz extracelular (MEC) e má proliferação de fibroblastos. O presente trabalho tem como objetivo descrever sobre a extração do PRP e suas aplicações, observando os possíveis efeitos e resultados em tratamento estético facial. Para realização desse trabalho foi realizado um estudo qualitativo, através de revisão de bibliográfica de artigos publicados no Brasil no período de 2011 a 2021. Nos resultados analisou que o PRP por meio de fatores de crescimento e plaquetas estimula o reparo tecidual e, por ser produzido a partir do sangue autólogo do paciente, diminui os ricos de efeitos adversos nos tratamentos. É um produto atóxico, orgânico e não imunorreativo. Embora ainda seja uma técnica que precisa de mais estudos para comprovar os benefícios em longo prazo, vem ganhando espaço dentro da medicina por ser considerada eficaz e confiável.
  • Item
    O uso do plasma rico em plaquetas (PRP) nos tratamentos estéticos
    (2023-07) Souza, Lucimar Barbosa de; Fontes, Wdisson Cleber da Costa
    O plasma rico em plaquetas (PRP) é considerado um biomaterial de preenchimento, atualmente usado nos campos médico e odontológico. O PRP é um produto autólogo com concentrado de plaquetas e fatores de crescimento responsáveis pela proliferação, diferenciação celular, angiogênese e aumento da produção da matriz extracelular que é preparado do sangue total obtido por centrifugação e está sendo utilizado em diversos tratamentos estéticos, para estimular o colágeno e a elastina regenerando o tecido, e devido as suas comprovações científicas tem atraído atenção para a área estética como a técnica de rejuvenescimento facial abordada pelos autores escolhidos, demostrando resultados significativos e promissores. Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso da PRF em procedimentos estéticos e o seu uso na ação rejuvenescedora na face. O estudo utiliza os termos "Fibrina rica em plaquetas", "Rejuvenescimento facial", "Engenharia de tecidos" e "Odontologia estética" para refinar a busca nas bases de dados: Pubmed, Medline e Lilacs, entre o início do ano de 2016 e março de 2021. Os critérios de inclusão dos artigos foram a utilização da PRF em estudos de caso e ensaios clínicos no rejuvenescimento facial. Os critérios de exclusão eliminaram estudos repetidos que adotaram um desenho diferente do mencionado acima, ou que abordaram uma terapia utilizando a PRF que não estava na face. A busca revelou estudos experimentais ou observacionais considerados elegíveis, os quais foram incluídos na síntese qualitativa. Os estudos incluídos mostraram que não há padronização quanto ao preparo do PRF, com diferentes protocolos de aplicação para esse biomaterial, e que, embora os autores tenham sido bem-sucedidos e observado melhora em relação à aparência da pele, há um viés de risco "alto" ou "indefinido" favorecendo resultados positivos. Concluiu-se que a PRF é um material seguro e melhorou a aparência da pele, necessitando de mais estudos para analisar seu efeito em longo prazo.
  • Item
    O uso da toxina botulínica e acido hialurônico para rejuvenescimento facial e melhora do autoestima
    (2022) Alkimim, Ana Daira Ferreira de Souza; Gois, Monica Teixeira
    O envelhecimento é estigado por modificações classificadas como intrínseco, que se descreve como um processo biológico natural com passar do tempo, e extrínseco causado por fatores ambientais, radiação ultravioleta, má alimentação etc. O envelhecer é uma fase da vida que sofre diversas mudanças, dentre elas as modificações na pele, que causam rugosidades estatísticas e dinâmicas, discromias, flacidez, manchas etc. Devido as características causadas pelo envelhecimento, as pessoas são muito afetadas em sua autoestima, por serem disfunções esteticamente indesejadas. Com isso, este trabalho tem o objetivo de relatar os benefícios dos injetáveis, com uso da toxina botulínica e ácido hialurônico, a fim de tratar o envelhecimento. Além disso, tem como objetivo buscar estudos científicos sobre a toxina botulínica e o ácido hialurônico, que são procedimentos procurados para fins rejuvenescedores, tem o intuito de tratar o envelhecimento cutâneo, trazendo o rejuvenescimento e sanando a baixa autoestima. Todo conteúdo deste trabalho, teve como finalidade realizar um levantamento bibliográfico e uma pesquisa explicativa, afim de demonstrar o que foi adquirido através de artigos científicos, revistas, livros e sites oficiais, disponibilizados nas plataformas como, Scielo (Scientific Electronic Library Online), Pubmed e biblioteca da faculdade Unifasipe. Estas citações foram selecionadas de artigos com recorte temporal de 2012 a 2022. O tempo de pesquisa e coleta de dados, teve início em março de 2022 a outubro de 2022, foram feitas em diversos idiomas. As pesquisas citadas neste artigo, apontam resultados satisfatórios e eficazes com o uso da toxina botulínica e do ácido hialurônico, para o rejuvenescimento facial.
  • Item
    Conhecimento de mulheres sobre o uso de ativos antienvelhecimento
    (2018) Cardozo, Gislaine Karoline de Andrade; Dresch, Aline Cristina dos Santos
    O envelhecimento é processo natural que acontece com os seres humanos, no entanto, com a sua chegada, surgem rugas, manchas, flacidez e a pele torna-se mais seca, áspera e opaca, fazendo com que muitas mulheres, especialmente, recorram a tratamentos estéticos. As indústrias do ramo cosmético aumentaram a busca por ativos para tratar e prevenir os sinais do envelhecimento, sendo que os mais utilizados para essa finalidade, são as vitaminas C e E, ácido mandélico, ácido retinoico, ácido salicílico, ácido glicólico, pantenol, ácido hialurônico e o protetor solar. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi o de verificar o conhecimento de mulheres de 20 a 60 anos sobre o uso de ativos antienvelhecimento, a partir de uma pesquisa de campo, exploratória com abordagem quali-quantitativa. A realização dessa pesquisa mostrou que, das mulheres pesquisadas, 78% fazem uso de ativos antienvelhecimento, sendo os mais utilizados o protetor solar e a vitamina C, cujo uso se dá somente com 50% delas diariamente. As manchas de pele representam o motivo principal para o uso dos produtos, no entanto, evitar e prevenir o envelhecimento, manter a pele jovem e diminuir e prevenir rugas também foram expressivamente citados, observando-se que a maioria mostra-se satisfeita com os resultados obtidos com o uso dos ativos. Os resultados sugerem que a maioria das mulheres se preocupa com a imagem pessoal e busca por recursos para se manter jovem e bonita por mais tempo, justificando, assim, o uso de ativos antienvelhecimento com o objetivo de prevenir os sinais do envelhecimento e rejuvenescer a pele, aumentando, dessa forma, sua autoestima.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.