Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Processos de sofrimento psíquico que pais de crianças com TEA podem desenvolver
    (2025-07) Fernandes, Cristiana Lucas Pereira; Martini, Arthur Galvão
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que impacta significativamente a vida da criança e de sua família. Este estudo teve como objetivo analisar os processos de sofrimento psíquico vivenciados por pais de crianças com TEA, destacando os desafios emocionais, sociais e institucionais enfrentados no cotidiano. Por meio de uma revisão bibliográfica de artigos científicos, dissertações e livros publicados entre 2014 e 2024, identificou-se que o diagnóstico desencadeia sentimentos de ansiedade, depressão e estresse crônico nos cuidadores, agravados pela sobrecarga de cuidados e pela falta de suporte adequado. Os resultados evidenciaram ainda conflitos familiares, isolamento social e críticas às políticas públicas de saúde e educação. Contudo, estratégias como redes de apoio psicológico, grupos de escuta e capacitação parental mostraram-se eficazes na redução do sofrimento. Conclui-se que são urgentes políticas integradas que acolham não apenas as crianças com TEA, mas também suas famílias, promovendo cuidado humanizado e inclusão social.
  • Item
    O uso da musicoterapia na regulação de comportamentos ansiosos em adultos
    (2025-07) Gobbo, Ana Carolina Picone; Costa Filho, Leonço Alvaro
    Este trabalho investiga a eficácia da musicoterapia na redução de comportamentos ansiosos em adultos. A ansiedade, cada vez mais presente na sociedade atual, afeta significativamente a saúde mental e a qualidade de vida. A musicoterapia, por sua vez, surge como uma abordagem complementar promissora por promover relaxamento, bemestar emocional e expressão simbólica. A pesquisa adotou metodologia qualitativa por meio de revisão bibliográfica, com seleção de 45 artigos nas bases Google Acadêmico, SciELO e PubMed. Os resultados revelam que a musicoterapia tem impacto positivo na redução de sintomas ansiosos, favorecendo a autorregulação emocional e a construção de vínculos terapêuticos. Conclui-se que, embora ainda existam lacunas na literatura, especialmente sobre estilos musicais e técnicas específicas, a musicoterapia se mostra uma intervenção eficaz e integrável aos tratamentos convencionais da ansiedade em adultos.
  • Item
    A vulnerabilidade dos adolescentes frente ao uso do aparelho smartphone perspectiva comportamental no Brasil
    (2023-12) Fernandes, Josane Aparecida de Souza; Martini, Àrthur Galvão
    O uso do aparelho smartphone tem aumentado de forma exponencial nesse presente século. Sabendo que é indispensável o seu uso, devido à sua grande utilidade para o indivíduo que, através dele tem facilitado a comunicação e socialização, torna-se um objeto de estudo na fase da adolescência por ser atrativo e ao mesmo tempo viciante, e poderia acarretar algum impacto psicológico diante da vulnerabilidade desse grupo. O presente projeto tem como objetivo apresentar os efeitos psicológicos provocados pelo uso contínuo do smartphone; discutir as vulnerabilidades dos adolescentes diante do excesso e uso desnecessário do aparelho, destacando como esse comportamento interfere nos relacionamentos familiares e as interferências dos mesmos, na saúde mental dessa clientela. A metodologia utilizada será por meio de uma revisão bibliográfica de autores, entre os anos 2010 a 2022 a fim de afirmar que essa clientela se encontra em vulnerabilidade psicológica, considerada como fissura a constituição da identidade, e consequentemente seus pares, devido a comportamentos disfuncionais e mal adaptativos que vão repercutir desde a fragilidade na construção psicológica à falta de afetividade e visão desvirtual do mundo real. Verifica-se que na contemporaneidade o aparecimento de demandas psicológicas vem acarretando violência e patologias diversas nos adolescentes; diante disso é necessário que ações com praticas educativas sejam disponibilizadas para que se promova um desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.