Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    (in) eficacia das medidas socioeducativas: aplicação e execução
    (2024-07) Arruda, Sthefanny Karolinne Rodrigues de; Silva, Sonny Jacyntho Taborelli da
    O objetivo do estudo mediante pesquisa bibliográfica visa discutir sobre as medidas socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente bem como a sua ineficácia no cometimento praticado por esse público. Além disso, é de suma importância tais medidas que estão sendo adotadas segundo o disposto na legislação que ampara a população. A ineficácia aplicada implica tanto na sociedade como um todo, mas também, no adolescente, pois quando o jovem está na sua fase de desenvolvimento tanto moral quando intelectual, encara situações de crime e violência de todas as formas possíveis, muitos até mesmo na sua própria casa, produzias por aqueles que têm a obrigação de proteger e encaminha-lo para a vida adulta. Portanto, é de grande importância analisar o tema em questão, visto que vem causando várias discussões entre os operados do direito.
  • Item
    Os lutos e não-lutos na adolescência: desdobramentos da pandemia de Covid-19
    (2024-07) Pedroso, Patricia de Sena; Silva, Diego Anízio da
    O presente trabalho tem por objetivo pesquisar os“lutos e não lutos” na fase da adolescência em detrimento do surto da pandemia. Durante o surgimento da pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), houve uma grande apreensão diante de uma doença que se multiplicou rapidamente em diversas partes do mundo, gerando grandes repercussões. A OMS – Organização Mundial de Saúde, em 18 de março de 2020, informou que o vírus já havia superado 214 mil em globalização. O surto epidêmico gerou uma instabilidade sanitária global, resultando em alterações na dinâmica da sociedade, com: isolamento social e restrições na convivência social, alterando o rito e a separação dos entes queridos. Os adolescentes, em consequência da interrupção do cotidiano, da incerteza alimentar, do aumento da vulnerabilidade social e econômica, da agressividade familiar e abusos, foram expostos a um contexto de maior fragilidade que induziram a um agravamento contundente na saúde psíquica infanto-juvenil e na construção da sua identidade. As perdas em sentido amplo, foram um processo de adaptação após os adolescentes passarem por momentos tão difíceis, apresentados pela epidemia. Diante desse cenário, este estudo diz respeito aos processos de perdas e morte na circunstância epidêmica enfrentada pelos adolescentes. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseada na revisão de literatura, que pôde auxiliar na investigação do problema proposto.
  • Item
    A vulnerabilidade dos adolescentes frente ao uso do aparelho smartphone perspectiva comportamental no Brasil
    (2023-12) Fernandes, Josane Aparecida de Souza; Martini, Àrthur Galvão
    O uso do aparelho smartphone tem aumentado de forma exponencial nesse presente século. Sabendo que é indispensável o seu uso, devido à sua grande utilidade para o indivíduo que, através dele tem facilitado a comunicação e socialização, torna-se um objeto de estudo na fase da adolescência por ser atrativo e ao mesmo tempo viciante, e poderia acarretar algum impacto psicológico diante da vulnerabilidade desse grupo. O presente projeto tem como objetivo apresentar os efeitos psicológicos provocados pelo uso contínuo do smartphone; discutir as vulnerabilidades dos adolescentes diante do excesso e uso desnecessário do aparelho, destacando como esse comportamento interfere nos relacionamentos familiares e as interferências dos mesmos, na saúde mental dessa clientela. A metodologia utilizada será por meio de uma revisão bibliográfica de autores, entre os anos 2010 a 2022 a fim de afirmar que essa clientela se encontra em vulnerabilidade psicológica, considerada como fissura a constituição da identidade, e consequentemente seus pares, devido a comportamentos disfuncionais e mal adaptativos que vão repercutir desde a fragilidade na construção psicológica à falta de afetividade e visão desvirtual do mundo real. Verifica-se que na contemporaneidade o aparecimento de demandas psicológicas vem acarretando violência e patologias diversas nos adolescentes; diante disso é necessário que ações com praticas educativas sejam disponibilizadas para que se promova um desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
  • Item
    Desafios contemporâneos da adolescência: os fatores de risco para o desenvolvimento de ansiedade
    (2023-12) Almeida Junior, Antonio Carlos de; Anizio, Diego
    Este Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre o tema “Desafios contemporâneos da adolescência: os fatores de risco para o desenvolvimento de ansiedade” apresentando no corpo do texto os conceitos de termos como ansiedade adolescência, psicoterapia, além de explicar sobre a importância do acompanhamento terapêutico e seus benefícios na vida desses adolescentes. O objetivo foi compreender os fatores que influenciam no desencadeamento da ansiedade, identificar as mudanças que podem afetar nesses casos, e apresentar os efeitos da psicoterapia nessa complexa transição da infância para a idade adulta conhecida com adolescência, sendo esse um período do ciclo de vida em que a intensidade dos sentimentos e experiências estão envolvidas no processo de construção de si mesmos. O estudo teórico baseia-se numa revisão da literatura sobre a possível ligação entre as dinâmicas juvenis e as necessidades nos contextos socioculturais contemporâneos. É possível verificar que as demandas culturais podem se sobrepor às características típicas desse período do ciclo vital, resultando na existência de transtornos psicológicos.
  • Item
    Habilidades sociais de jovens adolescentes em situação de vulnerabilidades social
    (2021) Freitas, Bruna Caroliny Bartolomeu de; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
    As Habilidades Sociais sob a ótica de um contexto vulnerável socialmente entre adolescentes que estão passando por mudanças significativas no corpo tanto física, cognitiva, psicológico e social, é de fundamental importância destacar que diante dessa situação, pode haver a presença de déficits de Habilidades Sociais, habilidades como de empatia, autocontrole, assertividade, civilidade, abordagem afetiva e desenvoltura social, de modo que influenciam diretamente as relações interpessoais dos adolescentes e provocam comportamentos inadequados. Identificar, analisar e trabalhar essas Habilidades Sociais deficitárias amplifica os elementos protetores das habilidades interpessoais desses indivíduos, bem como, por meio do Treinamento de Habilidades Sociais se desenvolve o manejo de conflitos de contingências, desempenhando as modificações comportamentais necessárias a fim de proporcionar um desenvolvimento saudável para o adolescente, desse modo, este estudo se objetiva em verificar e ampliar as Habilidades Sociais desses adolescentes que se encontram num contexto social vulnerável. Ainda esta pesquisa justifica-se para que a sociedade compreenda a existência das classes de Habilidades Sociais do adolescente a fim de que o veja como um ser em construção e ainda não definido quando apresenta inabilidades sociais por falta de repertório comportamental assertivo. Para este estudo foram convidados 25 adolescentes dos 100 participantes do CAOPA – Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção aos Adolescentes no município de Sinop-MT, com idades de 12 a 16 anos, sendo de ambos os sexos. A coleta de dados demandou a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA, para a identificação das três habilidades deficitárias, sendo: autocontrole, civilidade e assertividade. A pesquisa apresentada concluiu que a partir dos resultados obtidos foi possível comprovar a hipótese, cuja Habilidades Sociais de maior frequência em adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade social eram empatia e comunicação. Ainda, os resultados dessa pesquisa mostraram que a Habilidade Social de assertividade teve sua frequência dobrada de 15% para 30% após o THS.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.