Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Amelogênese imperfeita: Diagnóstico diferencial de Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) e Fluorose dentária
    (2024-07) Werkhausen, Camila Soares; Passoni, Giuliene Nunes de Souza
    As condições que afetam a estrutura do esmalte são diversas e muito semelhantes entre si, dentre as mais conhecidas tem-se a amelogênese imperfeita, hipomineralização de molar-incisivo e a fluorose dentária, em que todas apresentam alterações com relação a estrutura, coloração, sintomatologia semelhante (com ênfase em sensibilidade dentária e alterações estéticas) logo, devido a grande semelhanças destas anomalias o diagnóstico se torna mais complexo. O presente trabalho aborda todas as três anomalias supracitadas e descreve sua etiologia, características clínicas, tipos e prognóstico, possibilitando um maior entendimento a cerca de cada uma destas condições e possibilitando um diagnóstico de maior precisão por parte dos profissionais da odontologia. Foi utilizado o método de revisão bibliográfica da literatura para realizar o trabalho, tendo como base livros, artigos científicos e demais trabalho disponíveis na plataforma do google acadêmico, buscando por palavras chaves como “amelogênese imperfeita”, “hipomineralização molar-incisivo”, “fluorose dentária”, “anomalias do esmalte”, com enfasê na etiologia, citologia, histologia e lesões recorrentes, em 3 idiomas, português, inglês e espanhol, datados dos últimos 15 anos (de 2005 a 2024). Por meio da observação destas fontes, é indubitável que existe certa dificuldade em realizar o diagnóstico, devido a grande semelhança entre cada uma, entretando com o conhecimento necessário e observação coerente é completamente possível diferenciar estas anomalias da estrutura dentária.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.