Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE
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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.
Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único
local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.
O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.
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Resultados da Pesquisa
Item Impactos no processo de aprendizagens da criança pós pandemia(2023-12) Silva, Luanil Soares da; Caponi, Viviane MarquesA educação em sua "normalidade" já criou problemas pouco visíveis: Um exemplo no texto a seguir é a vulnerabilidade. O que tem sido observado em maior escala durante a pandemia. O objetivo é levantar e analisar questões relacionadas ao ensino e aprendizagem na era póspandemia. O método utilizado consistiu em examinar artigos acadêmicos, bibliográficos e documentais que lançassem luz sobre o que estava afetando os alunos durante esse período, quais problemas estavam prejudicando o aprendizado e levando ao declínio do aprendizado. Os resultados das reflexões de aprendizagem foram extremamente significativos. O isolamento emergencial tem resultado em diversas complicações psicológicas nos alunos como: transtorno de ansiedade generalizada, falta de interações sociais como tristeza, medo de doenças. A sensibilidade social foi um dos fatores que destacou a diferença de aprendizado entre pessoas com acesso à internet e aquelas com acesso limitado. Assim, as taxas de prevalência ponderadas de linha de base combinadas de ansiedade, sintomas depressivos e sintomas emocionais foram significativamente aumentadas. Os resultados desta análise refletem a necessidade de desenvolver mais projetos psicossociais nas escolas envolvendo psicólogos e assistentes sociais. Também aponta para a falta de prática no campo dos requisitos de saúde mental nas escolas, o que também impulsiona a implementação.Item Neuroarquitetura no âmbito escolar: a influencia no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil(2023) Paludo, Evelyn Maculan; Moreno, Lays CarolineSabe-se que o ensino fundamental é uma das etapas mais importantes para a formação do indivíduo, essa é a fase em que ele irá receber conceitos educacionais e afetivos, sendo preparado para conviver em sociedade com responsabilidade, ética e independência. Diante disso, o ambiente escolar precisa ganhar mais enfoque pelo seu papel de desempenho no processo de construção de conhecimentos e formações. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo o estudo para a proposta de uma Escola Infantil, que utilize dos conceitos da neuroarquitetura. Para isso foram realizados estudos de correlatos que colocam o espaço como um importante fator do desenvolvimento infantil, que auxiliam e melhoram a compreensão acerca dos efeitos que os ambientes podem gerar no desenvolvimento infantil, sejam eles positivos ou negativos, e no processo de aprendizagem nas escolas, abrangendo explicações sobre os impactos dos espaços físicos no cérebro humano. Para embasar o projeto, entra como forte influenciador das decisões de propostas dos ambientes o Método Montessori, que é um importante método científico de ensino pensado em dar autonomia às crianças desde cedo.Item Contribuições da neuropsicologia para favorecer melhor desempenho na atuação do professor de ensino fundamental pos-pandemia COVID-19(2022) Silva, Elizangela Brandão da; Ceribino, Márcia CecíliaEstudar sobre os benefícios da Neuropsicologia para a educação é fundamental e deveria ser uma preocupação de todos os professores. Esses profissionais têm enfrentando um grande desafio no ensino-aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental frente à nova realidade que o contexto da Pandemia Covid-19 resultou para a educação. A justificativa para a realização desta pesquisa considera que a Neuropsicologia vem crescendo na atuação da formação dos professores, pois sua importância é reconhecida por investigar as possíveis causas de baixo rendimento escolar no que se diz respeito ao processo de aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo foi o de compreender as contribuições que a Neuropsicologia pode oferecer ao professor do Ensino Fundamental. A revisão de literatura desta monografia apresenta as principais Teorias da Aprendizagem, definições da Neuropsicologia e Neuroeducação, funções da formação continuada e os desafios da Educação Pós-Pandemia de COVID-19. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória, com o intuito de confirmar a hipótese de que a formação continuada com base em Neuropsicologia possibilita aos professores, obter contribuições benéficas para o ensino/aprendizagem de crianças no retorno às aulas pós pandemia. Constatou-se que a Neuropsicologia é uma das áreas que contribui como ferramenta para avaliar e compreender os problemas dos alunos e assim facilitar este novo processo educacional, porém a literatura ainda é escassa sobre o tema.Item Cérebro, evolução e intelecto: por que humanos possuem transtornos de aprendizagem e quais são os desafios e empecilhos atuais(2021) Knebel, Jucelia Kanzler; Bertocco, Carla FloridoO cérebro humano é um aparelho extremamente complexo, fruto de um desenvolvimento, resultante da seleção natural e social, possibilitado através da busca pela sobrevivência e a melhor adaptação ao meio. Como resultado dessa evolução, foram desenvolvidas habilidades de comunicação verbal e escrita, além de habilidades de pensamento abstrato, lógica e matemática. Frente a isso, o aprendizado de conceitos que utilizam dessas habilidades tornou-se essencial para o avanço da humanidade. Contudo, ainda hoje, existem indivíduos acometidos por dificuldades, déficits e transtornos de aprendizagem, que, impossibilitam a percepção, assimilação e acomodação do conhecimento. Entre os motivos pelos quais o cérebro humano ainda é suscetível a esses fatores, circulam o fato de serem resultados de vários processos de adaptações diferentes, com intuitos diversos, que, no fim, não ocorreram apenas para a realização de tarefas intelectuais complexas, mas também, possibilitou analogamente ao desenvolvimento delas. A psicologia, hoje, possui um papel importante quanto ao manejo dessas dificuldades, auxiliando os indivíduos no ganho de aprendizagem, utilizando-se de técnicas e estratégias que se adaptam à novas descobertas pelas pesquisas na área, e adequam-se a cada tipo específico de dificuldade, com a finalidade de contorná-las, supri-las de outra forma, ou amenizá-las. Portanto, neste trabalho, busca-se descrever as principais teorias evolutivas a respeito do desenvolvimento cerebral, e o porquê da existência e prevalência de transtornos de aprendizagem na sociedade atual. Para tal, foram utilizados livros e artigos, para a realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo a respeito do tema apresentado.Item Habilidades sociais educativas em professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas(2020) Lima, Jabner Gonçalves de; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques deAs habilidades sociais compreendem o repertório comportamental que o indivíduo conseguirá utilizar nas suas relações sociais, contribuindo de forma positiva para os relacionamentos na vida interpessoal, já as habilidades sociais educativas correspondem ao repertório comportamental que sustenta o desempenho das vivências e experiências no contexto da aprendizagem. Justifica-se a relevância do tema, devido à necessidade de compreensão da importância das habilidades sociais educacionais presentes em professores do Ensino Fundamental Público e Privado, pois um repertório comportamental desenvolvido, poderá favorecer o docente a lidar com as demandas expressas no ambiente educacional, possibilitando um desempenho favorável no rendimento escolar do aluno e favorecendo as relações socioemocionais entre professor e aluno. O objetivo da pesquisa, foi de reconhecer as habilidades sociais educativas nos docentes da primeira etapa do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Privadas do município de Sinop-MT, através da mensuração das HSE. A natureza da pesquisa foi constituída como básica, de abordagem quantitativa e de objetivo descritivo. Foi realizado a aplicação do instrumento via remotamente, Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores, em sua versão auto aplicada, disponibilizado o acesso via link que direcionava a plataforma googleforms, com 26 perguntas. Teve a participação de 44 professores, de 6 escolas, sendo 3 públicas e 3 privadas, na qual cada escola permitiu a avaliação entre aproximadamente 10 professores do ensino fundamental da primeira fase, do 1º ao 5º Ano. Através dos dados coletados pode-se evidenciar a importância das habilidades sociais educativas dentro do contexto escolar e confirmar as hipóteses mencionadas no estudo. As habilidades que obtiveram uma alta frequência de comportamento exigido foram de comunicação e assertividade, essas habilidades demandam situações ou momentos em que necessita do professor estabelecer contingências reforçadoras para o ensino, interagindo com o aluno de forma positiva, sabendo se expressar, ouvir, dar e receber elogios, concordar, discordar e emitir opiniões, elas também contribuem na expressão dos sentimentos positivos e negativos ao aluno.