Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Arquitetura escolar: a influência do ambiente de ensino na formação do estudante
    (2019) Baumgardt, Ana Paula; Ribeiro, Marla Simone Bueno
    O presente trabalho traz um pequeno histórico acerca da educação e quais foram os seus principais precursores. Aborda de forma sucinta a respeito de normativas para portadores de necessidades especiais e sobre a legislação para o desenvolvimento do projeto escolar. O objetivo principal do referido trabalho é a elaboração de um projeto de uma escola infantil, empregando o uso de materiais que proporcionem melhor conforto térmico, acústico e lumínico para os alunos. Características que associadas a pedagogia vygotskyana, sejam capazes de estimular a diversidade cultural, o desenvolvimento emocional e social do aluno. Promover a interação com o ambiente externo, incentivando o contato com a natureza, tendo como exemplo, o cultivo de alimentos orgânicos na horta. Sendo assim, o aluno possui maior autonomia, adquire suas próprias experiencias e assim desenvolve suas próprias indagações através das suas vivencias. Buscando de forma responsável e segura a melhor qualidade de vida para as crianças aliado a pedagogia.
  • Item
    Implantação de um (C.E.U) Centro Educacional Unificado na cidade de Sinop/MT para crianças e adolescentes
    (2019) Amaral, Gabriela Soares de Menezes do; Nachbar, Vanessa de Abreu
    Através do presente estudo, verificou-se a necessidades de implantar na cidade de Sinop-MT, um projeto educacional diferenciado, que possibilite melhor qualidade de ensino aos seus usuários. O C.E.U. (Centro de Educação Unificado), traz a proposta de equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental, com espaços para práticas esportivas, recreativas e culturais cotidianas que disponibiliza, aprendizado integral, e atividades complementares em um único local. É um projeto transformador e tem como finalidade, promover e integrar as crianças no ambiente cognitivo, desenvolver habilidades motoras e socioeducativas, diminuindo a exclusão social e cultural através de uma proposta de viabilidade política vivida nas regiões periféricas. Entre os objetivos propostos estão o de demostrar como as atividades empregadas podem influenciar no desenvolvimento de seus usuários através de espaços que proporcionem qualificação profissional para os adolescentes e oficinas lúdicas para as crianças, com intuído de criar uma edificação que abrange funcionalidade, conforto, sustentabilidade e acessibilidade. A pesquisa que fundamentou esse trabalho teve natureza básica, do tipo qualitativo, através de leituras de bibliografias existente, estudos de caso e coleta de dados através de questionários e entrevistas. Para implantação do centro foi escolhido um terreno localizado no bairro Maria Vidilina I, sendo que a inspiração para o partido arquitetônico foi o jogo tetris e lego, no qual as peças se encaixam e proporciona volumes com encaixes diferentes, além de trazer o colorido para o ambiente escolar deixando-o mais agradável. A edificação dessa unidade do C.E.U propõem arquitetura inclusiva, com atividades complementares no contra turno, atendendo também a comunidade, que poderá utilizar-se dos espaços recreativos nos finais de semana.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.