Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Seletividade alimentar em crianças com transtorno do Espectro Autista
    (2023-07) Ferreira, Emilly de Abreu; Breitenbach, Josilene Paganotto
    Nos últimos anos, o número de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) aumentou significativamente. A seletividade alimentar se destaca dos padrões comportamentais como um dos desafios mais importantes na nutrição de crianças autistas, o que pode afetar sua dieta. O objetivo geral desta revisão de literatura foi descrever a seletividade alimentar em crianças com o TEA; relatar a importância nutricional de qualidade para crianças; discorrer sobre os principais benefícios obtidos pela nutrição adequada neste período de vida e explanar sobre a alimentação adequada em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). A problematização levantada foi saber o que é seletividade alimentar em crianças que sofrem com o transtorno do espectro autista (TEA)? Este trabalho foi baseado em pesquisa bibliográfica, qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Foram utilizados artigos, revistas e monografias, publicados no período entre 2001 e 2023, em revistas online como SCIELO, Google acadêmico, Science.gov e outros. A conclusão da pesquisa é que o autismo é uma síndrome que pode prejudicar a interação social, a fala, a sensibilidade ao toque, além de causar seletividade e recusa alimentar. Além disso, o transtorno do espectro do autismo (TEA) não tem causa específica, mas está associado a diversos fatores como: fatores genéticos, ambientais e biológicos, e é diagnosticado por meio de avaliações clínicas e diversos exames para descartar outras doenças., para perceber diariamente a atitude dessas crianças autistas. Considerando o desafio de lidar com uma população que tem dificuldade de expressar emoções, de se envolver, de se comunicar com mudanças e com uma gama limitada de interesses, este estudo foi considerado adequado para mapear o que os nutricionistas estão desenvolvendo atualmente na nutrição e na educação.
  • Item
    A importância da Equipe Multidisciplinar na Inclusão do Autista: revisão sistemática
    (2021) Almeida, Eliane de; Grobe, Luana Fernanda Martins Oliveira; Ricci, Hebert
    Nesse estudo pretende-se enfatizar a temática, devido tratar de um assunto que ainda é muito discutido com intenso debates dentro da política social. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) acomoda uma inquietação do neurodesenvolvimento que afeta a influência mútua social, comunicação e comportamento identificado na maioria das vezes na criação. Tendo em vista as limitações decorrentes do TEA é importante enfatizar a importância da intervenção concretizada pela equipe de profissionais multidisciplinares com o foco na promoção da qualidade de vida, autonomia e socialização do autista. A identificação da classificação e diagnostico muitas vezes é tardio até mesmo falho pela própria família constituindo um desafio aos profissionais e a família. O objetivo é analisar as produções cientificas que abordam a importância da equipe multidisciplinar na inclusão do autista, reconhecendo as intervenções realizadas pela de enfermagem, e os desafios encontrados no processo. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática descritiva, utilizando como referencias artigos científicos, dissertações, e revistas com publicações de autores que estudam as questões referentes a inclusão do autista na área da saúde, com atuação dos serviços prestados pelo enfermeiro. Os resultados obtidos foram a partir da coleta de dados que gerou uma busca eletrônica nas plataformas específica da saúde. Por fim, a equipe multidisciplinar é essencial porque auxilia na interação social, ameniza os diversos sintomas e garante um melhor desenvolvimento das funções.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.