Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Análise de coberturas em estrutura metálica com diferentes tipos de geometria para um galpão comercial
    (2024-07) Lima, Nadla Silva; Rosas, Letícia Reis Batista
    Este trabalho investiga diferentes geometrias de coberturas metálicas para galpões comerciais, visando identificar a configuração mais eficiente em termos de consumo de aço. Foram analisados doze modelos de galpões, todos padronizados com 20 metros de largura e 40 metros de comprimento, utilizando perfis de aço formados a frio, seguindo as diretrizes da NBR 14762 (ABNT, 2010). As cargas atuantes nas estruturas foram calculadas seguindo as normas NBR 14762 (ABNT, 2010), NBR 6120 (ABNT, 2019) e NBR 6123 (ABNT, 1988), considerando peso próprio, peso das telhas, sobrecargas e forças devidas ao vento. O dimensionamento estrutural foi realizado com o software CypeCad, avaliando as geometrias com base no consumo de aço em kg/m² e verificando critérios de resistência e estabilidade, como resistência à tração, compressão, flexão, esforço cortante e flambagem. As geometrias analisadas incluíram diferentes distâncias entre banzos (0,5 m, 0,75 m e 1,0 m) e distâncias entre montantes (0,5 m e 0,7 m) para inclinações de 10% e 15%, totalizando doze geometrias analisadas. Os resultados indicaram que a geometria com banzos a 0,75 m e montantes a 0,7 m, com inclinação de 15%, apresentou o menor consumo de aço, demonstrando uma distribuição mais eficiente das cargas e menor consumo de material. Ao comparar as inclinações de 10% e 15%, observou-se que a inclinação maior tende a otimizar a utilização do aço, distribuindo melhor os esforços estruturais. Concluiu-se que a geometria com distância entre banzos de 0,75 m e distância entre montantes de 0,7 m, é a mais eficiente, resultando em uma construção mais econômica e segura.
  • Item
    Comparativo de tipologias estruturais para galpões industriais de uso geral compostos por perfis de aço formados a frio
    (2020) Demski, Eduarda Cristina; Miranda, Kelvin A. Figueredo
    Em decorrência do atual aquecimento na construção civil, mercados cada vez mais competitivo, causas como o custo e a rapidez de uma obra são aspectos decisivos, para a escolha de um modelo estrutural a ser utilizado. Atualmente no Brasil o interesse por sistemas construtivos em estruturas de aço é cada vez maior. Portanto, pesquisar modelos estruturais faz parte do escopo do engenheiro civil, a fim de buscar sempre soluções mais econômicas e que atendam com segurança. Com o auxílio de um programa computacional, o mCalc3D, foi realizado a análise e dimensionamento de três modelos estruturais, para diferentes tipos de vãos livres. Os modelos estruturais considerados foram treliça em arco, treliça de banzos paralelos e treliça trapezoidal e os vãos adotados foram de 15 metros, 20 metros, 25 metros, 30 metros, 40 metros e 50 metros. A partir dessas análises, observou-se nas treliças de banzos paralelos um consumo de aço menor em relação aos demais modelos e que as treliças trapezoidais transmitem menores reações horizontais para os pilares.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.