Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Dimensionamento de estruturas de madeira para telhados: estudo de caso
    (2022-12) Persch, Franciele Aline; Rosas, Leticia R. Batista
    Ao longo do tempo o homem vem aprimorando a maneira de construir. Naconstrução civil, o uso da madeira é tradição na construção de estruturas de telhados, sendo aforma construtiva mais convencional, além de possuir um grande contingente de mão de obraespecializada. Dado este fato, os sistemas de cobertura possuem função de proteção àsintempéries aos usuários de uma edificação, além de proporcionar conforto acústico e térmico.Da perspectiva arquitetônica, os telhados contribuem com a aparência estética da edificação,onde as estruturas de coberturas hoje em dia são verdadeiras obras de arte, devido aos seusformatos cada vez mais exuberantes, que exigem ao máximo da estrutura. Além do mais, novasespécies vêm sendo empregados para produção de madeiras, bem como seus os componentesvêm sendo produzidos em laboratórios. Neste contexto, este estudo busca dimensionar umaestrutura de madeira para a execução de elemento estruturais de cobertura de uma edificação.Para tal, foi utilizada uma madeira de resistência de 40 MPa, sendo dimensionada segundo oscritérios das ABNT NBR 7190/1997 e ABNT NBR 6123/2013. A residência possui umacobertura com área de 73,13 m², duas quedas de água inclinadas em 10%. Para odimensionamento, foram utilizados os softwares AutoCAD, Ftool e Visual Ventos. Pode-seconcluir que a terça de seção 7,5 x 10 cm atende a todas as solicitações de dimensionamento danorma. Da mesma maneira, para a treliça, as seções de 7,5 x 10 cm e 7,5 x 7,5 cm atenderamsatisfatoriamente os requisitos da ABNT NBR 7190/1997.
  • Item
    Avaliação do sistema de drenagem urbana localizado em um cruzamento do município de Sorriso-MT
    (2022-12) Pavan, Caroline Grigoletto; Farto, Paula Janaina Souza
    O desenvolvimento habitacional vem crescendo muito ao longo dos anos, porém,alguns municípios acabam não estruturando adequadamente seus sistemas de drenagem deáguas pluviais. Desta forma, o meio ambiente e a população sofrem com diversos impactos,como enchentes e inundações em diversos pontos nas cidades, resultado da falta deplanejamento ou erro de projeto/execução. Sendo assim, estudos sobre planejamento paraatender a padrões físicos, técnicos, econômicos, institucionais, sociais e ambientais sãoindispensáveis antes de se iniciar a execução uma obra de drenagem. Dado estes fatos, oobjetivo desse trabalho é estudar, analisar, identificar as causas e recomendar mudanças paraevitar o problema de acúmulo de água em um ponto crítico, tendo por base o projeto do bairroMorada do Sol na cidade de Sorriso/MT. Desta forma foi analisado o projeto base e foivistoriada a tubulação receptora das vazões de escoamento superficial. Sendo assim, foidesenvolvido um novo projeto de drenagem pluvial a fim de dimensionar as tubulaçõesconforme as demandas e normas vigentes. Em suma, pode-se concluir que para a vazão máximacalculada de 0,143 m³/s, é necessária uma tubulação de 0,8 m de diâmetro, que é capaz de escoara água de escoamento superficial em 2,24 minutos pelos 135,5 m de extensão do trecho dagaleria.
  • Item
    Desenvolvimento de uma planilha automatizada para o calculo de dimensionamento de fundações rasas do tipo sapatas isoladas rígidas
    (2020) Poletto, Matheus; Miranda, Kelvim Antonio Figueredo de
    Atualmente, há a necessidade de agilizar inúmeros processos de um determinado serviço dentro da engenharia, o cálculo do dimensionamento de uma sapata é um desses processos, e a utilização de software é cada vez mais essencial para automatizar os mesmos. Em projetos onde se utilizam fundações rasas, uma das etapas seria calcular essas fundações, de forma que elas suportem todas as solicitações, porém, para um mesmo projeto, há diferentes cargas que são solicitadas, e para cada uma delas será necessário dimensionar uma sapata diferente. Com isso, foi desenvolvido uma proposta de uma planilha automatizada para o cálculo do dimensionamento de sapatas isoladas, onde só seria necessário inserir apenas dados inicias. A mesma é baseada em uma metodologia de cálculo, e utiliza sequências de fórmulas para chegar nos resultados finais, onde o usuário poderá obter de uma forma rápida, simplificada e eficaz. A planilha passou por um processo de avaliação por meio de um formulário online, e após isso, foi possível verificar que a mesma foi bem avaliada pelo público alvo.
  • Item
    Análise comparativa de custo entre fundação do tipo radier e sapata corrida para residência unifamiliar
    (2020) Jarschel, Jaqueline Rodrigues; Tonial, Thiago Mantovani
    No campo da construção civil, o estudo do solo é elemento fundamental para a execução de qualquer tipo de obra, visto que o conhecimento das características do solo possibilita o correto dimensionamento das cargas atuantes sobre a estrutura da edificação. Tais cargas são direcionadas às fundações que, por sua vez, são transferidas ao solo. As fundações são classificadas em superficiais ou profundas e o que determinará o uso entre uma ou outra será o resultado da análise de solo e demais estudos realizados previamente. Este trabalho buscou avaliar as características construtivas de obras que utilizaram radiers e sapatas, subtipos que compõem o conjunto das fundações rasas, comparando suas aplicações. Serão analisados as condições e os estudos que influenciaram na escolha do uso do radier, em detrimento das sapatas, em uma obra residencial em Sinop/MT, incluindo os custos de implementação e mão de obra. Observou-se que o tipo radier vem se mostrando economicamente viável, considerando ser uma fundação de maior facilidade de execução e seus custos considerados inferiores comparados com a sapata corrida, fatores que tornam o uso deste tipo de fundação mais atrativo para empresas que atuam na construção civil.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.