Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Lombalgia ocupacional associada aos ricos ergonômicos do fisioterapeuta atuante em unidade de terapia intensiva
    (2023) Passini, Gustavo; Santos, Reurison Fernandes Bertolino dos
    A Lombalgia Ocupacional é entendida como dor ou tensão muscular localizada abaixo da margem inferior das costas e acima das pregas infraglúteas, adquirida pelo trabalhador em razão da sua atividade profissional, se enquadrando como um Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) que são descritos como um processo crônico-degenerativo e psicossocial. A estimativa conforme a Organização Mundial de Saúde é que 65 a 80% da população possui ou em algum momento da vida possuirá um quadro clínico de dor lombar. O Fisioterapeuta é um dos profissionais que integra a equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um dos mais acometido por lombalgias devido aos riscos ergonômicos de sua atividade. O presente estudo tem como objetivo mostrar a prevalência e incidências de lombalgias em Fisioterapeutas que atuam em UTI, associado aos riscos ergonômicos desse profissional, para isso foi realizado uma revisão de literatura elaborada a partir do gênero literário relacionado ao tema principal, onde foi utilizando como banco de dados SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e Google acadêmico, além de revisão de estudos, materiais teóricos como revistas, jornais, publicações periódicas entre outros sobre o respectivo assunto. Onde observou-se elevada prevalência de desconforto musculoesquelético em fisioterapeutas, sendo a região lombar a mais acometida, devido a técnicas manuais que necessitam de força para manipular paciente, condutas que geram sobrecargas em musculatura e articulações além de desconforto proveniente do mau posicionamento diante a realização de certas manobras como as transferências de pacientes, mudanças de decúbitos, flexão e rotação do tronco com ou sem sobrecarga de peso associada, levantamento de peso e posturas estáticas por longo tempo.
  • Item
    Influência ergonômica na produtividade de uma metalúrgica no município de SInop-MT
    (2019) Gardim, Giliene de Souza Pereira; Limper, Patricia
    A ergonomia trabalha com a relação das atividades humanas, suas consequências e a busca constante por melhores condições de trabalho. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é analisar a influência da ergonomia na produtividade dos colaboradores de uma indústria metalúrgica do município de Sinop/MT, avaliando como é a ergonomia no ambiente de trabalho da empresa, apresentar os pontos considerados causadores de doenças e/ ou acidentes de trabalho. A empresa analisada foi uma Metalúrgica localizada no Município de Sinop, que oferece serviços em diversos tipos de obras, sendo elas de pequeno, médio e grande porte, além de prestar serviços nas cidades vizinhas. Mediante a análise dos resultados, comprovou-se que a empresa possui uma certa preocupação com os trabalhadores e preza pelo bem-estar, e que os colaboradores estão satisfeitos e motivados com as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho. O que pode ser recomendado é, a realização de exercícios laborais antes do início das atividades, para amenizar os desconfortos que os funcionários sentem nos braços e pescoço. Verifica-se também diante dos resultados, que a produtividade da empresa não está sendo afetada por questões ergonômicas.
  • Item
    Importância da fisioterapia ergonômica na melhora da qualidade de vida do trabalhador no setor de estoque
    (2018) Vilalva, Wendell Oliveski; Figueiredo Neto, Ênio
    Este estudo tem como objetivo verificar a importância da contribuição da Fisioterapia Ergonômica para cada colaborador, sua particularidade em seu trabalho como armazenista de uma empresa do segmento de distribuição de alimentos localizado na cidade de Sinop / Mato Grosso. Enfatizando a importância da intervenção do Fisioterapeuta no ambiente de trabalho, onde o objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida, a saúde e contribuir para um espaço ergonomicamente correto, evitando possíveis lesões, desconforto, patologias e acidentes.
  • Item
    A importância do conhecimento da ergonomia nas empresas de pequeno e médio porte
    (2018) Correa, Lohanny Carolina K; Palmier, Talicia; FIGUEIREDO NETO, Enio Figueiredo
    Visa-se, nesta pesquisa, a evidenciar a importância do fisioterapeuta nas empresas de pequeno e médio porte. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com leituras da base de dados Scielo e Google acadêmico, com critérios selecionados em artigos científicos publicados entre o ano de 2000 a 2017. Foram abordados temas como: regulamentação da NR17, do Ministério do Trabalho e Emprego e o que empresas de pequeno e médio porte podem oferecer aos seus colaboradores; a inserção do fisioterapeuta do trabalho, prevenindo lesões de LER e DORT. Sendo assim, se as empresas contratarem o profissional fisioterapêutico, ele irá atuar nas prevenções de lesões, a empresa obterá maiores lucros e terá menos afastamentos de seus colaboradores.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.