Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Arquitetura escolar: a influência do ambiente de ensino na formação do estudante
    (2019) Baumgardt, Ana Paula; Ribeiro, Marla Simone Bueno
    O presente trabalho traz um pequeno histórico acerca da educação e quais foram os seus principais precursores. Aborda de forma sucinta a respeito de normativas para portadores de necessidades especiais e sobre a legislação para o desenvolvimento do projeto escolar. O objetivo principal do referido trabalho é a elaboração de um projeto de uma escola infantil, empregando o uso de materiais que proporcionem melhor conforto térmico, acústico e lumínico para os alunos. Características que associadas a pedagogia vygotskyana, sejam capazes de estimular a diversidade cultural, o desenvolvimento emocional e social do aluno. Promover a interação com o ambiente externo, incentivando o contato com a natureza, tendo como exemplo, o cultivo de alimentos orgânicos na horta. Sendo assim, o aluno possui maior autonomia, adquire suas próprias experiencias e assim desenvolve suas próprias indagações através das suas vivencias. Buscando de forma responsável e segura a melhor qualidade de vida para as crianças aliado a pedagogia.
  • Item
    Altas habilidades e superdotação: um estudo de caso
    (2022) Defáveri, Helga Strital; Bertoco, Carla Florido
    O presente trabalho apresenta informações pertinentes sobre as Altas Habilidades e Superdotação. Se propõe a elencar métodos e técnicas para que familiares e demais envolvidos consigam identificar essas crianças com mais precisão, minimizando assim o sofrimento imputado a eles. A inclusão escolar é um assunto debatido em todo mundo, este tema está presente nas propostas políticas a nível nacional e internacional e é muito mais abrangente do que apenas implementar programas, políticas e estratégias, pois é imprescindível que a escola faça parte dessas mudanças, se adaptando as características e necessidades desses alunos. Objetiva-se reforçar a necessidade de aprofundar os estudos acerca das AH/SD elucidando com clareza seu conceito, como o papel da família é fundamental no desenvolvimento dessa criança e como a escola inclui esses indivíduos, apresentando o valor do psicólogo nesse contexto. Para tanto será realizada uma pesquisa qualitativa, o período de publicação do material consultado engloba alguns periódicos pontuais de 1979, 1992 e 1995, sendo o restante a partir do ano 2001, computando 61 em seu total. Terá como base um estudo de caso, que trará os caminhos e processos percorridos pela família desde as primeiras observações. Para esse fim utilizou-se como abordagem teórica a Terapia Cognitivo Comportamental. Ao término deste estudo comprovou-se a eficácia da TCC para a regulação emocional, para o perfeccionismo excessivo e uma melhora expressiva da flexibilidade cognitiva, todas características de Altas Habilidades e Superdotação.
  • Item
    Importância da análise do comportamento aplicada para crianças autistas nas escolas
    (2021) Sousa, Keila Menezes de; Bertocco, Carla Florido
    Este trabalho objetivou elucidar sobre a importância da Análise do Comportamento Aplicada às crianças autistas nas escolas. As dificuldades e desafios enfrentados pela criança autista e pelos professores dentro da sala de aula são diversos e a Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência com princípios e procedimentos com o propósito de investigar e analisar o comportamento humano, modificar comportamentos, bem como ampliar esse repertório se necessário. É considerada uma das mais eficazes para o tratamento de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista, sendo importante seu conhecimento e aplicação por quem faz parte da rotina de uma criança autista. A elaboração do presente trabalho foi realizada mediante uma revisão bibliográfica com finalidades exploratórias sobre a temática principal. Assim, foi possível compreender que o entendimento sobre a ciência ABA, por parte dos profissionais da educação, auxilia de forma significativa no processo de desenvolvimento da criança autista, tanto na área pedagógica quanto em outras áreas de sua vida.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.