Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Influencia do estresse no comportamento alimentar: uma revisão de literatura
    (2022-07) Oliveira, Priscila Pereira de Araujo; Ávila, Thiago Pereira
    Atualmente observa-se que a população cada vez mais tem sofrido com a exaustão na qual tem ocasiona problemas psíquicos que contribuí para estímulos como estresse ansiedade a longo prazo propiciando cansaço, desanimo e mudanças comportamentais, que induz a ingestão de alimentos palatáveis compulsivamente e consequentemente contribuindo para o ganho de peso e prejuízos para a saúde humana. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa com intuito de compreender a influência do estresse no comportamento alimentar e suas consequências na saúde humana. Métodos: Procedeu-se buscas com os seguintes descritores: O estresse e sua influência no comportamento alimentar, fisiologia do hipotálamo, estresse e obesidade, fome emocional e física, consequências da obesidade na saúde humana. O fundamento da busca bibliográfica primordiais foram analisadas em estudos iniciais até nos dias atuais, a revisão da literatura foi realizada nas seguintes bases de dados: Artigos científicos fornecido por bibliotecas eletrônicas google acadêmico, scielo, pub Med, e livros, para a inclusão dos artigos utilizou-se os idiomas: português, inglês delimitando-se entre os anos de 2016 a 2020, realizados com seres humanos disponíveis completos e relacionado ao tema e exclusão trabalhos vagos e não confiável estudos feitos com animais como camundongos Resultado: Uma grande partes dos artigos evidenciou a grande influência na qual se dá a preferência por alimentos palatáveis por consequência do estresse e ansiedade que estimula o comer emocional. Conclusões: Portanto tendo visto o aumento dos números de casos de pessoas com estresse e a possível relação entre as mudanças dos comportamentos alimentares, consequentemente promovendo o ganho de peso. Compreende-se que a alimentação não se limita a alimentação, inclui um conjunto de fatores como sociais e pessoais, fatores internos e externos, causado por problemas psicológicos emocionais, sociais e ambientais.
  • Item
    Massoterapia aplicada no tratamento do estresse
    (2021) Lima, Ivanete; Moresco, Brennda Valeria
    O estudo traz consigo, uma profunda pesquisa a respeito da eficácia e aplicação no tratamento do estresse, por meio de procedimentos de massoterapia. Isto se torna de extrema relevância, uma vez que o estresse é uma das doenças que mais acometem a população de grandes centros urbanos, a qual surgiu com as mais diversas mudanças globais na sociedade e na rotina dos seres humanos. O estresse por si só, é um problema extremante grave a saúde dos seres humanos, e o mesmo pode ser desencadeador de novas doenças, bem como problemas de relações sociais. A massoterapia, é um conjunto de procedimentos manuais não invasivos ao corpo humano, constituídos de diversas massagens, que promovem o estimulo psicofisiológico, e por sua vez, propicia a melhora de problemas de saúde, tais como o estresse. A massoterapia possui uma grande abrangência e por isso discute-se a importância de ser realizada por profissionais competentes e capacitados, além das técnicas mais adequadas para que o tratamento possua a melhor eficácia possível. O estudo tem como referência, diversas revisões bibliográficas temporais, e por meio destas, produz-se argumentos científicos, os quais evidenciam a veracidade nos tratamentos do estresse, por meio de massagens. Este estudo, tem como objetivo conhecer a real eficácia no tratamento do estresse, por meio dos procedimentos massoterapêuticos e conhecer os principais benefícios desta intervenção.
  • Item
    Aromaterapia como recurso na redução do estresse em profissionais de saúde
    (2023) Busin, Ana Beatriz Verneke; Santos, Vanessa Gisele Dos
    Tendo em vista que a forma de reagir e lidar com as emoções define a qualidade de saúde mental, problemas como o estresse, ocasiona vários problemas mentais e físicos gerando agravos na vida pessoal e profissional. Os profissionais de saúde têm maior facilidade de desenvolver estresse elevado, devido a exposição de fatores estressores, na qual impacta negativamente a saúde mental e física do indivíduo. O presente estudo trata sobre como os profissionais de saúde possam lidar com o estresse de forma alternativa, a fim de apresentar em evidências científicas apontadas na literatura sobre aromaterapia como recurso na redução do estresse em profissionais de saúde. Para tanto, foi necessário abordar sobre os estágios do estresse e como o organismo reage, identificar as principais causas e fatores estressores originados no trabalho da área de saúde, e apontar as consequências do agravamento do estado emocional e físico do indivíduo causado pelo estresse. Realizou-se, então, uma pesquisa de revisão de literatura, aplicando métodos de inclusão de materiais publicados entre os anos de 2015 à 2022. Diante disso, verificou-se que a aromaterapia é eficaz contra o estresse, por proporcionar efeitos terapêuticos como relaxamento, calmante, sedativo, nas quais são essenciais para a redução e até mesmo extinguir o estresse. Embora o uso de medicamentos seja necessário para vários tratamentos, observa-se que o uso prolongado pode gerar abstinência, assim como dependência física e química, ao contrário da aromaterapia, que além de ter efeitos contrários aos que foram expostos, trata o organismo como um todo, a fim de proporcionar, de maneira natural, reflexos positivos da saúde desses profissionais.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.