Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Centro cultural: espaço de integração e conhecimento artístico em Sinop - MT
    (2023) Mello, Luna Heloisa de; Marques, Pedro Henrique
    O presente trabalho tem como finalidade propor a implantação de um Centro Cultural: Espaço de Integração e Conhecimento Artístico em Sinop-MT, que possibilitará o desenvolvimento de relações sociais e a identidade cultural, a disseminação e a preservação da cultura e a valorização do aprendizado. A proposta do tema, baseada nos estudos realizados, procurará facilitar o acesso à informação sobre a cultura, as tradições e os costumes regionais, além de incentivar o conhecimento e as relações entre as pessoas, por meio do convívio social. Para isso, é essencial que o centro cultural esteja sempre buscando retratar a cultura no tempo em que esta é modificada, para corresponder às experiências e as novas culturas que surgirem. Diante disso, o projeto proposto sugere a criação de espaços multifuncionais com cafés, salas de exposição, oficinas e jardins, para desenvolver a conexão entre as pessoas e o ambiente. Este estudo fundamentou-se em métodos de pesquisa bibliográfica, documental, em estudos de caso e entrevista semiestruturada, para o entendimento essencial das áreas culturais.
  • Item
    A influência do Instagram na identidade de adolescentes
    (2022) Casagrande, Eduardo Marcelo; Fortes, Tatiane Favarin Rech
    A identidade é um conceito de difícil definição, sendo geralmente relacionado com a resposta da pergunta “Quem é você?”. A identidade é definida de maneira social sempre em relação a outros indivíduos ou outros grupos, além disso a identidade também sofre constantes transformações ou metamorfoses. Este estudo busca relacionar o uso de redes sociais, em especial o Instagram, com mudanças na identidade. Para isto foram realizados um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo acerca do tema, primeiramente definindo o conceito de identidade e como ela se transforma, os efeitos das redes sociais e outras mídias globalizantes na identidade de seus usuários e, finalmente, como os adolescentes fazem uso destas redes sociais e sua percepção sobre este uso. Este trabalho buscou aprofundar a compreensão da comunidade psicológica acerca dos efeitos do uso das redes sociais, em especial do uso do Instagram por adolescentes de 15 a 17 anos, observando como a sua identidade pode ser influenciada pelo uso desta rede social, sob uma perspectiva da psicologia social. A partir da aplicação de um questionário semiaberto, procuramos conhecer os hábitos de uso do aplicativo Instagram e as percepções dos participantes sobre como suas identidades são afetadas pela rede social. Concluímos que a plataforma promove a criação de personas online e hábitos de interação e consumo de conteúdos, porém chegamos à conclusão de que estas mudanças não estão relacionadas à plataforma em si, mas aos próprios modos de criação e representação de personagens, como apresentados pela teoria da identidade em psicologia social.
  • Item
    Processos psicológicos e desenvolvimento do senso de identidade em pessoas acometidas por TEA - Transtorno do Espectro do Autista
    (2021) Conti, Emilia; Florido, Carla
    O desenvolvimento do senso de identidade e autopercepção é um processo natural do ser humano saudável, o que ocorre na medida em que as estruturas neurofisiológicas se especializam e amadurecem, ao passo em que o indivíduo se relaciona e aprende com o meio social. Porém, os indivíduos acometidos por um Transtorno do Espectro do Autismo sofrem alterações nesse desenvolvimento neurofisiológico, além de possuírem dificuldades de interação social, o que é algo extremamente importante, principalmente nos primeiros anos de vida. Os diferentes graus de severidade em que são classificados os Transtornos do Espectro do Autismo ditam os níveis de desenvolvimento dos processos psicológicos básicos, em conjunto com a qualidade de estímulos positivos recebidos do ambiente que atuam sobre o sujeito durante a formação da sua identidade. Compreender o desenvolvimento da autopercepção do TEA é um dos passos mais significativos para a atuação terapêutica bemsucedida, pois seu desenvolvimento depende diretamente da dinâmica de estímulos do meio em relação ao seu nível de capacidade cognitiva, de sua capacidade de execução de processos psicológicos básicos e grau de severidade do transtorno que o acomete.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.