Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Análise comparativa entre diferentes soluções para coberturas de edificação residencial no município de Sinop-MT
    (2022-12) Santos, Willy Ricardo Matos; Scariot, Kenia Araujo de Lima
    As construções estão em constante evolução, Questões como distanciamento entreterças, inclinação do telhado, isolamento térmico e questões estruturais nem sempre sãoexecutados por profissionais gabaritados para o serviço. Estruturas de madeira ou metálicasrealizadas em obras residenciais, constantemente são executadas por pessoas que não possuemum grau de conhecimento técnico suficiente para elaboração dos projetos. Essa deficiênciatécnica pode ocasionar sérios danos a estrutura, tornando-a susceptível a falhas, gerandoprejuízos econômicos. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a viabilidade econômica deestruturas metálicas e madeira comparando o tipo de cobrimento empregado nas mesmas,seguindo as normativas técnicas exigidas para cada sistema. A pesquisa foi feita através de doismodelos estruturais de madeira e dois modelos de estrutura metálica, onde cada modelo recebeudois tipos de cobrimento, podendo assim constatar que os modelos estruturais que receberamas de telhas em fibrocimento ou termoacústica possuem uma estrutura menos onerosa, pois astelhas são mais leves, exigindo menos da estrutura se tornando mais barata.
  • Item
    Dimensionamento de estruturas de madeira para telhados: estudo de caso
    (2022-12) Persch, Franciele Aline; Rosas, Leticia R. Batista
    Ao longo do tempo o homem vem aprimorando a maneira de construir. Naconstrução civil, o uso da madeira é tradição na construção de estruturas de telhados, sendo aforma construtiva mais convencional, além de possuir um grande contingente de mão de obraespecializada. Dado este fato, os sistemas de cobertura possuem função de proteção àsintempéries aos usuários de uma edificação, além de proporcionar conforto acústico e térmico.Da perspectiva arquitetônica, os telhados contribuem com a aparência estética da edificação,onde as estruturas de coberturas hoje em dia são verdadeiras obras de arte, devido aos seusformatos cada vez mais exuberantes, que exigem ao máximo da estrutura. Além do mais, novasespécies vêm sendo empregados para produção de madeiras, bem como seus os componentesvêm sendo produzidos em laboratórios. Neste contexto, este estudo busca dimensionar umaestrutura de madeira para a execução de elemento estruturais de cobertura de uma edificação.Para tal, foi utilizada uma madeira de resistência de 40 MPa, sendo dimensionada segundo oscritérios das ABNT NBR 7190/1997 e ABNT NBR 6123/2013. A residência possui umacobertura com área de 73,13 m², duas quedas de água inclinadas em 10%. Para odimensionamento, foram utilizados os softwares AutoCAD, Ftool e Visual Ventos. Pode-seconcluir que a terça de seção 7,5 x 10 cm atende a todas as solicitações de dimensionamento danorma. Da mesma maneira, para a treliça, as seções de 7,5 x 10 cm e 7,5 x 7,5 cm atenderamsatisfatoriamente os requisitos da ABNT NBR 7190/1997.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.