Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    O efeito do microagulhamento em cicatriz de acne
    (2023-07) Silva, Sonia Maria Oliveira e; Fontes, Wdisson Cleber da Costa
    A acne é uma condição comum observada em até 80% dos jovens e em cinco por cento dos adultos mais velhos. Em alguns pacientes, a resposta inflamatória grave resulta em alteração textural na derme superficial e profunda, levando a cicatrizes pós-acne. Diferentes termos e técnicas cirúrgicas têm sido utilizados para descrever os tipos de acne e para melhorar a aparência da cicatrização. Diferentes sistemas de classificação de complexidades variadas foram introduzidos para classificar cicatrizes atróficas pós-acne em muitos tipos morfológicos. No entanto, o sistema mais básico e prático classifica as cicatrizes atróficas pós-acne nos seguintes três tipos principais: 1) elevadas, 2) distróficas e 3) rebaixadas. É comum que os pacientes tenham mais de um tipo de cicatriz. Vários métodos, incluindo preparações tópicas, dermoabrasão, resurfacing a laser, excisão por punção, elevação por punção, incisão subcutânea, peelings químicos, enxerto dérmico e preenchimentos, bem como transferência de gordura, implantação de colágeno autólogo e fibroblastos autólogos cultivados e expandidos, tratamento focal com ácido tricloroacético e microagulhamento cutâneo (automatizado ou dermaroller) têm sido usados para tratar cicatrizes pós-acne por meio do aprimoramento de proteínas da matriz extracelular dérmica. Pensa-se que as agulhas quebram feixes de colágeno na camada superficial da derme que são responsáveis por cicatrizes com subsequente indução de mais colágeno imediatamente sob a epiderme. Atualmente é usado na arte cosmética para tratar várias condições da pele, como distúrbios pigmentares, rugas, cicatrizes atróficas pósacne, cicatrizes relacionadas a queimaduras e poros grandes e também faz parte da terapia de Indução Percutânea de Colágeno (ICP). A técnica envolve perfurar a pele várias vezes usando agulhas, uma arma de tatuagem ou rolo.
  • Item
    Microagulhamento e radiofrequência no rejuvenescimento facial
    (2021) Seefeldt, Sueli Cristina; Gois, Monica Teixeira
    O envelhecimento é um processo que faz parte da vida de todos os seres humanos, o mesmo ocorre de forma natural e é inevitável. Porém há pessoas que se preocupam demais com a aparência e recorrem aos mais variados tratamentos estéticos, para poder retardar o máximo possível este processo. Dentre os vários tratamentos e aparelhos existentes na área da estética, o presente estudo tem como objetivo, trazer informações relevantes sobre o uso do microagulhamento e da radiofrequência no rejuvenescimento facial. São procedimentos que tem como função tratar rugas, linhas de expressão, cicatrizes e flacidez. O microagulhamento estimula a síntese natural de colágeno e a radiofrequência remodela as fibras de colágeno. O colágeno, é uma das proteínas mais abundantes no corpo humano, porém com o passar dos anos, vai ocorrendo modificações em suas propriedades e diminuindo cada vez mais a sua produção, necessitando assim, de meios para estimular a sua formação. Em suma, pode-se verificar, que tanto o microagulhamento como a radiofrequência, melhoram aspectos relacionados ao envelhecimento e ajudam a prevenir o mesmo.
  • Item
    Os benefícios do microagulhamento para tratamento de cicatrizes de acne
    (2022) Silva, Jhenifer dos Santos Lima; Dalmolin, Rafaela
    A pele é o maior órgão do corpo humano formado por uma diversidade de tecidos unidos. A mesma possui funções como excreção de toxinas, barreira contra agentes externos, termorreguladora, capacidade de se renovar e regenerar. A pele pode sofrer algumas disfunções, uma delas é a acne, patologia que acomete grande parte da população sendo mais comum em adolescentes, podendo também afetar adultos. A acne é uma doença inflamatória crônica que ocorre na unidade pilosebácea, causada pela hiperplasia sebácea, colonização por Propionbacterium acnes, alterações na queratinização folicular e libertação de mediadores inflamatórios. A acne pode deixar cicatrizes na pele do indivíduo, a cicatriz é um processo natural da pele onde o tecido lesionado será substituído por um tecido normal, existirão vários fatores que contribuirão para o aspecto final da pele. O presente trabalho foi uma revisão de literatura que teve como objetivo apresentar a eficácia do microagulhamento no tratamento de cicatrizes de acne. O microagulhamento é um procedimento que vem sendo bastante procurado por ser um procedimento minimamente invasivo com resultados satisfatórios, então conclui-se que o microagulhamento é um tratamento muito eficaz para tratar essas cicatrizes e que trará resultados satisfatório.
  • Item
    Microagulhamento e Vitamina C associados no tratamento de cicatrizes de acne
    (2022) Leichtweis, Emily Apolonia; Góis, Mônica Teixeira
    As cicatrizes de acne são sequelas oriundas de acnes não tratadas, acometem grande parte da população. Porém, atualmente o mercado estético conta com diversos procedimentos que podem ser utilizados para o tratamento das cicatrizes. O microagulhamento associado a vitamina C apresenta resultados positivos, possibilitando melhorar o aspecto da pele dos pacientes. Trata-se de um procediemento, cuja lesão estimula a formação das fibras de colágeno e eslastina. O mesmo não apresenta contra indicações para os diferentes tipos de pele e não afasta os pacientes de suas atividades diarias. O colágeno é uma das protéinas mais abundantes no corpo humano, e o estímulo causado pelo microagulhamento, proporciona a remodelação das fibras que irão melhorar o aspecto das cicatrizes pós acne. A vitamina C atua como um grande fator de hidratação cutânea, favorecendo o aumento da formação dessas fibras no tecido cutâneo. Em suma, o microagulhamento associado a técnica de Drug delivery com a vitamina C, melhoram a aparência de cicatrizes de acne atavés da síntese de colágeno e elastina. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de artigos cientificos. O objetivo, é apresentar as consequênicas causadas pela acne e cicatrizes e ressalatar a eficiência do microagulhamento com vitamina C, para tratar as cicatrizes. Portando, conclui-se que o microagulhamento associado a vitamina C, apresenta resultados positivos, possibilitando melhorar o aspecto da pele dos pacientes.
  • Item
    Efeitos do microagulhamento no tratamento do envelhecimento associado com fator de crescimento
    (2018) GolombieskiI, Elci Marisa; Carvalho, Thaisa Talita
    O envelhecimento é um processo que atinge a todos, levando à diminuição da produção dos fibroblastos, que são responsáveis pela proteína de colágeno e elastina. A procura por tratamentos com rápida recuperação vem crescendo para que assim os indivíduos possam voltar a suas atividades normais, o microagulhamento é uma proposta de tratamento minimamente invasivo, tendo como principal função a estimulação de colágeno, consequentemente a minimização dos sinais de envelhecimento. A associação dos fatores de crescimento garantem resultados mais eficazes pois atuam na proliferação, crescimento, sobrevivência e migração das células. Esse tratamento pode ser realizado por profissionais da área da estética, quando o objetivo for a estimulação da produção de colágeno. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia do microagulhamento associado com o fator de crescimento no tratamento do envelhecimento cutâneo. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado pesquisa de campo, exploratória com abordagem qualitativa, visando aprofundar conhecimentos sobre a técnica e produzir novas informações relevante sobre o tema. Dos quatros voluntários submetidos ao tratamento obteve-se resultados satisfatórios, observando melhoras significativas nas linhas de expressão, rugas, textura e brilho da pele, sendo assim uma ótima opção de tratamento para o rejuvenescimento da pele.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.