Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Os beneficios da corrida de rua para o tratamento de transtorno de ansiedade em mulheres
    (2023-12) Cruz, Janaina Lisboa da; Martini, Árthur Galvão
    O objetivo geral deste projeto é apresentar os benefícios da prática de corrida de rua no desenvolvimento do tratamento de transtorno de ansiedade em mulheres e a importância do tratamento adequado, visando conhecer e apresentar os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade em mulheres. Objetiva-se também identificar os efeitos fisiológicos e psicológicos que a corrida de rua promove no tratamento do transtorno de ansiedade, para assim compreender se a corrida de rua traz benefícios para o tratamento da ansiedade. Essa prática esportiva é de grande valor para a promoção da saúde mental, ao qual associa uma prática comportamental de fácil acesso a sociedade, pois necessita de baixo investimento financeiro para praticá-la. Esses resultados positivos são tão efetivos quanto os ansiolíticos e antidepressivos, sem as implicações dos efeitos adversos dos medicamentos. Além da eficácia, mantendo essa prática com constância com a frequência ideal e acompanhamento com um profissional capacitado, os efeitos adquiridos continuam sendo produzidos.
  • Item
    A comunicação no instagram feita pelas digitais influencers de Sinop/MT
    (2020) Casagrande, Simone de Souza; Costa, Débora Pereira Lucas
    O presente trabalho propõe identificar o formato de comunicação de quatro influenciadoras digitais, moradoras de Sinop. E, para que isso tivesse excito foi aplicada a análise de conteúdo durante a pesquisa. O estudo foi feito com base nos perfis utilizados por elas na rede social Instagram e em entrevistas realizadas via chamada de vídeo, pelo aplicativo WhatsApp. No decorrer do trabalho, percebeu-se que três das influenciadoras adotaram o próprio estilo para influenciar pessoas, levando para as telinhas suas particularidades. E, que apenas uma delas trabalha suas performances em inspirações de influenciadoras renomadas nesta plataforma, porém, mantém sua essência nas publicações. Por fim, acredita-se que o novo formato de comunicação utilizado o Instagram está em frequente oscilação e se renova a todo tempo, dando a oportunidade ser quem quiser, dentro de uma rede social, porque no final das contas o importante é conquistar um público fiel e crescente.
  • Item
    Impactos psicológicos e comportamentais ocasionados pela violência sexual em mulheres jovens
    (2020) Tolentino, Milena Peixoto; Ferreira, Simone
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa, que foi realizada com acadêmicas de uma Universidade privada. Apresenta uma discussão sobre os impactos psicológicos e comportamentais ocasionados pela violência sexual em mulheres jovens, e tem o objetivo geral de identificar tais impactos e as estratégias de tratamentos que os psicólogos utilizam no apoio a essas mulheres. Outros objetivos que norteiam esta pesquisa são: analisar os aspectos emocionais de mulheres jovens, vítimas de violência sexual, envolvidas no processo de tratamento psicológico; observar como o manejo psicológico traz benefícios para as mulheres violentadas. As principais referências utilizadas neste estudo são provenientes do trabalho de autores como: Beck (2013); Coelho, Silva e Lindner (2014); Casique e Furegato (2006); Filho (2002); Oliveira (2005); Sant’Anna e Baima (2008); Silva e Vasgotello (2017); Porto (2006); e Huçulak (2017). A violência contra a mulher nunca esteve tão evidente quanto nos dias atuais, principalmente devido à luta de gênero e a busca por igualdades sociais. O reflexo das violências contra a mulher, principalmente a violência e a agressão de cunho sexual, são de fato preocupante, englobando todas as áreas da vida pessoal da vítima. Assim, a psicologia, como a ciência que estuda a mente, o comportamento e as emoções humanas, pode auxiliar na compreensão dessas consequências e chegar aos fatores que as causam. Para isso, o presente trabalho visa explorar um pouco mais desse assunto através da coleta de dados direto da fonte. Portanto, trata-se de uma pesquisa de campo, que apresenta caráter exploratório, buscando a coleta de dados primários relacionados ao panorama atual do tema do trabalho, com a finalidade de conseguir informações, explanar dados e discuti-los, comparando-os com os dados secundários presentes na revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada com uma amostra específica de quatro mulheres, utilizando-se de um questionário semiestruturado com caráter qualitativo. Verificou-se, a partir do questionário respondido pelas participantes, que os objetivos da pesquisa foram alcançados. Foi possível identificar os impactos psicológicos e comportamentais na vida dessas jovens mulheres que sofreram abusos sexuais, sendo assim, pode-se afirmar que as sequelas deixadas pela violência sexual são preocupantes e, como se pode observar através dos relatos das entrevistadas, tais sequelas envolvem não apenas queixas e sintomas físicos, mas também danos psicológicos e sociais. Apenas duas de quatro hipóteses foram confirmadas. Por fim, notou-se os efeitos benéficos que a psicoterapia teve sobre essas mulheres, bem como a importância do acompanhamento psicológico que tiveram; um trabalho voltado a aliviar o sofrimento e dar uma melhor qualidade de vida às vítimas de violência sexual.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.