Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Centro de socialização para crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Sinop - MT
    (2025-06) Dantas, Vitória Ferreira; Andrade, Joice Marquioro
    Este trabalho tem como propósito apresentar como um centro de socialização voltado para crianças autistas pode contribuir para a aceitação e o acolhimento deste grupo. Nesse sentido, a integração entre arquitetura e inclusão visa agregar valor à cidade de Sinop e promover, assim, a conscientização e a valorização das potencialidades locais. Foram abordadas a história e a definição do autismo, além dos desafios enfrentados por essa população, bem como a maneira pela qual a arquitetura pode auxiliar na mitigação dossintomas do transtorno. Pretende-se reunir um conjunto de experiências e opiniões com o intuito de desenvolver um projeto que atenda a todas as particularidades do espectro autista. Para tanto, foram realizadas pesquisas em diversas fontes, incluindo sites especializados, revistas científicas e artigos acadêmicos, além da aplicação de um questionário que aborda o método qualitativo e quantitativo destinado a colher relatos de indivíduos que convivem ou possuem experiência com pessoas autistas.
  • Item
    Proposta de implantação de um centro dia para população idosa no município de Sinop - MT
    (2025-06) Cocatto, Pietra Tainara; Schmitt, Andressa Candido
    Centros Dia para idosos são espaços voltados a oferecer apoio social e cuidados especializados diários para idosos que necessitam de assistência, mas que podem retornar para suas residências à noite. O presente trabalho teve como objetivo, utilizar a arquitetura como forma de garantir uma edificação que atenda as demandas específicas de Centros Dia, bem como as necessidades espaciais do usuário idoso. A metodologia incluiu uma revisão de literatura sobre Centros Dia, direitos dos idosos, acessibilidade e neuroarquitetura, visando entender como a arquitetura pode contribuir em proporcionar uma edificação adequada para atender as demandas da população idosa. Também foram realizados estudos de caso de edificações semelhantes, com fins de embasamento para o futuro projeto que será desenvolvido. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo por meio de questionário online, com o intuito de visualizar se o município apresenta demanda para a implantação de um Centro Dia, e se havia interesse da comunidade por este tipo de edificação. Os resultados reforçaram a necessidade de um espaço que ofereça atividades terapêuticas e de socialização voltado para o público idoso no município de Sinop-MT.
  • Item
    Jardim e Memorial as vitimas da BR-163: a ressignificação do luto
    (2021) Macedo, Kethelyn Mayara da Silva; Carvalho, Marcos Fernandes de; Moreno, Lays Caroline
    A BR-163, que corta o Mato Grosso, detém boa parte dos índices de acidentes e fatalidades de trânsito do estado. Devido a isso, por muitos anos, ela foi apontada como uma das rodovias mais perigosas do Brasil. Considerada principal via de escoamento de toda produção agrícola estadual, seu cenário de violência é agravado pelo intenso fluxo de veículos de carga pesada, somado à imprudência e irresponsabilidade de condutores, produzindo um alto número de vítimas e mortes todos os anos. A morte é o destino inevitável do ser humano, sendo a sua única certeza. Mesmo assim, ela ainda é encarada como tabu nas sociedades ocidentais, sendo considerada um enigma que envolve crenças, sentimentos e até ciência. É responsável por desencadear o processo de luto, caracterizado pelas reações apresentadas diante de um rompimento significativo. A elaboração do luto deve levar a ressignificação da vinculação, de forma a transferir o elo emocional do objeto perdido para a memória, a fim de transformar a dor em saudade. Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir de pesquisas bibliográficas, os aspectos relacionados as ocorrências na rodovia, sendo eles vítimas e infraestrutura e, também, como o processo de elaboração do luto leva à sua ressignificação e de que maneira a neuroarquitetura e a psicologia ambiental podem influenciar no bem-estar humano, direcionando o entendimento das condutas pertinentes a concepção do anteprojeto de um jardim e memorial na cidade de Sinop/MT.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.