Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Atuação do fisioterapeuta no pós-operatório de ligamento cruzado anterior em atletas de futebol
    (2024-07) Santos, Daiane Lopes dos; Santos, Reurison Fernandes Bertolino dos
    São diversas as lesões que preocupam os jogadores de futebol, no entanto, as mais comuns são contusões, fraturas, tendinites, entorses e luxações. O papel do fisioterapeuta vai muito além do tratamento de lesões esportivas, envolvendo a compreensão e acompanhamento individual de cada paciente, bem como o desenvolvimento de um programa personalizado para prevenir futuras lesões. A fim de que o clube possa utilizar ao máximo este jogador e para que ele prossiga em sua carreira de maneira completa. A fisioterapia é uma parte essencial do sucesso pós-cirúrgico da cirurgia do LCA, pois é o Fisioterapeuta quem vai seguir e aplicar os protocolos para a redução de inchaço e edema do joelho e seguir protocolos para manter a mobilidade da patela, recuperar toda a ADM e o fortalecimento dos músculos isquiotibiais e do quadríceps. A maioria dos pacientes podem retornar a participação esportiva completa dentro de 9 à 12 meses, dependendo do progresso, força e mecânica do paciente. Com o objetivo de compreender o papel do Fisioterapeuta na recuperação de pacientes que realizaram a cirurgia de LCA, entender a anatomia do Joelho, revisar os mecanismos de lesões do LCA, descrever fases da reabilitação do pós-operatório e apontar o seu papel na reabilitação. No presente trabalho realizou-se uma revisão de literatura exploratória e qualitativa, entre agosto de 2023 há junho de 2024, analisando-se informações através de revisões de literaturas, utilizando como base de dados : Physiotherapy Evidence Database (PeDro), Scientific Eletronic Library (Scielo) e PubMed (National Library of Medicine), nos idiomas Português e Inglês, bem como sites de organizações ou instituições voltadas à pesquisa ou ao atendimento de atletas e pesquisa bibliográfica em artigos sobre o respectivo assunto. Para o desenvolvimento do trabalho os critérios utilizados serão tópicos relacionados a atuação do fisioterapeuta no pós-operatório de LCA em atletas de futebol. O Fisioterapeuta é o profissional mais capacitado para o desfecho satisfatório de uma reconstrução do ligamento cruzado anterior, visto que é responsável pelo programa de tratamento ideal para cada paciente e a atuação no pós imediato, até a liberação do atleta para o retorno mais seguro, mais rápido possível e com desempenho máximo do atleta, visto que a lesão de ligamento cruzado anterior é um problema de grande impacto, já que a articulação do joelho é uma das mais importantes do corpo, se faz necessária a busca por mais conhecimento nesta área através da realização de novas pesquisas sobre o referido tema.
  • Item
    Drenagem linfática manual no pós-operatório de abdominoplastia com associação de recursos tecnológicos
    (2022) Castro, Raquel Rocha de; Dalmolin, Rafaela
    A abdominoplastia é uma técnica que vem sendo muito utilizada em pacientes que não estão satisfeitas com o seu corpo, por não se encaixarem nos padrões de beleza impostos pela sociedade. A técnica consiste em retirar o excesso de tecido presente na região abdominal, onde está será escolhida de acordo com a necessidade do paciente. Durante o processo cirúrgico pode ocorrer o rompimento de vasos sanguíneos e linfáticos que podem levar a intercorrências como o seroma que é a mais comum, a infecção, a inflamação, o edema, a deiscência de feridas e os hematomas. No pré e pós-operatório o paciente é encaminhado para um esteticista, que fará um tratamento visando evitar as complicações e uma recuperação mais rápida. A drenagem linfática manual é empregado no tratamento por ser uma técnica que pode ser realizada no pós imediato da cirurgia, e ajuda na recuperação de várias intercorrências, mas deve ser feita com por profissional especializado pelo fato as manobras realizadas na drenagem clássica serão diferentes das realizadas em pacientes de abdominoplastia, também poderá ser feita a associação com recursos tecnológicos como o ultrassom, a radiofrequência, a crioterapia, a alta frequência e o laser de baixa potência. Esse trabalho tem como objetivo mostrar as vantagens da drenagem linfática manual, descrever as principais manobras utilizadas e a importância do esteticista no tratamento de pós-operatório de abdominoplastia. A metodologia empregada foi revisão de literatura, onde se utilizou de revistas, livros e artigos científicos para desenvolver esse estudo. Ressalta-se a importância de os profissionais sempre estarem buscando se especializarem para que possam proporcionar uma recuperação sem transtornos para seus pacientes.
  • Item
    Os benefícios da drenagem linfática manual em procedimentos pós- operatório de abdominoplastia
    (2018) Arruda, Rosilma De; Oliveira, Silmara Ap. Bonani de
    A abdominoplastia é a cirurgia plástica de remoção de pele e tecido adiposo da região do abdômen, um procedimento muito realizado nos últimos tempos, inclusive no Brasil. Este procedimento compromete os vasos, ocasionando a obstrução da circulação linfática, facilitando o surgimento de edemas, inchaço e dor, podendo até mesmo levar a uma trombose venosa. A drenagem linfática manual torna-se essencial na recuperação do paciente no pré e pós-operatório da cirurgia plástica de abdominoplastia. O objetivo deste trabalho foi o de destacar a importância do profissional graduado em Estética e Cosmética na realização da técnica de drenagem linfática manual no pré e pós-operatório de abdominoplastia, apresentando resultados satisfatórios como a diminuição do edema, melhora no hematoma, seroma e alívio da dor no processo de cicatrização, trazendo benefícios ao paciente; resultados alcançáveis quando o procedimento é realizado por profissional habilitado. O procedimento metodológico deste trabalho constituiu-se a partir da realização da coleta de dados literários em sites como Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico (Scholar), a partir de artigos de Monografias e TCCs com recorte temporal entre 2001 a 2017.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.