Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Baixo consumo de vitaminas antioxidantes e intervenção cosmética nos sinais do envelhecimento cutâneo: uma breve revisão
    (2021) Piva, Wemily Conceição; Navarini, Isabella Carolina F.
    O envelhecimento cutâneo é um processo inevitável ao qual todos estão sujeitos, considerando que os sinais deste processo começam a surgir a partir dos 30 anos de idade e geram incômodos às pessoas. Apesar de ser uma decorrência natural da passagem do tempo no organismo, há alguns fatores que agravam esses sinais como a má alimentação e o baixo consumo de vitaminas antioxidantes, formação dos radicais livres, exposição solar desprotegida, ingestão de álcool e consumo de tabaco, os quais comprometem a anatomia das estruturas e, consequentemente, interferem na funcionalidade deste órgão, provocando uma série de alterações. Contudo, quando há um equilíbrio entre o corpo e estes fatores mencionados, o corpo tende a se manter mais estável e retardar algumas perdas de propriedades, sendo a principal delas, a elasticidade; além da ingestão de alimentos ricos em substâncias antioxidantes, outros meios podem ser utilizados para a prevenção e tratamento destas alterações através dos cosméticos. Os cosméticos são produtos capazes de atuar na limpeza, melhoria da aparência e correção de odores corporais sem alterar sua integridade física e funcional, são produtos formados por um veículo e princípios ativos que atuam de formas específicas de acordo com sua finalidade. Com objetivo de evidenciar as causas, aspectos e característica e como as vitaminas podem amenizar estes sinais, a partir de uma revisão bibliográfica exploratório e qualitativa sobre o tema abordado. No decorrer deste trabalho constatou-se que as vitaminas são benéficas e auxiliam no combate do envelhecimento.
  • Item
    A importância dos procedimentos estéticos na autoestima da mulher
    (2021) Lima, Micaele Betin de; Moresco, Brennda Valéria
    A autoestima é um fator que tem o poder de abrir ou fechar portas na vida das mulheres. Muitas delas, se não a maioria, possui algum tipo de disfunção, a qual afeta a qualidade de vida, amor próprio, rendimento pessoal, social e profissional. Dentre essas disfunções estão acne, a qual se divide em cinco diferentes graus, envelhecimento, melasma, celulite e gordura localizada. O objetivo desse estudo é apresentar as formas como os procedimentos estéticos podem melhorar a autoestima das mulheres, frizar as disfunções mais comuns e tratamentos quue podem ser realizados para melhorar a vida de cada uma.O papel do esteticista é trabalhar em função de trazer melhoria para a vida de cada mulher, solucionando e tratando as disfunções que elas possuem. Dentro das normas de biossegurança, o profissional possui um leque de procedimentos que são eficazes em cada questão. Foram pesquisados tratamentos comprovados através de artigos científicos, os quais pudessem ser realizados dentro da profissão de estética e que fossem eficazes nas questões apresentadas. A pesquisa realizada foi bibliográfica qualitativa, exploratória e descritiva. Os procedimentos encontrados foram, peeling químico, realizado através de diferentes tipos de ácidos, cada um cabível a determinada questão. Para a gordura localizada, eletrolipoforese é um dos procedimentos utilizados, além da radiofrequência, corrente russa e ultrassom, os quais também são esficazes no tratamento da flacidez. para disfunções que requerem renovação celular o microagulhamento é um dos procedimentos mais utilizados, podendo ser associado com ativos que visam melhorar os resultados posteriores. Como multifuncional se encontra a luz intensa pulsada, realizado através de uma luz policromática, procedimento esse que que trata diversas das disfunções no meio estético. Lesões vasculares, estrias, olheiras, cicatrizes, melasma e acne, além de realizar epilação e rejuvenescimento não ablativo, sem causar lesões na pele. Considerando toda essa diversidade de soluções e opções de tratamentos, fica claro que os procedimentos estéticos, realizados por profissionais capacitados, tem o poder de devolver a autoestima e satisfação de cada mulher.
  • Item
    Tratamentos estéticos usados para flacidez tissular: uma revisão
    (2021) Silva, Marcielli Guarnieri da; Moresco, Brennda Valeria
    O presente trabalho tem por propósito apresentar os principais aspectos fisiológicos da pele, descrevendo-os e pautando sobre a importância de cada uma das partes, bem como explicar sobre fatores biológicos que levam a pele dos indivíduos a perder sua elasticidade e colágeno, tornando-a flácida. Tais fatores podem ser intrínsecos e estarem relacionados à senescência, onde a pele passa a perder a capacidade de produzir fibras de colágeno e elastina com a mesma frequência da infância e juventude, outro fator dessa categoria é a genética da pessoa que influencia na flacidez. Entre os fatores extrínsecos podem estar associados maus hábitos alimentares, tabagismo e exposição inadequada aos raios ultravioletas. Desse modo, o objetivo deste trabalho é discorrer sobre tais causas e as técnicas da estética que podem contribuir para melhorar aspectos de flacidez em pacientes acometidos. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, onde plataformas como Scielo, PubMed e Google School foram base para encontrar textos científicos que abordam a temática. Portanto, neste trabalho são apresentadas informações sobre a pele e as inovações no campo da estética e cosmetologia que podem ajudar a minimizar pacientes que apresentam flacidez.
  • Item
    Nível de conhecimento dos clientes da clínica de estética quanto à importância do uso do protetor solar.
    (2018) Pires, Carla Franciélle Antunes; Dresch, Aline
    A pele é a maior parte do corpo humano, sendo constituída por várias camadas como a epiderme, derme e hipoderme, ou seja, essas três subcamadas compõe a pele. É um orgão que necessita de cuidados para não ocorrerem danos à sua estrutura, entre eles, a utilização do protetor solar, que evita lesões estéticas; já no tocante à saúde, importante evitar contínuo contato com as radiações UVA e UVB, pois as intercorrências causadas pelas radiações vêm crescendo consideravelmente dia após dia, justificado pela falta de conhecimento e inexpressivos hábitos de prevenção contra os raios solares, entre eles, a insuficiente utilização do protetor solar. Neste sentido, este trabalho apresentou, como objetivo, apontar os malefícios do não uso do protetor solar e identificar qual o nível de conhecimento das entrevistadas acerca do assunto. Esta pesquisa adotou como metodologia, a pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem quali-quantitativa, através de questionários aplicados às clientes da Clínica de Estética e Cosmética da Faculdade Fasipe. Constatou-se que as participantes não têm muito conhecimento relacionado, além de não fazerem o uso do protetor; e as que são adeptas fazem o uso incorreto, não alcançando total eficácia. Concluiu-se pela necessidade de promoção de mais informações para tornar o uso do protetor solar um hábito diário, de prevenção e proteção da pele, importante tanto os aspectos estéticos quanto os de saúde, vez que suas consequências são sérias, exigindo intervenção para alteração de conduta quanto ao uso de protetor solar.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.