Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Autismo na escola: os desafios dos professores de escolas públicas e particulares
    (2022) Mariano, Julieny Quaglia; Florido, Carla
    A inclusão da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista vai além da matrícula na escola regular. A inclusão é a adaptação do ambiente, profissionais e material, para assim o discente se sentir pertencente a instituição escolar. Quando a inclusão ocorre verdadeiramente, ela resulta em benefícios para a criança com diagnóstico, auxilia na sua interação com o meio, o cognitivo é desenvolvido, a coordenação motora e todos os processos de ensino, bem como gera aprendizado para toda equipe educacional. Esse estudo teve por objetivo verificar as lacunas enfrentadas pelos docentes, no processo de inclusão de crianças diagnosticadas com TEA, em escolas regulares, públicas e particulares de Sinop-MT. O trabalho foi realizado por livros e artigos de 1997 devido à história do Autismo até 2020, durante março, abril e maio do ano de 2022 e contou também com a coleta de dados primários, sendo aqueles obtidos diretamente do pesquisador com a utilização de seus devidos instrumentos e experiência. Essa pesquisa contou com 20 docentes, que atualmente trabalham com crianças diagnosticadas tanto no Ensino infantil e Fundamental. Os dados primários foram coletados, por meio de um questionário online, a pesquisadora entrou em contato com os professores via mensagem eletrônica e disponibilizou o link para responder questões objetivas. Esse questionário contou com o sigilo, não sendo necessário identificar o nome e escola em que trabalha, visando à ética profissional. Ao final da pesquisa foi possível perceber que as lacunas apresentadas pelos docentes na promoção da inclusão são diversas, os dados obtidos na pesquisa de campo se similiarizam com as teorias estudas.
  • Item
    Habilidades sociais educativas em professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas
    (2020) Lima, Jabner Gonçalves de; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
    As habilidades sociais compreendem o repertório comportamental que o indivíduo conseguirá utilizar nas suas relações sociais, contribuindo de forma positiva para os relacionamentos na vida interpessoal, já as habilidades sociais educativas correspondem ao repertório comportamental que sustenta o desempenho das vivências e experiências no contexto da aprendizagem. Justifica-se a relevância do tema, devido à necessidade de compreensão da importância das habilidades sociais educacionais presentes em professores do Ensino Fundamental Público e Privado, pois um repertório comportamental desenvolvido, poderá favorecer o docente a lidar com as demandas expressas no ambiente educacional, possibilitando um desempenho favorável no rendimento escolar do aluno e favorecendo as relações socioemocionais entre professor e aluno. O objetivo da pesquisa, foi de reconhecer as habilidades sociais educativas nos docentes da primeira etapa do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Privadas do município de Sinop-MT, através da mensuração das HSE. A natureza da pesquisa foi constituída como básica, de abordagem quantitativa e de objetivo descritivo. Foi realizado a aplicação do instrumento via remotamente, Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores, em sua versão auto aplicada, disponibilizado o acesso via link que direcionava a plataforma googleforms, com 26 perguntas. Teve a participação de 44 professores, de 6 escolas, sendo 3 públicas e 3 privadas, na qual cada escola permitiu a avaliação entre aproximadamente 10 professores do ensino fundamental da primeira fase, do 1º ao 5º Ano. Através dos dados coletados pode-se evidenciar a importância das habilidades sociais educativas dentro do contexto escolar e confirmar as hipóteses mencionadas no estudo. As habilidades que obtiveram uma alta frequência de comportamento exigido foram de comunicação e assertividade, essas habilidades demandam situações ou momentos em que necessita do professor estabelecer contingências reforçadoras para o ensino, interagindo com o aluno de forma positiva, sabendo se expressar, ouvir, dar e receber elogios, concordar, discordar e emitir opiniões, elas também contribuem na expressão dos sentimentos positivos e negativos ao aluno.
  • Item
    Índice de incidência da Síndrome de Burnout em professores de 1° ao 5° ano das escolas municipais de ensino básico de Sinop-MT
    (2018) Martins, Rannielle Maria Sousa; Silva, Silvia Maria
    O estudo em questão tem como objetivo geral investigar a incidência da Síndrome de Burnout em professores de 1° ao 5° ano do ensino básico de instituições municipais de Sinop-MT e, como objetivos específicos, investigar o perfil sócio familiar, econômico e profissional dos participantes da pesquisa e avaliar a frequência dos três fatores que compõem o constructo síndrome de Burnout: exaustão emocional, despersonalização e sentimentos de reduzida realização profissional. Foram avaliados 39 profissionais do ensino básico em escolas municipais de Sinop-MT. Utilizou-se, nesta pesquisa, dois instrumentos: Questionário sociodemográfico e profissional, contendo dados como identificação, gênero, faixa etária, grau de escolaridade e condição socioeconômica e profissional e o inventário Maslach Burnout Inventory (MBI) versão em português, que avalia a Síndrome de Burnout, a qual se manifesta a partir de sintomas específicos e abrange as três dimensões da síndrome, sendo elas: a exaustão emocional, a despersonalização e sentimentos de reduzida realização profissional. Tendo em vista o resultado da pesquisa pode se observar que apesar dos professores se sentirem cansados e esgostados o seu nível de realização profissional aparece extremamente elevado.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.