Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Psicologia do esporte e sua baixa visibilidade frente a saude mental dos atletas no futebol brasileiro
    (2023-12) Ferreira, Kamilla Correa; Martini, Árthur Galvão
    No esporte o futebol ocupa uma posição de destaque, ele integra a cultura, o cenário político e econômico do país. Sua relevância o coloca em evidência para que a psicologia do esporte possa visar os assuntos que o permeiam e trabalhá-los, rompendo paradigmas que a área da saúde mental acarreta, frente a algo tão significativo socialmente. Quando inserido nesse campo o psicólogo terá como papel procurar pelas variáveis psicológicas que estão afetando na boa performance do individual e coletivo desses jogadores, verificando as características que dizem respeito ao comportamento e ao emocional no meio esportivo, buscando compreender como questões psicológicas são capazes de influenciar diretamente o desenvolvimento do atleta e sua saúde mental. Sua manifestação no Brasil só foi reconhecida depois da configuração da Psicologia como Ciência e Profissão e a partir de João Carvalhaes que atuava como psicólogo do São Paulo Futebol Clube e obteve papel principal em declamar essa área de atuação. Este projeto visa se caracterizar por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa, tendo como embasamento artigos que referenciam e versam sobre a temática proposta. O trabalho busca contribuir com informações norteadoras para a Psicologia do Esporte, visando valorizar e colaborar com pesquisas futuras. O panorama atual da Psicologia do Esporte no Brasil é um pouco complicado, embora o desenvolvimento de materiais científicos sobre a Psicologia do Esporte tenha se ampliado, os transtornos psíquicos e o desempenho dos psicólogos enquanto profissionais da área ainda não são bem avaliados.
  • Item
    Psicologia do esporte: um levantamento dos fatores motivacionais relacionados a permanência e desistência da pratica de atividade física
    (2020) Minski, Kelli Cristina; Oliveira, Simone Ferreira de Sousa de
    O presente trabalho teve como principal objetivo identificar quais os fatores motivacionais relacionados à permanência e desistência de atividade física de alunos de uma academia em Sinop/MT. Discussões teóricas sobre a Psicologia do Esporte, qualidade de vida, atividade física e motivação formam a base deste nesse trabalho. Para o seu desenvolvimento, a autora utilizou a pesquisa de campo, no qual levantou dados importantes acerca da motivação dos entrevistados. O trabalho abordou algumas teorias da motivação e como elas influenciam nos resultados dos indivíduos que estão em busca de qualidade de vida através da atividade física. Por meio de um questionário foi possível, levantar dados acerca da motivação desses alunos e analisar quais os fatores que impactam positivamente e negativamente na vida dessas pessoas. Com os resultados dessa pesquisa, será possível que profissionais da Psicologia do Esporte possam criar mecanismo para trabalhar com esse público com o objetivo de contribuir para sua saúde física e mental.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.