Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

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    Aplicação de materiais asfálticos recapados de pavimentos flexíveis: estudo de caso
    (2022-12) Miranda, Josimar Martos; Matiazzi, Pedro
    No Brasil, os pavimentos flexíveis integram a maior parte da rede rodoviária, aqual grande parte, se encontra no fim de sua vida útil. Devido a isso, a reabilitação dessespavimentos é uma preocupação atual e onde a seleção do processo de reabilitação dopavimento é dada em função de aspectos técnicos, econômicos e ambientais. No que tange àreabilitação dos pavimentos rodoviários flexíveis, o método da reciclagem permite que osmateriais oriundos de camadas degradadas do pavimento sejam utilizados novamente nareabilitação deste ou de outros pavimentos. Desta forma, a reciclagem de pavimentos flexíveisé uma opção economicamente viável e diplomaticamente correta, devido a viabilizar oreaproveitamento dos elementos, por possibilitar menor extração de recursos naturais,diminuindo os gastos e os impactos ambientais. Diante disso, este estudo visa analisar asvantagens técnicas da reciclagem do material asfáltico deteriorado. Para tal, foram analisadosalguns estudos de caso em rodovias nacionais, com foco em um trecho da BR-163/364 nomunicípio de Jangada – MT, que foi contemplado com a primeira obra rodoviária feita comasfalto reciclado do Brasil. Assim, através de pesquisa bibliográfica foi possível compreendera justificativa da tecnologia de reciclagem adotada, bem como o diagnóstico do trecho algumtempo após a conclusão da obra. Desta forma, pode-se concluir que a adição de teores de 30%de material fresado pode causar uma economia de até 35% na proporção de ligante adicionadona mistura, aumento de rigidez, parcela elástica, módulo de resiliência e resistência a traçãoquando comparado a mistura de referência.
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    Caracterização de jazidas para a possível execução de subcamadas de pavimento localizado na MT - 206
    (2020) Silva, Dheyniffe Souza da; Reiner, Geigibel
    O estado do Mato Grosso e muitas outras regiões do Brasil ainda possuem diversas rodovias não pavimentadas que dificultam o fluxo rápido e seguro de veículos de um lugar ao outro. O pavimento é composto pelas camadas de revestimento, base, sub-base e subleito. Os materiais utilizados nesta composição devem ter as propriedades fundamentais para um bom desempenho do pavimento. Por outro lado, um grande número de jazidas no estado pode ser utilizado como matéria prima, para a construção da estrutura do pavimento, desde que possuam características necessárias para a implantação do pavimento. Sendo assim, este trabalho abordou um estudo de três jazidas localizadas próximas a MT-206 entre as cidades de Paranaíta e Apiacás, que poderão ser utilizadas como material pétreo, para a composição das camadas de um pavimento. Para que o material dessas jazidas seja empregado corretamente, foi realizado a caracterização e classificação dos solos de acordo com o método TRB (Transportation Research Board). Desta maneira, foram realizados os ensaios de Granulometria, Compactação, índice de Suporte Califórnia e Limites de consistência. Após realizados os ensaios foram concluídos que as jazidas J1 e J2 podem ser utilizadas como material nas camadas de subleito e sub-base, e a jazida J3 pode ser utilizada nas camadas de Base, sub-base e subleito por apresentar características que atendem as necessidades de cada camada. Para tanto, a metodologia percorrida trata-se da pesquisa de campo, em que os dados gerados foram analisados segundo o aporte teórico que ampara esta pesquisa. Sendo assim, este trabalho está divido em quatro seções. A primeira irá tratar do aporte teórico, que ampara este estudo. Na sequência, será apresentado os materiais e métodos, depois os resultados e discussão, por fim, a conclusão.
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    Sustentabilidade Aplicada à Construção Rodoviária: Reaproveitamento de Pneus
    (2022) Oliveira, Jeniffer Figueroa de; Azevedo, Stela Amanda S.
    As práticas sustentáveis têm feito parte dos debates e preocupações da sociedade contemporânea. Na indústria da construção civil não é diferente. A grande quantidade de resíduos e entulhos derivados das reformas e ou construções de edificações tem acarretado diversos problemas ambientais. Movidos por essas preocupações, além da insuficiência dos recursos naturais para atender à tamanha demanda da humanidade, assuntos com pautas sustentáveis passaram a ser discutidos com mais ênfase a partir dos anos 80 do século passado. A justificativa para a presente pesquisa bibliográfica se dá pelo uso de resíduos na pavimentação de rodovias com base nas necessidades crescentes de utilização de forma mais racional dos recursos disponíveis na natureza. Na construção civil contemporânea, uma das principais preocupações da engenharia deve ser a garantia de uma boa edificação. Dessa forma, é possível apresentar uma obra de pavimentação segura a partir de utilização de resíduos sólidos? No objetivo geral, se buscou: compreender com fundamentos em uma revisão literária o uso de resíduos sólidos em pavimentações asfálticas, enfocando nas metodologias utilizadas para cada espécie de resíduos, desempenhos e suas principais propriedades. Esse trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica. Descreveu-se nas seções de revisão bibliográficas desse trabalho a relevância do mesmo, mas também mostrou os impactos que esse setor provoca no meio ambiente, não apenas uma edificação em sim, mas todo o processo da cadeia produtiva, das indústrias correlatas da construção civil, sem esquecer de apresentar as sugestões para a redução desses impactos ambientais provocados pela implementação desses empreendimentos. Considera-se ainda que sua utilização na construção asfáltica gera economia por se tratar de um produto de reaproveitamento e por sua capacidade de resistência à ação do tempo.

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