Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Os impactos fisicos e psicossociais decorrentes do negligenciamento da sífilis masculina
    (2023-07) Baiocco, Alexya Pontes da Silva; Silva, Thaís Leal
    A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável causada por uma bactéria móvel chamada Treponema pallidum. A sífilis é uma doença que ocorre principalmente em homens, possuindo diversas formas de diagnóstico. O seu tratamento deve ser feito sob orientação médica, sendo importante seguir as instruções para garantir a eliminação da bactéria, mesmo que não haja sinais ou sintomas visíveis. O objetivo desse estudo foi avaliar as consequências físicas, psicológicas e sociais em indivíduos do sexo masculino portadores da bactéria Treponema pallidum. Dessa forma foi realizada uma revisão literária utilizando artigos publicados entre os anos de 2004 e 2023 pesquisados em bases de dados científicas utilizando as palavras-chaves: “sífilis”, “sífilis em homens”, “epidemiologia da sífilis”, “Treponema pallidum”. Para a análise de dados foram selecionados 10 artigos nos que avaliaram a sífilis na população masculina. Foi observado que a incidência da sífilis no sexo masculino é alta, principalmente em homens que fazem sexo com homens, e que estes não buscam por diagnóstico e tratamento nas unidades de saúde, contribuindo para a propagação da doença. É importante ressaltar que a sífilis é um assunto complicado, com diferentes valores individuais e interpretações culturais, dessa forma se faz necessário novas alternativas para ampliar a informação a respeito da sífilis e a adesão dos indivíduos do sexo masculino ao tratamento.
  • Item
    Sífilis: a epidemia do século XXI
    (2018) Souza, Gleiciane Ferreira de; Pegorete, Thayla Ribeiro
    A sífilis é uma doença que perdura ao longo dos séculos, datada de épocas que remetem a bíblia, a doença vem se expandindo e afetando milhares e milhares de pessoas em todo o mundo. Apesar de toda a evolução da ciência e o baixo custo do tratamento, a sífilis continua ainda hoje sendo um problema de saúde pública de difícil erradicação e controle. Justifica-se a escolha deste tema pelo fato da sífilis ser uma doença recorrente na população brasileira e que vem crescendo ao longo dos anos, apesar de todo o empenho das instituições de saúde para uma modificação desse quadro. Ademais, o enfermeiro tem um papel fundamental tanto no diagnóstico quanto no tratamento da doença, podendo atuar medidas de prevenção da transmissão e orientação à população. O presente trabalho tem como objetivo geral descrever a atuação do enfermeiro no diagnóstico e tratamento da Sífilis e objetivos específicos relatar o contexto histórico da Sífilis, demonstrar os dados epidemiológicos da Sífilis e citar as manifestações clínicas, os estágios, tratamentos e métodos de prevenção da sífilis, o trabalho foi realizado com base numa pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Concluiu-se através da realização deste trabalho que a sífilis é uma IST que ainda na atualidade causa grandes preocupações no que se refere à saúde pública brasileira, mesmo com todas as facilidades de informação, prevenção, diagnóstico e tratamento, fato que se evidencia através da análise dos dados epidemiológicos a cerca da doença no país. Ao profissional enfermeiro cabe a implementação de atividades educacionais e orientativas a fim de conscientizar a população em geral a cerca da prevenção da doença, além de realizar os testes diagnósticos da doença, encaminhar para confirmação laboratorial e realizar ações orientativas ao paciente diagnosticado.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.