Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    A criança autista dentro do sistema único de saúde: qual o direito da criança autista dentro do SUS?
    (2024-07) Carvalho, Caroline Mendes Jackson; Rojas, Eliane Aparecida Montanha
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade investigar através de estudos realizados por artigos, quais são os direitos dos usuários com Transtorno do Espectro Autistas dentro do Sistema Único de Saúde, direitos dos quais são garantidos por várias leis e políticas públicas. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema, por meio de pesquisas com as palavras-chave em artigos científicos, revistas online, Scielo e Pepsic. A pesquisa possui como objetivo apresentar o que é e como funciona o Sistema Único de Saúde e quais os direitos são regulamentados para os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conclui enfatizando a importância do diagnóstico nas crianças, no qual podem realizar terapias com a equipe e principalmente com o profissional da área de psicologia, entretanto, é de extrema importância a capacitação dos profissionais para que estejam preparados para trabalhar com esse público de maneira eficaz.
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    O papel do cirurgião dentista como promotor de saúde na atenção básica
    (2018) Sousa, Maria Kananda Alves de; Ferreira, Márcia Alves
    O Programa Saúde da Família (PSF) no Brasil foi criado em 1994 e somente 6 anos após foi inserida a equipe de Saúde Bucal. Com isto foi garantido o acesso às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, melhorando os índices epidemiológicos da saúde bucal da população. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura para conhecer o papel do Cirurgião-Dentista (CD) na Atenção Básica (AB). Observou-se que um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores da saúde pública é encontrar profissionais com perfil adequado para trabalhar no setor público, onde as ações ou atividades atribuídas ao CD devem ser norteadas pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre estas atribuições estão: o desenvolvimento de programas educativos e preventivos; o conhecimento do território de atuação e a compreensão da população adscrita; o entendimento da importância da interdisciplinaridade das equipes e a busca da sua prática no dia a dia. Estudos revisados consideram a prática da interdisciplinaridade um dos maiores desafios do CD no SUS, pois a Unidade Básica de Saúde (UBS) é composta por equipe multidisciplinar. Sendo assim, o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais de diferentes disciplinas, praticando a integralidade da atenção, é um dos principais meios para alcançar a meta desejada de proporcionar bem-estar físico, mental e social ao usuário. Sugerese que os cursos de graduação, além da capacitação técnica e cientifica, formem profissionais generalistas, com visão ampliada da clínica, que sejam humanistas, críticos e reflexivos, para atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, preparando-os para o trabalho no SUS.

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