Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Tanatologia: os desafios de falar sobre a morte como parte da vida
    (2022) Portes, Rosimeire Sementino; Ceribino, Márcia Cecília
    Este trabalho tem o objetivo de descrever as contribuições da formação mais aprofundada sobre a morte para o exercício profissional da Psicologia diante das situações vivenciadas sobre o tema. O enfoque desta pesquisa, além de se direcionar às reflexões sobre a morte, também destaca especificamente como profissionais da Psicologia lidam com o assunto, pois, estes estão constantemente em exposição com esse processo. A morte é estudada como parte do desenvolvimento humano e pelos estudiosos da Tanatologia, além disso, é vista nos processos de doença na área hospitalar e de desastres, ou ainda como possível processo decorrente de suicídio. Visto que o tema da morte tende a ser evitado na sociedade e, como reflexo, nas graduações e formações voltadas à saúde também é um assunto que, na maioria das vezes, não é aprofundado ou nem mesmo abordado como deveria. A metodologia deste estudo é de natureza bibliográfica narrativa exploratória e destaca a importância de aprofundamento sobre a morte na graduação como ferramenta para o seu enfrentamento como processo imodificável e do desenvolvimento humano. Os resultados indicaram que por mais que o tema da morte seja popular na literatura científica, principalmente quando se trata do acompanhamento de pessoas em estado terminais e enlutadas, são poucos os trabalhos científicos nessa área desenvolvidos no país.
  • Item
    A Tanatologia e seus efeitos jurídicos
    (2022) Cassol, Marcoaurélio Klein; Silva, Sonny Jacyntho Taborelli da
    Inicialmente destaca-se que, a tanatologia é a divisão da Medicina Legal onde se trata a compleição científica do óbito sobre todo seu entrelinhamento. Embora a morte seja algo que aconteça de forma não esperada, ela tem consequência jurídicas e de caráter social, mesmo ela sendo um enigma em algumas situações de complexo compreensão. A medicina forense estabelece o liame entre os fatos biológicos e as implicações jurídicas daí decorrentes. Afinal, esta é uma relação temporal entre origem e implicações. Tendo em mente que, as causas sempre precedem os resultados em ordem cronológica, focando em pontos diretos ao tema proposto. Há como foco principal trazer a tônica da tanatologia sob o eixo de reflexão, sendo, portanto, a conexão com o direito Civil Brasileiro, demostrando sua verossimilhança com o fenômeno que todo ser com vida está sentenciados, a morte, permitindo assim, um olhar profundo sobre como esse tema é tratado através do olhar da lei seca e pelas doutrinas que englobam a Tanatologia e o Código Civil Brasileiro de 2002; Nesse mesmo aspecto, será tratado neste presente trabalho a enorme implicação da Tanatologia como contorno para obter a justiça em casos jurídicos. O método empregado é o indutivo, com emprego do estudo bibliográfico. As implicações aspiradas foram no aspecto de que a Medicina Legal é uma seção imprescindível e altamente necessária para obter as respostas e, destarte, possui papel essencial como meio de possibilitar a Justiça. Outrossim, será analisado o direito sucessório brasileiro em casos de comoriência, trazendo aspectos em nosso ordenamento jurídico e como tem funcionado na prática jurídica e também explicar as consequências que o fator morte trás no campo jurídico nos casos onde há comoriência e sucessores entre si. Este estudo pretende ser apresentado por meio de pesquisa exploratória e descritiva, trazer à tona o enredo das ciências Forenses e o uso deste conhecimento como um método determinante. Não participa do intento deste presente trabalho de conclusão de curso dissecar por completo todo o assunto, devendo, no entanto, estabelecer um liame entre ciência e direito por caminho da base legal.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.