Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A toxoplasmose congênita: desinforção e agravos a saúde
    (2023-12) Siqueira, Josimeire da Silva; Silva, Thaís Leal
    A toxoplasmose é a zoonose mais comum no mundo que possui como hospedeiros definitivos os gatos. A infecção por esse protozoário ocorre através da ingestão de água e alimentos mal higienizados contaminados com oocistos, ingestão de leite cru contendo taquizoítos ou carne crua ou malcozida com a presença de bradizoítos. A grande preocupação dessa zoonose é que esse protozoário é capaz de atravessar a barreira transplacentária e infectar o feto. As consequências da transmissão transplacentária da toxoplasmose variam conforme o período gestacional. Os países da américa latina tem altos índices de proliferação da doença, o que deixa evidente a necessidade de maior orientação a população. É preocupante a falta ou a superficialidade da informação que é passada, principalmente para as gestantes. O objetivo desse estudo foi avaliar as consequências da toxoplasmose congênita e os impactos da desinformação à saúde. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo, realizada entre os anos de 2022 e 2023. Para sua realização foram utilizados livros e artigos científicos disponíveis nas seguintes plataformas de busca: Pubmed, Google acadêmico, Scielo, utilizando as palavras-chaves: Toxoplasmose, Toxoplasmose congênita, Epidemiologia e doenças congênitas. Estudos no Brasil mostram que o genótipo mais encontrado do T. gondii são as cepas atípicas do parasito que causam manifestações clinicas mais graves como: necrose, hidrocefalia, icterícia, lesões nos rins, pulmões, fígado, coração, pâncreas e, com maior acometimento nos olhos e sistema nervoso central. A saúde de uma gestante engloba a rede de apoio familiar da mãe e também, os cuidados dos profissionais da saúde, que tem o dever de orientar e conduzir o pré-natal de forma a fornecer informações sobre as doenças que podem acometer o feto, como a toxoplasmose. A condução do tratamento em gestante infectadas pelo parasito pode evitar a passagem transplacentária do T. gondii e reduzir as consequências da doença para o feto. Assim, se faz necessário melhorar os atendimentos em saúde e fornecer informações a população quanto a gravidade da doença, para que se possa melhorar a prevenção e fornecer qualidade de vida aos portadores da doença.
  • Item
    Toxoplasmose Congênita: diagnóstico e prevenção
    (2018) Morais, Tânia Evelin Gazzola; Furlanetto, Rosecler Canossa
    A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, sendo um protozoário que se dá origem a uma parasitose de ampla distribuição e com alta prevalência, podendo ser uma infecção assintomática. Ao infectar a gestante, pode ocorrer a passagem dos parasitos pela placenta causando a infecção, para o feto infectado pode ser fatal ou deixar sequelas graves, podendo ser assintomático ao nascer ou pode aparecer ao longo do seu desenvolvimento. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o diagnóstico do Toxoplasma gondii, esclarecendo as formas de prevenção da patologia considerando as técnicas e o tratamento em gestantes. O estudo apresentou a importância das medidas profiláticas na prevenção, reduzindo o risco da infecção congênita, pois em sua grande maioria é assintomática. Sua detecção é baseada na sorologia de rotina e na triagem sorológica no início do pré-natal onde são detectados os casos da infecção aguda. As gestantes são monitoradas sob as medidas profiláticas e o tratamento. Vários aspectos relacionados com o tratamento da toxoplasmose ainda é um assunto controverso. A patogenia da infecção pelo T. gondii não está suficientemente definitiva, não permitindo fixar normas quanto à posologia e à duração terapêutica.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.