Faculdade Fasipe Cuiabá
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Resultados da Pesquisa
Item Mãe solo com filho Autista: quem cuida daquela que cuida?(2023-12) Campos, Luciana Mara de Oliveira Palma; Vieira, Josê GuedesNo Brasil, é cada vez mais comum a realidade de famílias monoparentais chefiadas por mães solteiras. Essas famílias são compostas por mães e filhos, apresentando particularidades significativas, como a responsabilidade exclusiva da mãe em administrar o lar e cuidar dos filhos sem auxílio de um parceiro. Quando essa responsabilidade se une ao desafio de criar um filho com diagnóstico de autismo, as obrigações e preocupações se tornam ainda maiores e desafiadoras, exigindo assim, maior acompanhamento familiar. É fundamental que a sociedade reconheça e valorize o papel das mães solo que cuidam dos filhos autistas, oferecendo-lhe o apoio e suporte necessário. O objetivo deste estudo é conhecer as necessidades e os desafios enfrentados por mães solos que cuidam de filhos autistas, bem como as estratégias de apoio disponíveis para essas mulheres, a fim de identificar possíveis soluções para garantir o bemestar da mãe e do filho com autismo. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica de natureza descritiva e qualitativa. A revisão bibliográfica se baseia em consultas a autores que abordam temas relacionados ao assunto em questão. O caráter descritivo do estudo visa descrever as características de uma determinada população ou fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis analisadas. Quanto à abordagem qualitativa, busca compreender a complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos”. Tomando por base artigos que mostram a relevância científica do tema, pois, apesar de tratar-se de dois tópicos que tem apresentado elevado crescimento no Brasil: mães solo e autismo, pode-se observar que possuem poucos estudos na área, com carência de trabalhos correlacionados.Item TAG - transtorno de ansiedade generalizada sob a perspectiva da terapia cognitivo comportamental(2023-12) Souza, Jhuly Stephani Arruda de; Santana, Olga A. Leiva Cabelho deA terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem considerada por muitos estudiosos como uma das abordagens cognitivistas mais importantes. Pesquisas apontam que essa abordagem com ou sem utilização de fármacos é eficaz na redução dos sintomas e das taxas de recaída dos mais variados transtornos psicológicos. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é considerado um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação excessiva, é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns encontrados em clínicas, está associado a comorbidades relativamente altas e a vários níveis de sofrimentos pessoais e sociais. Sendo assim a escolha deste objeto de pesquisa surgiu da necessidade em falar-se deste assunto visto que, o TAG está se tornando cada vez mais comum em nosso meio social. O objetivo do presente estudo visa entender o que é o transtorno de ansiedade generalizada, como este pode afetar a saúde psicológica do(a) paciente, destacar a importância do tratamento e quais os impactos em sua vida e ainda abordar os métodos da terapia cognitivo comportamental para o tratamento deste transtorno. Visando a ampliação do conhecimento sobre este assunto foi utilizado como metodologia à pesquisa bibliográfica, em que foi feita uma seleção dos materiais considerados atuais e relevantes para a construção e desenvolvimento desta pesquisa, foi abordado ainda a eficácia do tratamento cognitivo comportamental para o TAG e os métodos que podem ser utilizados para este fim.