Psicologia
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Resultados da Pesquisa
Item Contribuições da neuropsicologia para favorecer melhor desempenho na atuação do professor de ensino fundamental pos-pandemia COVID-19(2022) Silva, Elizangela Brandão da; Ceribino, Márcia CecíliaEstudar sobre os benefícios da Neuropsicologia para a educação é fundamental e deveria ser uma preocupação de todos os professores. Esses profissionais têm enfrentando um grande desafio no ensino-aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental frente à nova realidade que o contexto da Pandemia Covid-19 resultou para a educação. A justificativa para a realização desta pesquisa considera que a Neuropsicologia vem crescendo na atuação da formação dos professores, pois sua importância é reconhecida por investigar as possíveis causas de baixo rendimento escolar no que se diz respeito ao processo de aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo foi o de compreender as contribuições que a Neuropsicologia pode oferecer ao professor do Ensino Fundamental. A revisão de literatura desta monografia apresenta as principais Teorias da Aprendizagem, definições da Neuropsicologia e Neuroeducação, funções da formação continuada e os desafios da Educação Pós-Pandemia de COVID-19. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória, com o intuito de confirmar a hipótese de que a formação continuada com base em Neuropsicologia possibilita aos professores, obter contribuições benéficas para o ensino/aprendizagem de crianças no retorno às aulas pós pandemia. Constatou-se que a Neuropsicologia é uma das áreas que contribui como ferramenta para avaliar e compreender os problemas dos alunos e assim facilitar este novo processo educacional, porém a literatura ainda é escassa sobre o tema.Item Home-Office, mudanças e adaptações: desafios enfrentados devido a pandemia de COVID-19(2022) Oliveira, Geici Dayane Wermuth de; Cesar, Ana Paula PereiraAntes da Pandemia da COVID-19 o mercado de trabalho já enfrentava desafios em se adaptar à era da tecnologia, à demanda de oferta e procura de profissionais, bem como de inovar na oferta de seus produtos e serviços. Com a Pandemia, outros desafios surgiram: fechamento de empresas, isolamento social, medo, insegurança, perdas, entre outros fatores que forçaram o indivíduo a se adaptar numa situação que não era esperada. Essas frequentes mudanças costumam trazer sofrimento, pois o processo de adaptação do indivíduo já tende a ser doloroso, e com a brusca notícia da Pandemia, esse processo precisou acontecer de maneira acelerada, o que causou grandes impactos, principalmente no ambiente corporativo. Por isso, o presente trabalho busca compreender o impacto da Pandemia COVID-19 no que diz respeito aos processos de mudança enfrentados pelos colaboradores, bem como as estratégias que esses profissionais buscaram para lidar com essa situação. A monografia trata-se de uma pesquisa de campo Qualitativa e apresentará tópicos sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho, processos de mudanças e quais os impactos que causam nos indivíduos, resistências as mudanças, importância da tecnologia para os profissionais. A parte qualitativa da pesquisa terá como base artigos disponibilizados no Scielo, Pepsic, como livros disponibilizados na biblioteca da Unifasipe. A pesquisa de campo foi aplicada em 18 pessoas de uma empresa do ramo de Agronegócios na cidade de Sinop/MT. Espera-se compreender como esses colaboradores lidaram com as mudanças apresentadas no período de Pandemia. Os resultados alcançados na pesquisa apresentaram que o trabalho em home-office possui um fundamental papel no momento presente e também futuro dentro das organizações, pois favorece diversos benefícios em relação à privacidade, produtividade e economia. Já os desafios que foram destacados, entre eles: falta de compreensão das pessoas de casa, realização de atividades domésticas durante horário de trabalho e trabalhar além do expediente, precisam ser revisados para tornar essa modalidade de trabalho cada vez mais eficaz.