Psicologia
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Item Violência Sexual na Infância: Caracterização de uma Prática Insolúvel no Desenvolver Saudável da Personalidade(2018) Martins, Lorena Sommerlatte; Fortes, Tatiane Favarin RechO presente trabalho teve como objetivo geral identificar se Violência Sexual na Infância pode acarretar danos na formação da personalidade da vítima. Sendo os objetivos específicos apontar as problemáticas mais recorrentes posterior a violência sexual em crianças, identificar a quantidade de casos de violência sexual infantil foram registrados no município de SinopMT, durante o ano de 2017, pesquisar se os casos de violência sexual contra crianças são em maiores índices no contexto intrafamiliar. Ressaltar o que deve ser feito após o conhecimento de um caso de violência sexual infantil. Trata-se de uma Pesquisa Documental Descritiva de natureza básica e caráter qualitativo e quantitativo. Para a construção da mesma os materiais mais utilizados foram livros encontrados na biblioteca da Faculdade Fasipe e artigos científicos disponibilizados no Google Acadêmico. Portanto, esta pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira se deu através do desenvolvimento das partes pré-textuais como Introdução, Problematização, Justificativa, Objetivos, Hipóteses, Procedimentos Metodológicos e Revisão de Literatura, e a segunda parte esteve pautada na coleta de documentos com índices que demonstraram a quantidade de casos de violência sexual infantil registrados no ano de 2017 no Município de Sinop- MT, e por fim as Considerações Finais da Pesquisa. É necessário salientar que os três órgãos institucionais que colaboraram com os índices foram o CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, a Delegacia de Polícia Civil e o Conselho Tutelar, em seguida realizou-se a análise e discussão de dados, ressaltando também os pontos mais relevantes descritos na Revisão de Literatura. Os resultados da pesquisa foram que: a violência sexual infantil no contexto intrafamiliar no Município de Sinop- MT em 2017, ocorreu com maior frequência, sendo que, dos 52 (Cinquenta e dois) casos registrados pela Delegacia 30 (Trinta) deles foram intrafamiliar. Somando os registros da delegacia, 52 (Cinquenta e dois) mais os do CREAS 77 (Setenta e sete) resultaram no total de 129 (Cento e vinte nove) casos de violência sexual infantil registrado em Sinop- MT durante 2017. Os registros do Conselho Tutelar foram constituídos por 68 (Sessenta e oito) casos, mas contabilizando crianças e adolescentes, o que impede de ser identificado a quantidade específica de crianças violentadas. Um dado importante identificado nos índices emitidos pelo Conselho Tutelar foram os registros de 500 casos de negligência durante 2017 em Sinop – MT, e isso constitui uma forma de violência sexual contra a criança. Sendo também confirmado pela Revisão de Literatura, que a violência sexual com crianças pode sim, resultar em diversos danos como: transtornos depressivos, e ansiosos, estresse pós-traumático, fobia social, transtornos alimentares, transtorno de conduta e personalidade, dificuldades em relacionamentos afetivos e sexuais. A vítima também pode desenvolver constantes interesses e comportamentos sexuais considerado anormal para sua idade.Item Proposta terapêutica preventiva junto à equipe profissional da unidade de terapia intensiva (UTI)(2018) Sateles, Vanessa Viecelli; Bertocco, Carla FloridoO objetivo deste estudo é descrever como o psicólogo, através de uma proposta terapêutica preventiva, pode contribuir com a saúde dos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva. O psicólogo no ambiente hospitalar, teve sua inserção por volta da década de 1950, sendo uma das alas de atuação a Unidade de Terapia Intensiva, que, no Brasil, surgiu na década de 70. Os intensivistas estão inseridos em um setor de grandes possibilidades de adoecimento, devido à sobrecarga laboral, encontrando dificuldades burocráticas como a falta de condições técnicas, de recursos materiais e humanos, favorecendo seu adoecimento. Desta forma, este estudo foi realizado, utilizando primeiramente uma pesquisa de campo com alguns intensivistas da cidade de Sinop / MT, e seguido de uma revisão bibliográfica, encontrando respaldo nos autores sobre o contexto. Assim, foi possível a identificação dos principais fatores causadores do estresse laboral. A inserção do psicólogo como coadjuvante da equipe profissional é de extrema importância para evitar o adoecimento da equipe e contribuir para a eficácia dos serviços prestados aos pacientes, familiares e a própria instituição. Deste modo, o referido estudo tem a acrescentar conhecimentos relevantes sobre os métodos utilizados para a prevenção do adoecimento laboral.Item Cirurgia de mamoplastia: insatisfação, sentimentos e autoestima(2018) Frubel, Vera Vianna; Bertocco, Carla FloridoAs mamas são muito importantes para as mulheres, elas são símbolos de maternidade, feminilidade, sexualidade e vaidade. Quando elas não estão da forma que a mulher deseja, isso causa sofrimento afetando seu estado mental e muitas vezes, só vai sentir-se bem novamente, quando fizer a intervenção cirúrgica deixando os seios do jeito que deseja. O presente estudo teve por objetivo caracterizar os aspectos, demonstrar quais os quadros emocionais, insatisfação e autoestima pelos seios presentes na concepção da imagem corporal de mulheres que fizeram o procedimento estético de mamoplastia para aumento das mesmas. Através desse estudo de campo que teve como ponto principal, investigar e identificar até que ponto a insatisfação e sentimentos e autoestima interferem na autoimagem das mulheres, fazendo com que opte pela decisão de fazer uma intervenção cirúrgica de mamoplastia, para recuperar a autoestima e se sentir empoderada, feliz e satisfeita com as mamas. Vivemos em um mundo globalizado onde a mídia e sociedade tem suas contribuições para a insatisfação da mulher com sua aparência física. Obteve-se com essa pesquisa dados relevantes, demonstrando que a autoestima das mulheres aumentou após a cirurgia, e que a principal insatisfação foi sobre o aspecto das mamas, pois a principal queixa é que eram pequenas e flácidas e isso causava sentimentos negativos e diminuía a autoestima.Item Os Impactos psicológicos do paciente com câncer sob os benefícios da Psico-Oncologia(2018) Cunha, Elaine Cristina; Prado, Rafael AlexandreA presente formulação científica teve como principal objetivo analisar sobre os impactos psicológicos em paciente com câncer percebendo os benefícios da Psico-Oncologia. Para que tal estudo fosse desenvolvido, a pesquisa foi estruturada por meio do método de natureza básica, com abordagem qualitativa, sob o ponto de vista exploratório, utilizando-se de um estudo de caso. O estudo também contou com conceitos de renomados autores que tratam sobre o assunto e que possibilitaram a formulação deste conhecimento. Para o desenvolvimento deste, foi apresentado os impactos psicológicos causados no ato do descobrimento e, posteriormente, durante o tratamento do câncer percebendo como o sofrimento pode ser minimizado através do atendimento psicológico específico, chamado de Psico-Oncologia. No decorrer do trabalho, preocupou-se em explanar sobre quais são os benefícios que a Psico-Oncologia proporciona aos indivíduos diagnosticados, tanto de forma preventiva, como em processos de adesão a tratamentos, em procedimentos pré ou pós cirúrgicos ou de recuperação. Além disso, também objetivou-se salientar sobre a importância do psicólogo no âmbito hospitalar. Foi revelado ainda, sobre o suporte psicológico, esclarecendo que este acontece focado no indivíduo e não em sua doença, visando a humanização, reestruturação e qualidade de vida do indivíduo diagnosticado. Por fim, contempla-se discussão fundamentado por estudo de caso, através da aplicação de um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, onde também foram consideradas para análise, as falas dos participantes durante o preenchimento do questionário, a fim de elencar informações importantes acerca da pesquisa proposta.Item Psicoterapia de grupo com crianças que apresentam comportamento agressivo: um estudo de caso(2018) Ferraz, Dainara Coelho; Bertocco, Carla FloridoO objetivo deste trabalho foi realizar um estudo no comportamento de um grupo de crianças com características agressivas e, desta forma, identificar os fatores que as leva a ativar a raiva. O atendimento aconteceu na clínica-escola da faculdade FASIPE, em um total de 12 sessões estruturadas, com foco em realizar uma psicoeducação sobre essas ações e proporcionar medidas, de modo a possibilitar a solução de seus problemas, reduzindo as respostas agressivas. Para isso, também foram realizadas sessões de orientações com os responsáveis, para que eles pudessem entender os problemas e auxiliar na manutenção de respostas positivas. Utilizou-se livros de histórias sobre os tipos de pensamentos, sentimentos, emoções e raiva, para que a psicoeducação pudesse ser realizada. Também foram utilizados materiais que auxiliam no entendimento de soluções de problemas para que, quando confrontados, saibam como lidar e também dinâmicas para o controle de raiva. Foi possível identificar os fatores que geram agressividade, os quais estão inseridos no contexto psicopatológico e ambiental. O trabalho de psicoeducação obteve respostas positivas, demonstrando a evolução das amostras, tanto quanto, a melhora na visão dos cuidadores em relação ao comportamento e a criança. Pode-se concluir, então, que um trabalho psicoeducativo, estruturado e com focos específicos dá possibilidade de intervenção, modificação e manutenção de comportamentos.Item Fatores de risco para depressão pós-parto(2018) Rossato, Sílvia Regina Grando; Bertocco, Carla FloridoO presente estudo tem como escopo, investigar fatores de risco relacionados à depressão pósparto. Fatores físicos, emocionais e de estilo de vida podem influenciar de alguma forma no surgimento da doença. A depressão pós-parto trata-se de um quadro depressivo com alta incidência, mostrando-se um verdadeiro problema de saúde pública. Embora costume surgir até a quarta semana, algumas mulheres já demostram os sintomas durante a gravidez. Poderá apresentar diversos sintomas como tristeza, desesperança, irritabilidade, alterações no apetite e no sono, cansaço e dificuldades em cuidar do bebê, incapacidade de concentrar-se, tomar decisões, sentir-se inútil entre outros. Este problema pode manifestar-se com variável intensidade, podendo chegar à psicose, comprometendo a qualidade de vida, interação mãebebê, além de interferir no desenvolvimento da criança. A presente pesquisa fora edificada por meio de uma revisão de literatura científica que vislumbrou escritos de autores que aclaram o assunto em pauta. Cabe ainda fixar que após a construção deste, conceituou-se certa a afirmação sobre a importância da abordagem psicoterapêutica, bem como o apoio e acompanhamento familiar no tratamento da depressão pós-parto.Item Importância da Avaliação Psicológica nos processos de concessão do registro e/ou porte de armas(2018) Estevão, Sandra da Silva; Regauer, Cleoní CarmenA avaliação psicológica é de grande importância para os processos de concessão de registro e porte de armas, pois favorece principalmente, a verificação das características da personalidade do solicitante, bem como a sua aptidão diante de situações estressoras; tendo como intenção a redução de acidentes e também o uso indiscriminado de armas de fogo, seja para proteção, seja para intimidar possíveis agressores. A avaliação técnica é de responsabilidade da Polícia Federal, sendo feito por um psicólogo credenciado ou que trabalhe diretamente com a PF. Existem importantes diferenças entre o registro e o porte de armas, portanto, o registro é quando se tem arma registrada no local de trabalho ou em casa, não podendo portá-la em outros locais, já quanto ao porte, o solicitante precisa comprovar a necessidade do uso da arma, como exemplo, uma ameaça, podendo portá-la quando e onde quiser. A pesquisa se fez mediante análise de uma revisão bibliográfica de estudos concernentes ao tema. Procurou-se salientar as principais atividades realizadas pelos psicólogos diante da avaliação psicológica para este fim.Item A atuação do psicólogo junto ao paciente com insuficiência renal crônica(2018) Garcia, Cristiano Gomes; Ceribino, Marcia CeciliaO presente trabalho buscou entender o sofrimento psicológico dos pacientes com insuficiência renal crônica ao saber do diagnóstico. Foi realizada uma pesquisa na Clínica de Atendimento Renal de Sinop/MT com os pacientes que possuem insuficiência renal crônica, sobre os atendimentos psicológicos prestado pela unidade, para compreender o impacto do diagnóstico gerado por vários fatores emocionais que surgem na vida de um paciente, permeado por sentimentos de medo da morte, a recusa de iniciar o tratamento, depressão e outros fatores emocionais que surgem durante o processo do tratamento. A insuficiência renal crônica é uma enfermidade em que os rins trabalham de maneira reduzida e pode afetar pessoas das mais diversas faixas etárias. O tratamento indicado a pessoas que possuem este tipo de doença é o dialítico ou até mesmo o transplante e pelo fato de o processo ser longo e doloroso, o presente trabalho buscou identificar algumas informações através da pesquisa realizada, onde foram colhidos dados sobre as dificuldades durante o tratamento e a atuação do psicólogo no processo de tratamento renal. As informações adquiridas através de revisão bibliográfica e dados primários, leva ao entendimento que a interação paciente - psicólogo irá incidir de forma positiva ao longo do tratamento, pois o paciente tende a ficar triste e depressivo, e o psicólogo, a trazer a estabilidade emocional que o mesmo necessita.Item Índice de incidência da Síndrome de Burnout em professores de 1° ao 5° ano das escolas municipais de ensino básico de Sinop-MT(2018) Martins, Rannielle Maria Sousa; Silva, Silvia MariaO estudo em questão tem como objetivo geral investigar a incidência da Síndrome de Burnout em professores de 1° ao 5° ano do ensino básico de instituições municipais de Sinop-MT e, como objetivos específicos, investigar o perfil sócio familiar, econômico e profissional dos participantes da pesquisa e avaliar a frequência dos três fatores que compõem o constructo síndrome de Burnout: exaustão emocional, despersonalização e sentimentos de reduzida realização profissional. Foram avaliados 39 profissionais do ensino básico em escolas municipais de Sinop-MT. Utilizou-se, nesta pesquisa, dois instrumentos: Questionário sociodemográfico e profissional, contendo dados como identificação, gênero, faixa etária, grau de escolaridade e condição socioeconômica e profissional e o inventário Maslach Burnout Inventory (MBI) versão em português, que avalia a Síndrome de Burnout, a qual se manifesta a partir de sintomas específicos e abrange as três dimensões da síndrome, sendo elas: a exaustão emocional, a despersonalização e sentimentos de reduzida realização profissional. Tendo em vista o resultado da pesquisa pode se observar que apesar dos professores se sentirem cansados e esgostados o seu nível de realização profissional aparece extremamente elevado.Item Saúde mental no sistema penitenciário de Sinop - MT(2020) Gomes, Bruna da Silva; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques deDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (2014), a saúde mental pode ser definida como equilíbrio emocional entre o meio interno e as vivências externas, refletindo como fator principiante para administrar o cotidiano do indivíduo em função o seu bem-estar. Sabe-se que, muitos indivíduos que estão no Sistema Penitenciário estão sujeitos a sofrer de algum transtorno mental, como: depressão, ansiedade, estresse. Visto que, as unidades prisionais no Brasil apontam uma realidade que contradiz com o seu modelo, se tornando uma mistura de condições cruéis, degradantes, humilhantes, dentre outros problemas, que assolam as prisões desse país. Esta pesquisa teve como objetivo principal a avaliação e promoção de saúde mental para 20 reeducandos selecionados do raio verde no Sistema Penitenciário de Sinop-MT, Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o “Ferrugem”, situado no Município de Sinop-MT, sendo dividido os grupos através de um sorteio, 10 participantes no grupo de controle e 10 participantes no grupo de intervenção. O levantamento dos dados com os participantes foram coletados sob análise qualitativa, intervenções socioeducativas (palestras sobre saúde mental, ansiedade, autoestima, depressão e estresse), e com a análise quantitativa, utilizando instrumentos de investigação, como: Inventário Beck de Ansiedade (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI), Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL), nos quais foram avaliados os níveis de ansiedade, depressão e estresse dos participantes envolvidos. Os dados obtidos apontam que a ansiedade no Grupo A (controle) está presente em 33,32% (moderadamente e grave), a depressão em 26,97% (moderado e grave), e o estresse em 40% na fase de resistência. O Grupo B (intervenção) apresentou 32,85% com ansiedade (moderadamente e grave), depressão em 14,27% (moderado e grave), e o estresse com 60% localizados na fase de resistência. Concluise que, os transtornos mentais avaliados (ansiedade, depressão e estresse) encontram-se presentes na amostra do Grupo A e Grupo B, revelando que em ambos grupos a ansiedade e estresse se destacam. Logo, o assunto sobre saúde mental despertou aos participantes do Grupo B uma visão minuciosa ao tema, onde muitos começaram a se autoperceber, a se autoanalisar e utilizar as estratégias aplicadas ao decorrer das intervenções. Posto isto, recomenda-se outros estudos que envolva mais a compreensão das implicações e impactos das prisões ao reeducando, como também investir em equipes e profissionais de saúde, para ampliar este assunto no âmbito prisional.Item Habilidades sociais educativas em professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas(2020) Lima, Jabner Gonçalves de; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques deAs habilidades sociais compreendem o repertório comportamental que o indivíduo conseguirá utilizar nas suas relações sociais, contribuindo de forma positiva para os relacionamentos na vida interpessoal, já as habilidades sociais educativas correspondem ao repertório comportamental que sustenta o desempenho das vivências e experiências no contexto da aprendizagem. Justifica-se a relevância do tema, devido à necessidade de compreensão da importância das habilidades sociais educacionais presentes em professores do Ensino Fundamental Público e Privado, pois um repertório comportamental desenvolvido, poderá favorecer o docente a lidar com as demandas expressas no ambiente educacional, possibilitando um desempenho favorável no rendimento escolar do aluno e favorecendo as relações socioemocionais entre professor e aluno. O objetivo da pesquisa, foi de reconhecer as habilidades sociais educativas nos docentes da primeira etapa do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Privadas do município de Sinop-MT, através da mensuração das HSE. A natureza da pesquisa foi constituída como básica, de abordagem quantitativa e de objetivo descritivo. Foi realizado a aplicação do instrumento via remotamente, Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores, em sua versão auto aplicada, disponibilizado o acesso via link que direcionava a plataforma googleforms, com 26 perguntas. Teve a participação de 44 professores, de 6 escolas, sendo 3 públicas e 3 privadas, na qual cada escola permitiu a avaliação entre aproximadamente 10 professores do ensino fundamental da primeira fase, do 1º ao 5º Ano. Através dos dados coletados pode-se evidenciar a importância das habilidades sociais educativas dentro do contexto escolar e confirmar as hipóteses mencionadas no estudo. As habilidades que obtiveram uma alta frequência de comportamento exigido foram de comunicação e assertividade, essas habilidades demandam situações ou momentos em que necessita do professor estabelecer contingências reforçadoras para o ensino, interagindo com o aluno de forma positiva, sabendo se expressar, ouvir, dar e receber elogios, concordar, discordar e emitir opiniões, elas também contribuem na expressão dos sentimentos positivos e negativos ao aluno.Item O uso excessivo da tecnologia na infância e seus impactos psicológicos e sociais(2020) Silva, Francislaine Wuges Cabreiras da; Ceribino, Márcia CecíliaO presente estudo visa analisar por meio de uma revisão da literatura e de pesquisa qualitativa descritiva, a forma de como a tecnologia se torna influente durante o período de infância, sendo assim, será abordado os principais aspectos de como as famílias desta nova geração estão lidando com o mundo digital, ressaltando a importância do brincar infantil, a importância da família e seu afeto com o outro e como se dá a socialização dos indivíduos no mundo hodierno, também será apresentado as devidas orientações pressupostas pelos autores sobre os benefícios e principalmente sobre os malefícios que a tecnologia vem trazendo para crianças de 2 a 6 anos, explanando como a Psicologia pode contribuir neste novo assunto do século XXI. Finalmente, serão apontadas as opiniões dos autores sobre a preocupação do relacionamento atual com a tecnologia nesta fase da infância, visto o excesso do uso de aparelhos eletrônicos e como é possível usar a tecnologia para o bem pessoal sem interferir no ambiente social e emocional.Item Impacto psicológico da família ao receber o diagnostico de autismo(2020) Ribeiro, Amanda Gracielly; Bertocco, Carla FloridoO Transtorno de Espectro Autista define-se pelo comprometimento em três domínios do desenvolvimento: interação social, habilidade de comunicação, interesses restritos e estereotipados. As particularidades comportamentais relacionadas ao grau do transtorno, refletem no ambiente familiar, gerando estresse e outros sentimentos. O diagnóstico de autismo é inteiramente clínico e, a partir de então, geram-se sentimentos complexos nos pais, que vão da negação, vindo da expectativa do filho típico, passam pelo estresse, por muitas vezes ansiedade e depressão, culpa e, finalmente, chegam à aceitação e à ressignificação, tornandose engajados na causa, em busca de atender as demandas e os direitos do seu filho. O presente estudo objetivou apresentar os impactos psicológicos da família ao se deparar com o título diagnóstico de autismo, e a importância do profissional de Psicologia neste contexto. No que compete à metodologia, é uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cujas informações foram coletadas através de um questionário online enviado por meio eletrônico e, posteriormente, foram apresentadas as conclusões acerca do assunto, com o intuito de identificar os principais impactos à família, no que tange ao matrimônio e à relação conjugal, às relações fraternais e às mudanças na rotina familiar; bem como o apoio do psicólogo para a criança e sua família. Ao final deste estudo, constatou-se que os sentimentos mais apontados pelos pais foram ansiedade, estresse, culpa e aceitação. E indicaram as mudanças que ocorreram em diversas áreas da vida: na relação conjugal, apontam principalmente o sentimento de sobrecarga; na área profissional, evidenciaram as adequações de horário e alterações na rotina familiar. Ainda, citam a dificuldade em encontrar uma rede profissional de apoio capacitada.Item O desenvolvimento psicossexual e a formação da identidade de gênero(2020) Oliveira, Mezaque Rosalvo de; Longhi, FrancieleO presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo tomar conhecimento sobre o desenvolvimento psicossexual e a formação da identidade de gênero, para constatar a relação do ambiente neste processo de maturação da identidade sexual, assim podendo responder a problemática levantada, visto que na sociedade atual vem ocorrendo inúmeros casos de violência e discriminação de pessoas que não se enquadram no chamado padrão heteronormativo convencionalizado, pois, sabe-se que o melhor modo de minimizar o preconceito é a informação esclarecida, evitando assim, situações constrangedoras desnecessária no contexto social de convivência humana. Para tal foi realizado um estudo teórico sobre o desenvolvimento psicossexual através da perspectiva psicanalítica a fim de compreender a importância da psicologia e da psicanálise para orientar a sociedade sobre a temática, para que gere assim uma reflexão que venha a auxiliar os profissionais em especial da área de psicologia em como atender pessoas com sofrimentos relacionados à sexualidade. Identidade é movimento, sendo uma construção e desconstrução contínua de valores, papéis e personagens. Por isso, é importante que haja cada vez mais espaços de discussão e projetos, como conhecimento aqui descritos, sendo estes intimamente ligados ao tema da identidade psicossocial e relação de gênero. Para que a sociedade e instituições tornem-se cada vez mais humanas. Esse trabalho busca mostrar, não apenas a importância da relação entre si, mas também a influência do contexto social no processo de representação da identidade pessoal. Dessa forma, podemos refletir sobre a fluidez da identidade de qualquer pessoa, a fluidez do processo identitário e a importância das relações dialéticas na dinâmica que constitui a humanidade. Portanto, o estudo da identidade permite uma compreensão mais abrangente do fenômeno, pois considera diversos aspectos que afetam a estrutura identitária, aspectos estes caracterizados pela flexibilidade e alternância de papéis.Item Psicologia do esporte: um levantamento dos fatores motivacionais relacionados a permanência e desistência da pratica de atividade física(2020) Minski, Kelli Cristina; Oliveira, Simone Ferreira de Sousa deO presente trabalho teve como principal objetivo identificar quais os fatores motivacionais relacionados à permanência e desistência de atividade física de alunos de uma academia em Sinop/MT. Discussões teóricas sobre a Psicologia do Esporte, qualidade de vida, atividade física e motivação formam a base deste nesse trabalho. Para o seu desenvolvimento, a autora utilizou a pesquisa de campo, no qual levantou dados importantes acerca da motivação dos entrevistados. O trabalho abordou algumas teorias da motivação e como elas influenciam nos resultados dos indivíduos que estão em busca de qualidade de vida através da atividade física. Por meio de um questionário foi possível, levantar dados acerca da motivação desses alunos e analisar quais os fatores que impactam positivamente e negativamente na vida dessas pessoas. Com os resultados dessa pesquisa, será possível que profissionais da Psicologia do Esporte possam criar mecanismo para trabalhar com esse público com o objetivo de contribuir para sua saúde física e mental.Item Impactos psicológicos e comportamentais ocasionados pela violência sexual em mulheres jovens(2020) Tolentino, Milena Peixoto; Ferreira, SimoneO presente trabalho trata-se de uma pesquisa, que foi realizada com acadêmicas de uma Universidade privada. Apresenta uma discussão sobre os impactos psicológicos e comportamentais ocasionados pela violência sexual em mulheres jovens, e tem o objetivo geral de identificar tais impactos e as estratégias de tratamentos que os psicólogos utilizam no apoio a essas mulheres. Outros objetivos que norteiam esta pesquisa são: analisar os aspectos emocionais de mulheres jovens, vítimas de violência sexual, envolvidas no processo de tratamento psicológico; observar como o manejo psicológico traz benefícios para as mulheres violentadas. As principais referências utilizadas neste estudo são provenientes do trabalho de autores como: Beck (2013); Coelho, Silva e Lindner (2014); Casique e Furegato (2006); Filho (2002); Oliveira (2005); Sant’Anna e Baima (2008); Silva e Vasgotello (2017); Porto (2006); e Huçulak (2017). A violência contra a mulher nunca esteve tão evidente quanto nos dias atuais, principalmente devido à luta de gênero e a busca por igualdades sociais. O reflexo das violências contra a mulher, principalmente a violência e a agressão de cunho sexual, são de fato preocupante, englobando todas as áreas da vida pessoal da vítima. Assim, a psicologia, como a ciência que estuda a mente, o comportamento e as emoções humanas, pode auxiliar na compreensão dessas consequências e chegar aos fatores que as causam. Para isso, o presente trabalho visa explorar um pouco mais desse assunto através da coleta de dados direto da fonte. Portanto, trata-se de uma pesquisa de campo, que apresenta caráter exploratório, buscando a coleta de dados primários relacionados ao panorama atual do tema do trabalho, com a finalidade de conseguir informações, explanar dados e discuti-los, comparando-os com os dados secundários presentes na revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada com uma amostra específica de quatro mulheres, utilizando-se de um questionário semiestruturado com caráter qualitativo. Verificou-se, a partir do questionário respondido pelas participantes, que os objetivos da pesquisa foram alcançados. Foi possível identificar os impactos psicológicos e comportamentais na vida dessas jovens mulheres que sofreram abusos sexuais, sendo assim, pode-se afirmar que as sequelas deixadas pela violência sexual são preocupantes e, como se pode observar através dos relatos das entrevistadas, tais sequelas envolvem não apenas queixas e sintomas físicos, mas também danos psicológicos e sociais. Apenas duas de quatro hipóteses foram confirmadas. Por fim, notou-se os efeitos benéficos que a psicoterapia teve sobre essas mulheres, bem como a importância do acompanhamento psicológico que tiveram; um trabalho voltado a aliviar o sofrimento e dar uma melhor qualidade de vida às vítimas de violência sexual.Item O símbolo que adoece(2020) Araujo, Fernando Taglieber de; Cesar, Ana Paula PereiraO trabalho discorreu sobre o objetivo da Psicologia Analítica em relação à sua compreensão simbólica de Psicopatologia, para, a partir daí, apresentar e estabelecer parâmetros de comparação entre adoecimento psíquico e experiência simbólica enquanto fato de importância para a prática clínica. Para tanto, fez-se uso da metodologia de referência bibliográfica através dos cânones da Psicologia Analítica e outras áreas do conhecimento, como maneira de enriquecer o presente trabalho e apresentar uma perspectiva mais ampla. Sua importância reside na aplicação prática no contexto clínico e na atualização de conceitos como símbolo, adoecimento psíquico e Psicologia. Os principais resultados demonstraram que os fenomenos psicológicos não devem ser analisados e compreendidos de maneira objetiva, mas também através dos conteúdos do inconsciente e da interpreação dos mesmos, sendo que estes não podem ser totalmente acessados ou reprimido. Jung relacionava o ego ao restante da psique através de um diálogo contínuo buscando a manutenção da tensões dinâmicas entre entre eles. A Psicologia Simbólica entende que todo imaginário inconsciente é potencialmente simbólico e sua finalidade objtiva direcionar os conteúdos da consciência ligados ao ego, no intuito de regulá-los resultando-os em complexo ou mecanismo de defesa, assim, os sintomas não são resultantes de causas anteriores, mas expressa um processo inconsciente, ou um propósito psicológico. Assim, os sintomas servem para os propósitos de entendimento da psique do paciente e, desta maneira, o psicólogo podendo melhor interpretar o que o aflinge pode ajudálo na cura ou melhora de sua condição.Item Contexto doméstico e as habilidades sociais de homens agressores(2020) Oliveira, Raiza Kamila Marques; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques deEsta pesquisa buscou demonstrar o perfil de homem agressor no contexto de violência doméstica, de modo a proporcionar entendimento a respeito da problemática, visando conceder conhecimentos capazes de diminuir o problema social da violência, por meio de validação de recursos eficazes na reeducação comportamental e melhoria das relações interpessoais, através do desenvolvimento de habilidades sociais. A presente pesquisa objetivou conhecer as principais habilidades sociais potencializadas e fragilizadas em homens agressores no contexto doméstico. Para tanto, a referida pesquisa contou com um arranjo que se estabeleceu de maneira a propor, através de pesquisas relacionadas ao tema, analisar e comparar publicações, possibilitando-se ter uma nova visão acerca da situação problema, evidenciando os resultados obtidos quantitativamente, a respeito dos métodos e técnicas de atuação eficazes em assuntos referentes à prática de violência e habilidades sociais. Os resultados alcançados partiram de sete bancos de dados, seis decorrentes da BVS e o sétimo, denominado Google Acadêmico. Também foram utilizadas sete palavras-chave, sendo elas: habilidades sociais, violência, agressividade masculina; origem violência doméstica, violência masculina assertividade, déficit habilidades sociais, e assertividade comportamental. Foram acessadas 994 pesquisas, destas apenas 10 foram incluídas para discussão deste estudo, e 984 foram descartadas. Em razão dos resultados alcançados, foi comprovado que as habilidades sociais deficitárias em homens agressores no contexto doméstico foram de fato, assertividade e comunicação. Sendo assim, dentre os resultados apontados nesta pesquisa confirmou-se a origem da violência doméstica, como fruto de experiências violentas vividas na infância, bem como a contribuição da falta de comunicação e autocontrole por parte do agressor, como fatores de risco nesta prática.Item Equidade: um olhar humano para o aluno diagnosticado TDAH(2020) Freiria, Mariana Leandro; Bertocco, Carla FloridoEste trabalho teve como objetivo descrever métodos adequados de manejar o aluno portador do TDAH com inclusão, praticando a equidade tendo em vista o seu diagnóstico. A finalidade é contribuir para mudança no cenário da educação básica atual, no qual é possível observar que as instituições, em sua maioria, não estão devidamente preparadas com sua equipe para receber o aluno portador do TDAH. Para isso, por meio da revisão de literatura, o presente trabalho se inicia com a conceitualização do TDAH, aborda a teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget por sua contribuição para a compreensão dos comportamentos das crianças nas diferentes fases do desenvolvimento, apresenta então sinais de alerta que podem ser observados na escola, mostra a importância do trabalho de uma equipe multidisciplinar no tratamento do TDAH enquanto transtorno complexo que é. Entre os profissionais envolvidos no tratamento adequado, dois são o foco deste trabalho: o professor e o psicólogo. Por isso o tópico seguinte aborda o papel do professor, falando da influência do TDAH nas práticas docentes e das limitações sociais do TDAH na educação básica e, a seguir, o estudo aborda o trabalho do psicólogo no tratamento do TDAH, incluindo o trabalho junto aos professores para intervenções em sala de aula e o trabalho com a família e intervenção extra escola. Por fim é apresentado o conceito de equidade, objetivo a ser alcançado na inclusão dos alunos com TDAH no ambiente escolar. Conclui-se então que a intervenção junto ao TDAH, com a inclusão de equipe multiprofissional, a compreensão dos envolvidos objetivando o desenvolvimento da criança, e a evolução com o tratamento difere de criança para criança. E que a inserção dessa criança no mundo depende do olhar com equidade, praticando o respeito, atenção e igualdade.Item Recolocação do aposentado no mercado de trabalho: motivos que permeiam a decisão do aposentado a retornar ao mercado de trabalho(2020) Schowanz, Andreia; Cesar, Ana Paula PereiraA recolocação do aposentado no mercado teve um aumento progressivo nos últimos anos. Com o avanço da expectativa de vida e melhora da qualidade de vida, os indivíduos estão se mantendo ativos por mais tempo. Outro fator que também contribui com esse cenário é o crescimento das aposentadorias precoces, geralmente por tempo de contribuição. O estudo em questão teve como objetivo apontar os fatores que levam os aposentados a retornarem ao mercado de trabalho, visto que esse tem sido um cenário crescente na atualidade, bem como identificar suas expectativas quanto a essa nova fase de sua vida, e quais medos e angústias são enfrentados por eles. Refere-se à aposentadoria em seus diversos ciclos, explana-se sobre a importância do trabalho na vida do indivíduo, quais os direitos garantidos por Lei ao idoso, como também a qualidade de vida na terceira idade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa e explicativa, realizada com aposentados de uma rede de supermercados, no município de Sinop – MT. Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas semifechadas, com intuito de responder a hipótese levantada, que se trata de compreender os fatores que influenciam o desejo dos aposentados por continuar no mercado de trabalho. De acordo com os dados coletados, foi possível identificar que os motivos que permeiam a volta do aposentado ao mercado de trabalho são tanto financeiros quanto sociais, destacando-se, entre esses motivos, o desejo de continuar ativo para se sentir produtivo, para estar em contato com outras pessoas, para preenchimento do tempo livre e para se sentir atualizado; descreve-se também a maneira como cada indivíduo encara os temas trabalho e aposentadoria. Ficou em evidência que todos esses fatores apontados no questionário influenciaram fortemente na decisão dos aposentados, sendo possível observar claramente que não se trata apenas de interesses financeiros este retorno do aposentado ao mercado de trabalho.