Psicologia
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Item A abordagem psicanalítica na compreensão e intervenção da anorexia nervosa em adolescentes(2022) Morais, Wetilla Rayany Paz de; Freitas, Poliana L.Sendo a adolescência o período de vida que marca a transição entre a infância e a idade adulta e se tratando de uma fase caracterizada por inúmeras transformações em diversos aspectos da vida do indivíduo, não é incomum se tornar um período propício para o desenvolvimento de diversas patologias, entre elas a anorexia nervosa, considerada um dos transtornos mais prevalentes na adolescência e que se caracteriza por uma perda de peso intensa e intencional através de dietas extremamente rígidas com uma busca incessante pela magreza, associada à distorção de imagem corporal. As intervenções psicanalíticas buscam ir em direção a uma concepção do psiquismo a partir de seus processos dinâmicos, criando um caminho em direção ao insight, para ir além da diminuição dos sintomas e auxiliando o indivíduo para que ele desenvolva maior compreensão de suas dificuldades nos diversos âmbitos da vida. Os objetivos deste estudo são compreender a concepção da adolescência e da anorexia nervosa na visão psicanalítica e investigar as contribuições da abordagem psicanalítica para atuação clínica em casos de anorexia nervosa em adolescentes. Trata- se de um estudo de revisão bibliográfica, de caráter descritivo-exploratório e abordagem qualitativa com o período de publicação dos anos de 2000 a 2022. Concluiu-se que a abordagem psicanalítica tem muito a contribuir para o tratamento de adolescentes que vivenciam a anorexia nervosa centralizando o seu manejo na escuta do adolescente, buscando identificar o modo de gozo implicado no sintoma, além de auxiliar na recuperação e fortalecimento da autoestima e na tradução de sensações e afetos que estão no inconsciente.Item Adolescência, transtorno borderline e vínculo familiar(2021) Valerio, Diana Sabino Sauer; Regauer, Cleoní CarmenO Transtorno de Personalidade Borderline – TPB, se caracteriza, essencialmente por seu padrão difuso e instável nas relações interpessoais, na autoimagem e uma impulsividade acentuada, assim como um medo profundo do abandono ou à sua mera menção. O presente estudo buscou o entendimento das características borderlines e a forma de manifestação no período da adolescência, considerada uma fase de mudanças físicas, cognitivas e emocionais que consolidam a estrutura da psique e que modela a forma final da personalidade. Portanto, o objetivo da pesquisa foi de descrever sobre o transtorno de personalidade borderline na adolescência, suas particularidades e como o tratamento psicoterapêutico atua em relação ao vínculo entre o adolescente e sua família. Para alcance do objetivo definido, foi necessário descrever as características do Transtorno de Personalidade Borderline, indicando as peculiaridades da adolescência, características da formação de vínculos para os adolescentes e compreensão de como se processa as formas de tratamento para o transtorno. A justificativa para abordar o tema em questão, baseou-se nos aspectos do transtorno que sugerem que tanto o adolescente quanto sua família, precisam adaptar-se, representando um desafio na relação familiar e no estabelecimento de vínculo terapêutico. Quanto ao problema de pesquisa, este estudo investigou as contribuições que tratamento psicológico pode fornecer aos adolescentes borderlines, relacionado à forma de lidar com seu transtorno e seus vínculos. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura exploratória e qualitativa, com apresentação e discussão de estudos publicados entre os anos de 2010 a 2021. Como resultados, os estudos enfatizaram a melhoria da organização psíquica do adolescente borderline através do autoconhecimento e regulação emocional proporcionado pelo tratamento psicoterápico. De maneira geral, os estudos também destacaram a confiança, autonomia e produtividade dos pacientes, além de questões relacionadas à família e intervenções que reduzem sintomas como a impulsividade característica do TPB.Item A alienação parental e suas implicações no desenvolvimento do adolescente: um estudo de caso com ênfase na terapia cognitivo comportamental(2020) Toledo, Laiz Aparecida Ferreira; Oliveira, Simone FerreiraEste trabalho trata-se de um estudo de caso de uma adolescente, experienciado no Centro Universitário Unifasipe. A paciente, que é denominada por um nome fictício, “Fernanda”, vivenciou uma alienação parental por ambos os genitores, com ênfase no tratamento psicoterapêutico na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental. A alienação parental é definida, por Gardner (1985), como uma perturbação infantil, nos casos de separação dos pais, quando um genitor irá programar para que a criança odeie, sem justificava, o outro genitor, com pretensão de promover afastamento entre genitor e filho (a), portanto, é um tema de extrema importância na sociedade atual, em que a alienação parental ocorre com muita frequência e poucos indivíduos sabem o quão prejudicial pode ser para a criança/adolescente alienado, além de que esse sujeito alienado pode conviver com essas consequências durante um longo período de tempo. Para este estudo, empregou-se, como base de pesquisa, os autores Fiorelli, Madaleno, Gardner, Trindade e Oliveira, que descrevem acerca da alienação parental, separação, guarda e família; ressaltando que Fiorelli considera o poder familiar intrasferível. Este estudo de caso constituiu-se a partir de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujo objetivo principal foi o de identificar as possíveis consequências na adolescente, e, posteriormente, avaliar o tratamento psicoterápico a que foi submetida. Observou-se que a paciente apresentava sintomas psicossociais derivados da alienação parental, no entanto, a paciente mudou-se para outro estado antes da conclusão do acompanhamento psicoterápico. Conclui-se, apesar da inconclusão do acompanhamento deste estudo de caso, que a alienação parental traz muitos malefícios para a vida do menor, podendo trazer prejuízos para além da infância, causando traumas e dificuldades nos relacionamentos posteriores.Item Altas habilidades e superdotação: um estudo de caso(2022) Defáveri, Helga Strital; Bertoco, Carla FloridoO presente trabalho apresenta informações pertinentes sobre as Altas Habilidades e Superdotação. Se propõe a elencar métodos e técnicas para que familiares e demais envolvidos consigam identificar essas crianças com mais precisão, minimizando assim o sofrimento imputado a eles. A inclusão escolar é um assunto debatido em todo mundo, este tema está presente nas propostas políticas a nível nacional e internacional e é muito mais abrangente do que apenas implementar programas, políticas e estratégias, pois é imprescindível que a escola faça parte dessas mudanças, se adaptando as características e necessidades desses alunos. Objetiva-se reforçar a necessidade de aprofundar os estudos acerca das AH/SD elucidando com clareza seu conceito, como o papel da família é fundamental no desenvolvimento dessa criança e como a escola inclui esses indivíduos, apresentando o valor do psicólogo nesse contexto. Para tanto será realizada uma pesquisa qualitativa, o período de publicação do material consultado engloba alguns periódicos pontuais de 1979, 1992 e 1995, sendo o restante a partir do ano 2001, computando 61 em seu total. Terá como base um estudo de caso, que trará os caminhos e processos percorridos pela família desde as primeiras observações. Para esse fim utilizou-se como abordagem teórica a Terapia Cognitivo Comportamental. Ao término deste estudo comprovou-se a eficácia da TCC para a regulação emocional, para o perfeccionismo excessivo e uma melhora expressiva da flexibilidade cognitiva, todas características de Altas Habilidades e Superdotação.Item A análise do comportamento aplicada na construção de habilidades sociais no transtorno do espectro Autista(2022) Alves, Kézia Neris; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques deAs crianças autistas têm muita dificuldade de processar as informações cognitivas e sensoriais que recebem do meio externo, inviabilizando toda a sua comunicação, e a falta da comunicação, sendo ela verbal ou não, acarreta muitos prejuízos, pois faz com que a criança autista não se socialize com outras crianças, sendo assim elas perdem muitas oportunidades de aprender através da interação com o meio e com seus pares , e por isso vão deixando de construir relações sociais que são consideradas muito importantes para seu desenvolvimento. Para realizar a coleta de dados foi utilizado o instrumento SSRS, com intuito de mensurar o repertório de habilidades sociais do participante antes e após a intervenção, também foram utilizadas técnicas de intervenção da análise do comportamento aplicada (ABA). Essa pesquisa teve como principal objetivo desempenhar os procedimentos da análise do comportamento em uma criança autista, a fim de salientar as estratégias de maior eficácia na construção de um novo repertório de habilidades sociais. Ao finalizar este estudo pode-se concluir que as estratégias comportamentais como a modelação, reforçamento diferencial e o ensaio comportamental são estratégias comportamentais que possibilitam que crianças autistas construam um novo repertório de habilidades sociais, pois tais estratégias facilitam o processo de interação e a inclusão das crianças com TEA, que permitirá à criança neuroatípica possibilidades de se desenvolver em padrões semelhantes das demais. A aplicação de técnicas como o treino de habilidades sociais ajudará a aperfeiçoar o comportamento de uma forma mais prática, fácil e estruturada, promovendo a diminuição de problemas de aceitação enfrentados por este público frente a sociedade, possibilitando uma qualidade de vida mais apropriada para os mesmos.Item As perspectivas da população pertencente ao CRAS sobre o conceito de saúde mental e o papel do psicólogo na desmistificação de crenças sobre o tema(2020) Dalmolin, Monica Gabrieli; Fortes, Tatiane Favarin RechA saúde mental ainda é um tema desconhecido para grande parte dos indivíduos na sociedade, só tornando-se mais concretamente presente, a partir do momento em que há necessidade de buscar auxílio psicológico. Considerando o contexto histórico que envolve a Psicologia, juntamente com a saúde mental e a popularidade do termo loucura, o presente trabalho buscou compreender, por meio de uma pesquisa exploratória, o entendimento da população sobre o contexto da saúde mental e sua relevância no cotidiano, visando entender os fatores que, de fato, interferem na maneira com que ele se elabora, sendo eles, possivelmente, religiosos, culturais ou sociais. Para tanto, foram entrevistados cidadãos inscritos no Cadastro Único do CRAS Palmeiras, localizado no município de Sinop-MT, os quais responderam a um questionário que buscou identificar os entendimentos e crenças manifestos sobre o tema. Os resultados obtidos comprovam que grande parte dos participantes apresenta conhecimento quase nulo acerca do campo objetivo de atuação dos profissionais de Psicologia bem como sobre a saúde mental na sua totalidade, caracterizando, portanto, necessidade de adoção de estratégias para promoção de entendimento adequado de suas competências profissionais.Item Atenção do condutor de veículo automotor e a qualidade de vida(2021) Silva, Leonardo de Paula; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques dePara a aquisição da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é realizada uma série de avaliações, dentre elas, a psicológica. O psicólogo do trânsito tem um papel importante neste processo, pois o resultado da avaliação determinará se o candidato estará apto ou não. É importante o psicólogo do trânsito compreender os motivos que influenciam a aprovação, uma vez que esses fatores podem ser internos ou externos, e pode gerar influência no comportamento do candidato. As avaliações psicológicas do trânsito examinam a capacidade de processos de informação, a capacidade de tomada de decisões, os comportamentos e também a subjetividade. Diante dessa problemática, esta pesquisa destaca, em sua revisão de literatura, o contexto histórico da Psicologia do Trânsito, a avaliação psicológica no contexto do trânsito, as funções executivas, os principais processos psicológicos para a condução de veículos automotores, a necessidade da atenção no trânsito e a qualidade de vida. Logo, ela apresentou como objetivo a identificação da importância da qualidade de vida do candidato e a sua influência empregada no desempenho da atenção. A metodologia envolveu a pesquisa de campo que ocorreu na Soul Clínica Integrada e Centro de Avaliação Psicológica, em Sinop-MT; foi realizada uma coleta de dados com candidatos que buscavam sua primeira CNH, renovação ou mudança de categoria. Este trabalho contou com o uso do instrumento - WHOQOL-bref para auxiliar na análise da coleta de dados com o questionário de qualidade de vida. Os resultados apresentaram que não houve envolvimento dos domínios nos resultados dos testes, revelando um padrão regular na qualidade de vida, negando a hipótese de que, o domínio II – psicológico, poderia influenciar na aprovação dos participantes.Item A atuação do psicólogo junto ao paciente com insuficiência renal crônica(2018) Garcia, Cristiano Gomes; Ceribino, Marcia CeciliaO presente trabalho buscou entender o sofrimento psicológico dos pacientes com insuficiência renal crônica ao saber do diagnóstico. Foi realizada uma pesquisa na Clínica de Atendimento Renal de Sinop/MT com os pacientes que possuem insuficiência renal crônica, sobre os atendimentos psicológicos prestado pela unidade, para compreender o impacto do diagnóstico gerado por vários fatores emocionais que surgem na vida de um paciente, permeado por sentimentos de medo da morte, a recusa de iniciar o tratamento, depressão e outros fatores emocionais que surgem durante o processo do tratamento. A insuficiência renal crônica é uma enfermidade em que os rins trabalham de maneira reduzida e pode afetar pessoas das mais diversas faixas etárias. O tratamento indicado a pessoas que possuem este tipo de doença é o dialítico ou até mesmo o transplante e pelo fato de o processo ser longo e doloroso, o presente trabalho buscou identificar algumas informações através da pesquisa realizada, onde foram colhidos dados sobre as dificuldades durante o tratamento e a atuação do psicólogo no processo de tratamento renal. As informações adquiridas através de revisão bibliográfica e dados primários, leva ao entendimento que a interação paciente - psicólogo irá incidir de forma positiva ao longo do tratamento, pois o paciente tende a ficar triste e depressivo, e o psicólogo, a trazer a estabilidade emocional que o mesmo necessita.Item Autismo na escola: os desafios dos professores de escolas públicas e particulares(2022) Mariano, Julieny Quaglia; Florido, CarlaA inclusão da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista vai além da matrícula na escola regular. A inclusão é a adaptação do ambiente, profissionais e material, para assim o discente se sentir pertencente a instituição escolar. Quando a inclusão ocorre verdadeiramente, ela resulta em benefícios para a criança com diagnóstico, auxilia na sua interação com o meio, o cognitivo é desenvolvido, a coordenação motora e todos os processos de ensino, bem como gera aprendizado para toda equipe educacional. Esse estudo teve por objetivo verificar as lacunas enfrentadas pelos docentes, no processo de inclusão de crianças diagnosticadas com TEA, em escolas regulares, públicas e particulares de Sinop-MT. O trabalho foi realizado por livros e artigos de 1997 devido à história do Autismo até 2020, durante março, abril e maio do ano de 2022 e contou também com a coleta de dados primários, sendo aqueles obtidos diretamente do pesquisador com a utilização de seus devidos instrumentos e experiência. Essa pesquisa contou com 20 docentes, que atualmente trabalham com crianças diagnosticadas tanto no Ensino infantil e Fundamental. Os dados primários foram coletados, por meio de um questionário online, a pesquisadora entrou em contato com os professores via mensagem eletrônica e disponibilizou o link para responder questões objetivas. Esse questionário contou com o sigilo, não sendo necessário identificar o nome e escola em que trabalha, visando à ética profissional. Ao final da pesquisa foi possível perceber que as lacunas apresentadas pelos docentes na promoção da inclusão são diversas, os dados obtidos na pesquisa de campo se similiarizam com as teorias estudas.Item Autopercepção do idoso na atualidade(2020) Oliveira, Elenize Maria Depiné de; Medeiros, Luiza A.M. deA sociedade está envelhecendo, portanto, a tendência é o crescimento da população idosa, o que, por certo, gera reflexos na vida da comunidade. A caracterização do que é ser idoso depende de vários fatores externos e internos, como a idade cronológica, biológica, psicológica e social, os quais, em conjunto, podem determinar quando uma pessoa passa a ser considerada “velha”. Ocorre que a percepção daquilo que a sociedade entende como “ser idoso”, inclusive com base em estereótipos e suposições decorrentes do senso comum, por vezes difere da autopercepção deste, o que pode acarretar em uma desordem psicossocial, ou seja, há uma distinção entre o que é o tempo do indivíduo e que é o tempo da sociedade. Diante disso, o indivíduo acaba se integrando naquilo que é o tempo da sociedade, ou seja, na construção social do que é ser idoso, o que muitas vezes difere de sua própria percepção de vida e tempo de vida. O presente trabalho teve como objetivo estudar, diante deste cenário, qual é a percepção que o idoso tem de si, do seu tempo e de que modo suas crenças podem interferir de forma positiva ou negativa em sua percepção, bem ainda como identificar o perfil atual do idoso e as características predominantes do envelhecimento na atualidade. Pretendeu-se também, identificar quais os fatores preponderantes que influenciam na autopercepção do idoso. Para tanto, procedeu-se a avaliação acerca da autopercepção do idoso na atualidade e de seu envelhecimento, para isso foi utilizado questionário internacional sobre a percepção do envelhecimento – APQ (Aging Perceptions Questionnaire), na forma adaptada para a realidade e língua portuguesa brasileira, o qual foi distribuído para idosos participantes do projeto social da FAMEDE – Faculdade Aberta da Melhor Idade. Pretendeu-se demonstrar que a autopercepção do idoso na atualidade é negativa. Ressalta-se, assim, a importância de se estudar a autopercepção do envelhecimento do idoso para fins de coletar dados que sirvam de parâmetros para estudos posteriores no intuito de se definir políticas públicas, estratégias sociais, psicológicas e educativas que favoreçam positivamente a autopercepção do idoso quanto ao envelhecimento.Item A Autopercepção materna no período de puerpério(2021) Santos, Graziella Julia Wavrita Rodrigues dos; Santos, Graziella Julia Wavrita Rodrigues dos; Medeiros, Luíza Alvarenga Marques deA autopercepção diz respeito à imagem que o indivíduo possui de si mesmo, ou seja, relaciona-se com as crenças e valores que a pessoa dispõe acerca de si própria e está relacionada ao contexto em que o sujeito está inserido. Dessa forma, focalizando no período de puerpério, este estudo teve como objetivo verificar a percepção que as puérperas possuem sobre si próprias com relação ao papel materno que estão desempenhando. Logo, para esse fim, este trabalho salientou a interferência que as modificações físicas e psíquicas presentes no corpo da mulher nesse período desempenham sobre a ideia que ela apresenta de si. Também, destacou-se a importância que a percepção cultural acerca da maternidade dispõe no tocante à concepção das mulheres-mães. Consequentemente, esta pesquisa abrangeu a autoestima materna, uma vez que esta trata do julgamento que o indivíduo produz e conserva a respeito de si mesmo. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado no CIAMS Jacarandás (Centro Integrado de Atendimento Municipal em Saúde) da cidade de Sinop-MT com puérperas da faixa etária de 15 a 40 anos e utilizou-se a Escala de Autoestima Materna. Ao contrário da hipótese levantada nesta pesquisa de que a autopercepção materna no período puerperal está voltada ao pensamento de incapacidade e sentimento de culpa, por considerar-se não ser uma boa mãe; a pesquisa concluiu que as puérperas participantes sentiam-se capazes, felizes e satisfeitas, entretanto, os sentimentos de responsabilidade e medo fizeram-se presentes na grande maioria. A importância desta pesquisa justifica-se em razão de sua contribuição para a comunidade em geral, principalmente para a gestão pública, considerando que levantou dados significativos para que os investimentos na área da saúde da mulher possam ser aplicados adequadamente, entre eles os cuidados relativos à gestação, um período que se mostrou mais instável para esse públicItem Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas de pacientes oncológicas submetidas a quimioterapia(2020) Souza, Marina Maria Barbieri de; Oliveira, Simone Ferreira de Sousa deO câncer de mama é a maior causa de morte entre a população feminina em todo o mundo, destarte a quimioterapia é considerada o tratamento mais empregado para combater a doença; contudo, essa categoria de tratamento tem estado correlacionado com alterações no funcionamento cerebral, mais especificamente no funcionamento cognitivo, o qual inclui aprendizagem, atenção, funções executivas, memória e concentração. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as funções cognitivas em mulheres com câncer de mama submetidas à quimioterapia. Participaram dessa pesquisa 43 mulheres, divididas em três grupos, sendo eles, mulheres diagnosticadas com câncer que estavam em tratamento quimioterápico, mulheres saudáveis e mulheres diagnosticadas com câncer que já tenham experimentado o tratamento quimioterápico. A amostra foi coletada através de divulgação nas plataformas de mídias sócias, pois em virtude da pandemia do Covid-19, não foi possível o acesso ao Centro de Tratamento Oncológico da cidade de Sinop-MT, por se tratar de uma população considerada de risco. Para alcançar os objetivos sugeridos nessa pesquisa, foram empregados os sequentes instrumentos: Entrevista Semiestruturada e o Mini Exame do Estado Mental que avaliaram a memória, atenção, flexibilidade cognitiva, capacidade de planejamento e controle inibitório. A análise dos resultados foi finalizada por meio de técnicas descritivas e comparativas. Os resultados apontaram que as mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico exibiram indícios de declínios executivos para algumas capacidades, como controle inibitório e flexibilidade cognitiva, no entanto outras se conservam, como a capacidade de planejamento. Os resultados indicam ainda, que as pacientes em tratamento exibiram declínio significativo na memória de trabalho. Embora os resultados mostrarem que há uma disposição ao declínio das FE em mulheres em tratamento quimioterápico, não é possível definir com precisão a presença dessa interdependência. Isso pode ser explicado em função da quantidade limitada de voluntárias, pela heterogeneidade da amostra, e também dada à ausência de uniformidade metodológica e pela deficiência de uma definição dos construtos e subcomponentes relacionados às Funções Executivas.Item Beneficio dos grupos terapêuticos na atenção primária: estudo de caso sobre um grupo de depressão(2020) Passos, Beatriz de Souza; Bertocco, Carla FloridoA atuação do psicólogo tem se expandido para diversas áreas, atendendo diferentes demandas, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), o que faz pensar na possibilidade da inserção desses profissionais na Unidade Básica de Saúde (UBS). Cada vez mais ocorre um aumento no número dos transtornos mentais comuns, como a depressão e a ansiedade. Uma parcela de indivíduos acometidos por esses anseios passam pela atenção primária, porta de entrada do SUS, permanecendo, por um longo período, nas listas de espera para atendimento. Para fomentar essa prática, este trabalho buscou descrever as contribuições da terapia cognitivocomportamental no formato de grupo, no tratamento de pacientes com transtorno depressivo. Para isso, como apresentado no presente estudo de caso, acompanhou-se no período de três meses, em 10 sessões na UBS do Jardim Jacarandás, na cidade de Sinop-MT, um grupo de três participantes do sexo feminino, com a faixa etária de 31 a 54 anos. A sessões foram classificadas em estágio inicial, que consistiu em ensinar as pacientes sobre esses transtornos depressivos e ansiosos e o funcionamento da terapia. Estágio intermediário, em que aplicaram o que aprenderam sobre o modelo cognitivo-comportamental, distorções cognitivas e mudança de hábitos. Por fim, o estágio final, tendo como resultado o feedback positivo das pacientes. A diminuição dos sintomas depressivos foi acompanhada pelo escore do inventário de depressão do livro "A mente vencendo o humor", de Dennis Greenberger e Christine A. Padesky. Além de serem observadas mudanças significativamente positivas nos hábitos e no humor depressivo, este trabalho demonstra a importância do profissional psicólogo no local e a eficiência da psicoterapia de grupo em UBS.Item Cérebro, evolução e intelecto: por que humanos possuem transtornos de aprendizagem e quais são os desafios e empecilhos atuais(2021) Knebel, Jucelia Kanzler; Bertocco, Carla FloridoO cérebro humano é um aparelho extremamente complexo, fruto de um desenvolvimento, resultante da seleção natural e social, possibilitado através da busca pela sobrevivência e a melhor adaptação ao meio. Como resultado dessa evolução, foram desenvolvidas habilidades de comunicação verbal e escrita, além de habilidades de pensamento abstrato, lógica e matemática. Frente a isso, o aprendizado de conceitos que utilizam dessas habilidades tornou-se essencial para o avanço da humanidade. Contudo, ainda hoje, existem indivíduos acometidos por dificuldades, déficits e transtornos de aprendizagem, que, impossibilitam a percepção, assimilação e acomodação do conhecimento. Entre os motivos pelos quais o cérebro humano ainda é suscetível a esses fatores, circulam o fato de serem resultados de vários processos de adaptações diferentes, com intuitos diversos, que, no fim, não ocorreram apenas para a realização de tarefas intelectuais complexas, mas também, possibilitou analogamente ao desenvolvimento delas. A psicologia, hoje, possui um papel importante quanto ao manejo dessas dificuldades, auxiliando os indivíduos no ganho de aprendizagem, utilizando-se de técnicas e estratégias que se adaptam à novas descobertas pelas pesquisas na área, e adequam-se a cada tipo específico de dificuldade, com a finalidade de contorná-las, supri-las de outra forma, ou amenizá-las. Portanto, neste trabalho, busca-se descrever as principais teorias evolutivas a respeito do desenvolvimento cerebral, e o porquê da existência e prevalência de transtornos de aprendizagem na sociedade atual. Para tal, foram utilizados livros e artigos, para a realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo a respeito do tema apresentado.Item A Ciência ABA aplicada ao TEA - transtorno do espectro do autista(2021) Caetano, Stefânny Letícia Prudente; Cesar, Ana Paula Pereira; ASD - Autism Spectrum Disorder - is characterized by qualitative alterations in social skills, involving communication difficulties with the presence of repetitive and stereotyped behaviors. Although in Brazil there are laws that stipulate health as a right, and an obligation of the State, the difficulty in providing medical and therapeutic care for children with ASD in the health and education systems are still very insufficient. According to these problems, searching for an effective form of treatment for ASD in children is necessary to promote their adaptation into society, generate autonomy, and develop social skills. Thus, this research tried to highlight the benefits of Applied Behavior Analysis (ABA) for children with ASD. To justify this work, it was based on the information that autism is one of the subjects that is continuously in evidence in scientific studies. Therefore, this study intended to contribute to science, especially psychology, with the presentation of updated studies regarding definitions of ASD, ways of evaluation, treatments, and focus on ABA science, which provides an improvement in the adaptation and behavior of children diagnosed with autism. This work had as a goal to describe a systematic review of the literature on ABA science-based treatment options for children with ASD, to contribute to the effective practice of evidence-based psychology. The research methodology consisted of a literature review with bibliographic data collection involving searches in books with titles pertinent to the topic, as well as in other scientific literature, abstracts and proceedings found online, indexed in databases such as Google Academic, SciELO, and Virtual Health Library of the Ministry of Health, published between 2013 to 2020. The results indicated that ABA acts in strengthening socially acceptable behaviors and modifying unacceptable behaviors that somehow hindered the family and school life of children with ASD. It is possible to conclude that the Brazilian scientific community still needs to conduct more studies and practices in the field of applied behavior analysis based on the dimensions and ethical principles that constitute science.O TEA - Transtorno do Espectro do Autismo - caracteriza-se por alterações qualitativas nas habilidades sociais, envolvendo dificuldades de comunicação com a apresentação de comportamentos repetitivos e estereotipados. Embora no Brasil hajam leis que estipulam que a saúde é direito de todas as pessoas e obrigação do Estado, a dificuldade no atendimento médico e terapêutico para crianças com TEA no sistema de saúde e educação ainda é muito insuficiente. Sendo esta problemática apresentada, buscar uma forma de tratamento do TEA em crianças que seja eficaz é necessário para promover a adaptação delas em sociedade, gerar autonomia e desenvolver habilidades sociais. Assim, esta pesquisa buscou evidenciar os benefícios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças com TEA. A justificativa para realização desta pesquisa baseia-se na informação de que o autismo é um dos assuntos que está continuamente em evidência em estudos científicos. Portanto, este estudo teve intenção de contribuir para a ciência, sobretudo a psicológica, com a apresentação de estudos atualizados sobre o tema, em relação às definições do TEA, formas de avaliação, tratamentos e enfoque na ciência ABA, que proporciona melhora na adaptação e no comportamento de crianças diagnosticadas com autismo. Quanto ao objetivo da pesquisa, foi de descrever uma revisão sistemática da literatura sobre as opções de tratamento com base na ciência ABA para crianças com TEA, de modo a contribuir para a prática eficaz da Psicologia baseada em evidências. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura com coleta de dados bibliográficos envolvendo pesquisas em livros com títulos pertinentes ao tema, bem como nas demais literaturas científicas, resumos e anais encontrados em buscas online, indexados em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, publicados entre os anos de 2013 a 2020. Os resultados indicaram que a ABA atua no fortalecimento dos comportamentos socialmente aceitáveis e na modificação dos comportamentos inaceitáveis que, de alguma forma, atrapalhavam a vida familiar e escolar das crianças com TEA. Conclui-se que a comunidade científica brasileira ainda precisa realizar mais estudos e práticas no campo da análise do comportamento aplicada com base nas dimensões e princípios éticos que constituem a ciência.Item Cirurgia de mamoplastia: insatisfação, sentimentos e autoestima(2018) Frubel, Vera Vianna; Bertocco, Carla FloridoAs mamas são muito importantes para as mulheres, elas são símbolos de maternidade, feminilidade, sexualidade e vaidade. Quando elas não estão da forma que a mulher deseja, isso causa sofrimento afetando seu estado mental e muitas vezes, só vai sentir-se bem novamente, quando fizer a intervenção cirúrgica deixando os seios do jeito que deseja. O presente estudo teve por objetivo caracterizar os aspectos, demonstrar quais os quadros emocionais, insatisfação e autoestima pelos seios presentes na concepção da imagem corporal de mulheres que fizeram o procedimento estético de mamoplastia para aumento das mesmas. Através desse estudo de campo que teve como ponto principal, investigar e identificar até que ponto a insatisfação e sentimentos e autoestima interferem na autoimagem das mulheres, fazendo com que opte pela decisão de fazer uma intervenção cirúrgica de mamoplastia, para recuperar a autoestima e se sentir empoderada, feliz e satisfeita com as mamas. Vivemos em um mundo globalizado onde a mídia e sociedade tem suas contribuições para a insatisfação da mulher com sua aparência física. Obteve-se com essa pesquisa dados relevantes, demonstrando que a autoestima das mulheres aumentou após a cirurgia, e que a principal insatisfação foi sobre o aspecto das mamas, pois a principal queixa é que eram pequenas e flácidas e isso causava sentimentos negativos e diminuía a autoestima.Item Considerações de uma pesquisa de campo sobre a constituição do vinculo mãe-bebe na situação de gestação pré-termo em UTI neonatal(2020) Benossi, Gabriele Carolina; Longhi, FrancieleA gestação pré-termo ocorre entre a 20° e 37° semana de gestação, onde há uma interrupção e o parto deve ser realizado antes do período completo da vida intrauterina do bebê. Tal situação é problema de saúde pública, no qual há um índice crescente na morbidade e mortalidade de recém-nascidos pré-termos de baixo peso. A partir de tal temática, o presente trabalho, realizado através de uma pesquisa de campo junto a uma revisão de literatura com artigos publicados de 1998 a 2020, busca o conhecimento a respeito de como ocorre a formação do vínculo entre a díade mãe-bebê em situações de gestação pré-termo, pelas quais passaram por internação em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, bem como levantar os principais aspectos que influenciam na constituição do vínculo, suas dificuldades de enfrentamento perante a família, e quais as possibilidades de atuação e intervenção do Psicólogo com essas mães e famílias dentro da unidade de saúde. Por conseguinte, com a utilização de uma pesquisa com cunho qualitativo, de método exploratório, qual foi realizada de forma virtual, participaram sete mães de bebês internados em UTI neonatal de Sinop-MT e região, as quais demonstraram sentimentos de medo, insegurança, incapacidade e culpa. Foi possível elucidar que o Psicólogo na instituição de saúde pode minimizar o sofrimento da mãe e da família diante da situação através do acolhimento e mediação em busca de dar sentido à experiência da prematuridade, com isso, a genitora terá maior facilidade em investir no bebê real, contribuindo de forma positiva para a formação do vínculo entre a díade e desenvolvimento do recém-nascidoItem Contexto doméstico e as habilidades sociais de homens agressores(2020) Oliveira, Raiza Kamila Marques; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques deEsta pesquisa buscou demonstrar o perfil de homem agressor no contexto de violência doméstica, de modo a proporcionar entendimento a respeito da problemática, visando conceder conhecimentos capazes de diminuir o problema social da violência, por meio de validação de recursos eficazes na reeducação comportamental e melhoria das relações interpessoais, através do desenvolvimento de habilidades sociais. A presente pesquisa objetivou conhecer as principais habilidades sociais potencializadas e fragilizadas em homens agressores no contexto doméstico. Para tanto, a referida pesquisa contou com um arranjo que se estabeleceu de maneira a propor, através de pesquisas relacionadas ao tema, analisar e comparar publicações, possibilitando-se ter uma nova visão acerca da situação problema, evidenciando os resultados obtidos quantitativamente, a respeito dos métodos e técnicas de atuação eficazes em assuntos referentes à prática de violência e habilidades sociais. Os resultados alcançados partiram de sete bancos de dados, seis decorrentes da BVS e o sétimo, denominado Google Acadêmico. Também foram utilizadas sete palavras-chave, sendo elas: habilidades sociais, violência, agressividade masculina; origem violência doméstica, violência masculina assertividade, déficit habilidades sociais, e assertividade comportamental. Foram acessadas 994 pesquisas, destas apenas 10 foram incluídas para discussão deste estudo, e 984 foram descartadas. Em razão dos resultados alcançados, foi comprovado que as habilidades sociais deficitárias em homens agressores no contexto doméstico foram de fato, assertividade e comunicação. Sendo assim, dentre os resultados apontados nesta pesquisa confirmou-se a origem da violência doméstica, como fruto de experiências violentas vividas na infância, bem como a contribuição da falta de comunicação e autocontrole por parte do agressor, como fatores de risco nesta prática.Item Contextualização da psicologia organizacional e do trabalho (POT): implicações do processo seletivo e suas responsabilidades sociais(2021) Grotta, Gabriela Leitzke; Regauer, Cleoní CarmenA presente pesquisa tem como objetivo identificar conceitos e características da responsabilidade social relacionada a atuação do psicólogo organizacional frente ao processo de recrutamento e seleção nas empresas. A responsabilidade social nas organizações brasileiras é um tema novo, que vem recebendo várias definições e entendimentos, por isso percebe-se a relevância de fomentar os estudos científicos sobre o tema e de reiterar que os psicólogos organizacionais têm o compromisso de selecionar o candidato que preencha todas as exigências para ocupar a vaga ofertada pelas empresas, e ao mesmo tempo dar ênfase na responsabilidade social que permeia o processo seletivo. Este estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura, por intermédio de livros e arquivos disponíveis em meios eletrônicos, como artigos científicos e documentos relacionados à área da psicologia organizacional e as tecnologias, voltadas para o processo de recrutamento e seleção e responsabilidade social empresarial. A revisão de literatura desta pesquisa apresentou um breve histórico e conceitualização da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), o modelo de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e seus tipos, além da descrição do funcionamento do processo seletivo, com suas fases de recrutamento e seleção. Este estudo evidenciou como o psicólogo organizacional pode atuar para contribuir na prática da responsabilidade social em empresas que ainda não possuam essa visão, pois permite aumentar a atratividade, qualidade de vida no trabalho, saúde ocupacional, inclusão e diversidade.Item Contribuição da Equoterapia para o desempenho funcional de crianças com autismo(2020) Passoni, Gabriela; Fortes, Tatiane Favarin RechO interesse pela Equoterapia deu-se por meio do reconhecimento de que essa terapia apresenta resultados benéficos para a melhora de movimentos corporais em seres humanos. Nesse sentido, ao se portar para a clientela de crianças acometidas por autismo, objetiva-se demonstrar que este recurso cinesioterapêutico contribui significativamente para o desenvolvimento de crianças com este transtorno, também conhecido por Transtorno do Espectro Autismo (TEA). O cavalo, animal imprescindível para o uso e aplicação deste método, precisa ser escolhido de modo criterioso que vise atender às necessidades do praticante, o qual deverá ser diagnosticado por uma equipe de profissionais, incluindo o psicólogo, que comporá a equipe multidisciplinar que acompanhará as sessões. Nesse sentido, a fim de contemplar os objetivos, a metodologia utilizada corresponde à Pesquisa Bibliográfica, fazendo-se revisão da literatura apresentada, analisando e explorando artigos e periódicos que já fizeram pesquisa participante. Na análise realizada, a bibliografia consultada denotou que esta terapia obtém resultados positivos para crianças com TEA, favorecendo melhora nos seus aspectos psicomotores e em vínculos sociais. A criança autista precisa compreender, favorecido pela ajuda de profissionais, que os vínculos e afetos não podem se restringir a uma pessoa, qual seja sua mãe, pai, irmãos ou pessoas com quem convive diariamente. É no coletivo que se interage e se convive harmoniosamente (ou pelo menos deveria ser assim). Nesse cenário, o papel do psicólogo mediante a contemplação de resultados favoráveis, principalmente à criança com autismo, condiz com uma das funcionalidades de sua atuação no meio social, conferindo à Psicologia, e reforçando, sua importância de Ciência imprescindível em vários campos sociais que perpassam as relações humanas.