Psicologia
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Item A influência do Instagram na identidade de adolescentes(2022) Casagrande, Eduardo Marcelo; Fortes, Tatiane Favarin RechA identidade é um conceito de difícil definição, sendo geralmente relacionado com a resposta da pergunta “Quem é você?”. A identidade é definida de maneira social sempre em relação a outros indivíduos ou outros grupos, além disso a identidade também sofre constantes transformações ou metamorfoses. Este estudo busca relacionar o uso de redes sociais, em especial o Instagram, com mudanças na identidade. Para isto foram realizados um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo acerca do tema, primeiramente definindo o conceito de identidade e como ela se transforma, os efeitos das redes sociais e outras mídias globalizantes na identidade de seus usuários e, finalmente, como os adolescentes fazem uso destas redes sociais e sua percepção sobre este uso. Este trabalho buscou aprofundar a compreensão da comunidade psicológica acerca dos efeitos do uso das redes sociais, em especial do uso do Instagram por adolescentes de 15 a 17 anos, observando como a sua identidade pode ser influenciada pelo uso desta rede social, sob uma perspectiva da psicologia social. A partir da aplicação de um questionário semiaberto, procuramos conhecer os hábitos de uso do aplicativo Instagram e as percepções dos participantes sobre como suas identidades são afetadas pela rede social. Concluímos que a plataforma promove a criação de personas online e hábitos de interação e consumo de conteúdos, porém chegamos à conclusão de que estas mudanças não estão relacionadas à plataforma em si, mas aos próprios modos de criação e representação de personagens, como apresentados pela teoria da identidade em psicologia social.Item Processos psicológicos e desenvolvimento do senso de identidade em pessoas acometidas por TEA - Transtorno do Espectro do Autista(2021) Conti, Emilia; Florido, CarlaO desenvolvimento do senso de identidade e autopercepção é um processo natural do ser humano saudável, o que ocorre na medida em que as estruturas neurofisiológicas se especializam e amadurecem, ao passo em que o indivíduo se relaciona e aprende com o meio social. Porém, os indivíduos acometidos por um Transtorno do Espectro do Autismo sofrem alterações nesse desenvolvimento neurofisiológico, além de possuírem dificuldades de interação social, o que é algo extremamente importante, principalmente nos primeiros anos de vida. Os diferentes graus de severidade em que são classificados os Transtornos do Espectro do Autismo ditam os níveis de desenvolvimento dos processos psicológicos básicos, em conjunto com a qualidade de estímulos positivos recebidos do ambiente que atuam sobre o sujeito durante a formação da sua identidade. Compreender o desenvolvimento da autopercepção do TEA é um dos passos mais significativos para a atuação terapêutica bemsucedida, pois seu desenvolvimento depende diretamente da dinâmica de estímulos do meio em relação ao seu nível de capacidade cognitiva, de sua capacidade de execução de processos psicológicos básicos e grau de severidade do transtorno que o acomete.