Psicologia

URI permanente para esta coleçãohttp://216.238.99.214/handle/123456789/20

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Autismo na escola: os desafios dos professores de escolas públicas e particulares
    (2022) Mariano, Julieny Quaglia; Florido, Carla
    A inclusão da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista vai além da matrícula na escola regular. A inclusão é a adaptação do ambiente, profissionais e material, para assim o discente se sentir pertencente a instituição escolar. Quando a inclusão ocorre verdadeiramente, ela resulta em benefícios para a criança com diagnóstico, auxilia na sua interação com o meio, o cognitivo é desenvolvido, a coordenação motora e todos os processos de ensino, bem como gera aprendizado para toda equipe educacional. Esse estudo teve por objetivo verificar as lacunas enfrentadas pelos docentes, no processo de inclusão de crianças diagnosticadas com TEA, em escolas regulares, públicas e particulares de Sinop-MT. O trabalho foi realizado por livros e artigos de 1997 devido à história do Autismo até 2020, durante março, abril e maio do ano de 2022 e contou também com a coleta de dados primários, sendo aqueles obtidos diretamente do pesquisador com a utilização de seus devidos instrumentos e experiência. Essa pesquisa contou com 20 docentes, que atualmente trabalham com crianças diagnosticadas tanto no Ensino infantil e Fundamental. Os dados primários foram coletados, por meio de um questionário online, a pesquisadora entrou em contato com os professores via mensagem eletrônica e disponibilizou o link para responder questões objetivas. Esse questionário contou com o sigilo, não sendo necessário identificar o nome e escola em que trabalha, visando à ética profissional. Ao final da pesquisa foi possível perceber que as lacunas apresentadas pelos docentes na promoção da inclusão são diversas, os dados obtidos na pesquisa de campo se similiarizam com as teorias estudas.
  • Item
    Tanatologia: os desafios de falar sobre a morte como parte da vida
    (2022) Portes, Rosimeire Sementino; Ceribino, Márcia Cecília
    Este trabalho tem o objetivo de descrever as contribuições da formação mais aprofundada sobre a morte para o exercício profissional da Psicologia diante das situações vivenciadas sobre o tema. O enfoque desta pesquisa, além de se direcionar às reflexões sobre a morte, também destaca especificamente como profissionais da Psicologia lidam com o assunto, pois, estes estão constantemente em exposição com esse processo. A morte é estudada como parte do desenvolvimento humano e pelos estudiosos da Tanatologia, além disso, é vista nos processos de doença na área hospitalar e de desastres, ou ainda como possível processo decorrente de suicídio. Visto que o tema da morte tende a ser evitado na sociedade e, como reflexo, nas graduações e formações voltadas à saúde também é um assunto que, na maioria das vezes, não é aprofundado ou nem mesmo abordado como deveria. A metodologia deste estudo é de natureza bibliográfica narrativa exploratória e destaca a importância de aprofundamento sobre a morte na graduação como ferramenta para o seu enfrentamento como processo imodificável e do desenvolvimento humano. Os resultados indicaram que por mais que o tema da morte seja popular na literatura científica, principalmente quando se trata do acompanhamento de pessoas em estado terminais e enlutadas, são poucos os trabalhos científicos nessa área desenvolvidos no país.
  • Item
    A influência do Instagram na identidade de adolescentes
    (2022) Casagrande, Eduardo Marcelo; Fortes, Tatiane Favarin Rech
    A identidade é um conceito de difícil definição, sendo geralmente relacionado com a resposta da pergunta “Quem é você?”. A identidade é definida de maneira social sempre em relação a outros indivíduos ou outros grupos, além disso a identidade também sofre constantes transformações ou metamorfoses. Este estudo busca relacionar o uso de redes sociais, em especial o Instagram, com mudanças na identidade. Para isto foram realizados um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo acerca do tema, primeiramente definindo o conceito de identidade e como ela se transforma, os efeitos das redes sociais e outras mídias globalizantes na identidade de seus usuários e, finalmente, como os adolescentes fazem uso destas redes sociais e sua percepção sobre este uso. Este trabalho buscou aprofundar a compreensão da comunidade psicológica acerca dos efeitos do uso das redes sociais, em especial do uso do Instagram por adolescentes de 15 a 17 anos, observando como a sua identidade pode ser influenciada pelo uso desta rede social, sob uma perspectiva da psicologia social. A partir da aplicação de um questionário semiaberto, procuramos conhecer os hábitos de uso do aplicativo Instagram e as percepções dos participantes sobre como suas identidades são afetadas pela rede social. Concluímos que a plataforma promove a criação de personas online e hábitos de interação e consumo de conteúdos, porém chegamos à conclusão de que estas mudanças não estão relacionadas à plataforma em si, mas aos próprios modos de criação e representação de personagens, como apresentados pela teoria da identidade em psicologia social.
  • Item
    A Ciência ABA aplicada ao TEA - transtorno do espectro do autista
    (2021) Caetano, Stefânny Letícia Prudente; Cesar, Ana Paula Pereira; ASD - Autism Spectrum Disorder - is characterized by qualitative alterations in social skills, involving communication difficulties with the presence of repetitive and stereotyped behaviors. Although in Brazil there are laws that stipulate health as a right, and an obligation of the State, the difficulty in providing medical and therapeutic care for children with ASD in the health and education systems are still very insufficient. According to these problems, searching for an effective form of treatment for ASD in children is necessary to promote their adaptation into society, generate autonomy, and develop social skills. Thus, this research tried to highlight the benefits of Applied Behavior Analysis (ABA) for children with ASD. To justify this work, it was based on the information that autism is one of the subjects that is continuously in evidence in scientific studies. Therefore, this study intended to contribute to science, especially psychology, with the presentation of updated studies regarding definitions of ASD, ways of evaluation, treatments, and focus on ABA science, which provides an improvement in the adaptation and behavior of children diagnosed with autism. This work had as a goal to describe a systematic review of the literature on ABA science-based treatment options for children with ASD, to contribute to the effective practice of evidence-based psychology. The research methodology consisted of a literature review with bibliographic data collection involving searches in books with titles pertinent to the topic, as well as in other scientific literature, abstracts and proceedings found online, indexed in databases such as Google Academic, SciELO, and Virtual Health Library of the Ministry of Health, published between 2013 to 2020. The results indicated that ABA acts in strengthening socially acceptable behaviors and modifying unacceptable behaviors that somehow hindered the family and school life of children with ASD. It is possible to conclude that the Brazilian scientific community still needs to conduct more studies and practices in the field of applied behavior analysis based on the dimensions and ethical principles that constitute science.
    O TEA - Transtorno do Espectro do Autismo - caracteriza-se por alterações qualitativas nas habilidades sociais, envolvendo dificuldades de comunicação com a apresentação de comportamentos repetitivos e estereotipados. Embora no Brasil hajam leis que estipulam que a saúde é direito de todas as pessoas e obrigação do Estado, a dificuldade no atendimento médico e terapêutico para crianças com TEA no sistema de saúde e educação ainda é muito insuficiente. Sendo esta problemática apresentada, buscar uma forma de tratamento do TEA em crianças que seja eficaz é necessário para promover a adaptação delas em sociedade, gerar autonomia e desenvolver habilidades sociais. Assim, esta pesquisa buscou evidenciar os benefícios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças com TEA. A justificativa para realização desta pesquisa baseia-se na informação de que o autismo é um dos assuntos que está continuamente em evidência em estudos científicos. Portanto, este estudo teve intenção de contribuir para a ciência, sobretudo a psicológica, com a apresentação de estudos atualizados sobre o tema, em relação às definições do TEA, formas de avaliação, tratamentos e enfoque na ciência ABA, que proporciona melhora na adaptação e no comportamento de crianças diagnosticadas com autismo. Quanto ao objetivo da pesquisa, foi de descrever uma revisão sistemática da literatura sobre as opções de tratamento com base na ciência ABA para crianças com TEA, de modo a contribuir para a prática eficaz da Psicologia baseada em evidências. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura com coleta de dados bibliográficos envolvendo pesquisas em livros com títulos pertinentes ao tema, bem como nas demais literaturas científicas, resumos e anais encontrados em buscas online, indexados em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, publicados entre os anos de 2013 a 2020. Os resultados indicaram que a ABA atua no fortalecimento dos comportamentos socialmente aceitáveis e na modificação dos comportamentos inaceitáveis que, de alguma forma, atrapalhavam a vida familiar e escolar das crianças com TEA. Conclui-se que a comunidade científica brasileira ainda precisa realizar mais estudos e práticas no campo da análise do comportamento aplicada com base nas dimensões e princípios éticos que constituem a ciência.
  • Item
    Habilidades sociais de jovens adolescentes em situação de vulnerabilidades social
    (2021) Freitas, Bruna Caroliny Bartolomeu de; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
    As Habilidades Sociais sob a ótica de um contexto vulnerável socialmente entre adolescentes que estão passando por mudanças significativas no corpo tanto física, cognitiva, psicológico e social, é de fundamental importância destacar que diante dessa situação, pode haver a presença de déficits de Habilidades Sociais, habilidades como de empatia, autocontrole, assertividade, civilidade, abordagem afetiva e desenvoltura social, de modo que influenciam diretamente as relações interpessoais dos adolescentes e provocam comportamentos inadequados. Identificar, analisar e trabalhar essas Habilidades Sociais deficitárias amplifica os elementos protetores das habilidades interpessoais desses indivíduos, bem como, por meio do Treinamento de Habilidades Sociais se desenvolve o manejo de conflitos de contingências, desempenhando as modificações comportamentais necessárias a fim de proporcionar um desenvolvimento saudável para o adolescente, desse modo, este estudo se objetiva em verificar e ampliar as Habilidades Sociais desses adolescentes que se encontram num contexto social vulnerável. Ainda esta pesquisa justifica-se para que a sociedade compreenda a existência das classes de Habilidades Sociais do adolescente a fim de que o veja como um ser em construção e ainda não definido quando apresenta inabilidades sociais por falta de repertório comportamental assertivo. Para este estudo foram convidados 25 adolescentes dos 100 participantes do CAOPA – Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção aos Adolescentes no município de Sinop-MT, com idades de 12 a 16 anos, sendo de ambos os sexos. A coleta de dados demandou a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA, para a identificação das três habilidades deficitárias, sendo: autocontrole, civilidade e assertividade. A pesquisa apresentada concluiu que a partir dos resultados obtidos foi possível comprovar a hipótese, cuja Habilidades Sociais de maior frequência em adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade social eram empatia e comunicação. Ainda, os resultados dessa pesquisa mostraram que a Habilidade Social de assertividade teve sua frequência dobrada de 15% para 30% após o THS.
  • Item
    Contribuição da psicologia no tratamento de transtornos psicossomáticos
    (2021) Nascimento, Lucas dos Santos; Cesar, Ana Paula P.
    Existem doenças emocionais que são manifestadas no corpo do indivíduo, por não terem motivo aparente, dificultam o diagnóstico físico, pois a causa dos sintomas dessas doenças tem origem psicológica. Tal forma de adoecimento é nomeada como psicossomática e desde o surgimento da medicina até os dias atuais, os pesquisadores buscam compreender a interação entre a mente e o corpo e a influência que um tem sobre o outro. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas das contribuições da psicologia na identificação e tratamento destes transtornos, obtendo um diagnóstico mais preciso podendo gerar uma melhor intervenção clínica. Para tanto, busca-se verificar como ocorre a interação física e psicológica e de que forma o manejo psicoterapêutico pode trazer benefícios para os indivíduos. O presente trabalho baseouse num estudo bibliográfico a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses, esta pesquisa busca esclarecer como as emoções e sentimentos provocam o adoecimento físico e como a psicologia pode contribuir tanto na prevenção como na intervenção, auxiliando as outras áreas da saúde a identificar as causas dos sintomas, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida aos indivíduos que sofrem com transtornos psicossomáticos. Ao final deste estudo, constatou-se que a psicologia tem um olhar amplo sobre o sofrimento do indivíduo, mesmo havendo a dor física devese levar em consideração, aspectos emocionais, analisando o enfermo de forma integral. Deste modo, o profissional da área da psicologia poderá contribuir para a melhora do paciente, promovendo novas habilidades para lidar com suas emoções, autoconhecimento, suas crenças e limitações.
  • Item
    Os Impactos da pressão psicológica em acadêmicos de psicologia
    (2021) Schulz, Jhonatas Helicon; Regauer, Cleoni
    Evidencia-se que os acadêmicos matriculados em uma instituição de ensino superior têm demonstrado desenvolvimento de patologias que prejudicam a própria saúde mental devido ao estresse acumulado durante o curso. Uma sobrecarga de emoções provenientes da pressão psicológica que enfrentam durante a vida acadêmica. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a possibilidade de se desenvolver patologias psicológicas ao se expor aos estresses e pressões psicológicas do meio acadêmico. Com isso, pretendeu-se também trazer, a essa problemática, maneiras de prevenção e um olhar mais atento aos indivíduos que ingressam em instituições de ensino, assim como valorizar o psicológico individual do acadêmico, em meio as barreiras que enfrentaram até se formarem como profissionais da área da psicologia ou entre outras áreas. As metodologias usadas neste trabalho foram as pesquisas de campo e quantitativa, com intuito de coletar informações sobre a pressão psicológica em acadêmicos de psicologia, pois há uma pequena quantidade de informações que basicamente não agregam os motivos e fatores que influenciam certas patologias e doenças físicas e mentais nos acadêmicos. Para tal, foram realizados entrevistas e questionário. Os resultados expressaram uma alta quantidade de indivíduos no qual sofrem algum tipo especifico sofrimento mental na proporção indicada pelo teste SRQ-20, entretanto os níveis de ansiedade e depressão se mantiveram em uma proporção no que correspondem uma taxa de 60% do participantes se enquadraram no nível moderado de ansiedade por sua vez 80% dos 72 participantes se enquadraram no nível grave de depressão cujo coloca em evidencia uma preocupação em relação aos acadêmicos e sua saúde mental.