Psicologia
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Item Impactos no processo de aprendizagens da criança pós pandemia(2023-12) Silva, Luanil Soares da; Caponi, Viviane MarquesA educação em sua "normalidade" já criou problemas pouco visíveis: Um exemplo no texto a seguir é a vulnerabilidade. O que tem sido observado em maior escala durante a pandemia. O objetivo é levantar e analisar questões relacionadas ao ensino e aprendizagem na era póspandemia. O método utilizado consistiu em examinar artigos acadêmicos, bibliográficos e documentais que lançassem luz sobre o que estava afetando os alunos durante esse período, quais problemas estavam prejudicando o aprendizado e levando ao declínio do aprendizado. Os resultados das reflexões de aprendizagem foram extremamente significativos. O isolamento emergencial tem resultado em diversas complicações psicológicas nos alunos como: transtorno de ansiedade generalizada, falta de interações sociais como tristeza, medo de doenças. A sensibilidade social foi um dos fatores que destacou a diferença de aprendizado entre pessoas com acesso à internet e aquelas com acesso limitado. Assim, as taxas de prevalência ponderadas de linha de base combinadas de ansiedade, sintomas depressivos e sintomas emocionais foram significativamente aumentadas. Os resultados desta análise refletem a necessidade de desenvolver mais projetos psicossociais nas escolas envolvendo psicólogos e assistentes sociais. Também aponta para a falta de prática no campo dos requisitos de saúde mental nas escolas, o que também impulsiona a implementação.Item A importância da atuação do profissional de psicologia junto a pacientes em processo de morte no Brasil(2023-12) Sales, Luciana Soares dos Santos; Caponi, Viviane MarquesEste trabalho busca correlacionar pontos fundamentais da atuação da psicologia hospitalar junto a pacientes em processo de morte. Buscou-se ainda trazer considerações sobre a morte para o paciente e familiar, a atuação do psicólogo junto a equipe multidisciplinar em cuidados paliativos, sendo um ponto de ligação entre os profissionais de diversas áreas que em conjunto atuam a oportunizar dignidade ao paciente e respeitar sua subjetividade no momento tão delicado que antecede a finitude da vida. Dessa maneira, ainda apresenta uma breve reflexão sobre à preparação do acadêmico(a) para lidar com a questão ainda tão ignorada pela sociedade: a morte, que vem impactar a si, e principalmente as pessoas do círculo de convivência. Preparação essa oportuna e necessária, vez que certamente em algum momento o(a) profissional de psicologia, pode ser convidado a lidar com o tema finitude da vida, principalmente no ambiente hospitalar. Optou-se por uma metodologia baseada no referencial teórico de autores que discutem o tema morte, atuação do psicólogo(a) hospitalar, equipe multiprofissional em cuidados paliativos, preparação dos acadêmicos de psicologia para atuar no âmbito hospitalar, obtendo resultados suficientes quanto aos objetivos descritos, e reflexões acerca dos assuntos que foram surgindo.Item A importância de projetos sociais para a socialização na melhor idade e os benefícios da psicologia positiva para o envelhecimento(2023-12) Ribeiro, Crislaine Aparecida Santos; Caponi, Viviane MarquesO presente trabalho desenvolveu-se sobre a importância da socialização na melhor idade contribuindo para a inclusão social, saúde mental, cognitiva e emocional, enquanto a psicologia positiva oferece ferramentas e abordagens para promover o bem-estar, o foco nas forças pessoais e uma vida mais satisfatória na terceira idade. Ambos os aspectos desempenham um papel fundamental em assegurar que os idosos desfrutem de uma qualidade de vida significativa e saudável. As atividades em prol dessa geração são cruciais e garantem a longevidade da melhor idade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica de natureza básica e documental com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. O levantamento de trabalho foi feito nas seguintes plataformas de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) e Google Acadêmico. Foram incluídos trabalhos publicados nos últimos 17 anos, ou seja, entre os anos de 2003 a 2020, em português, completos, com acesso livre e que abordam a temática da pesquisa.Item Os desafios da inclusão de crianças com transtorno Espectro Autista na escola(2023-12) Silva, Gabriela Souza Rodrigues da; Caponi, Viviane MarquesO presente trabalho trata-se dos desafios da inclusão de crianças com transtorno espectro autista na escola. O assunto vem ganhando espaço nas discussões da educação, há muitas leis e projetos desenvolvidos que visam a inclusão e o acesso à educação inclusiva de pessoas com deficiências. Por lei a educação é um direito de todos. A garantia para as pessoas com deficiências iniciou-se através dos projetos voltados a inclusão, que garante assim os diretos a educação da escola regular independente de suas necessidades, pois é o dever do sistema educacional oferecer oportunidades de inclusão e acesso a educação. O transtorno espectro autista afeta o neurodesenvolvimento da criança e tem como características a dificuldade na interação social, comunicação, dificuldade cognitiva, domínios importantes para aprendizagem. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que a muitos desafios para a inclusão de crianças com TEA, sendo esses por falta de profissionais preparados, programas voltados para inclusão, cursos de capacitação para os profissionais, recursos e materiais pedagógicos e dificuldades relacionadas com o transtorno.Item Os impactos da depressão na infância, em fase escolar, dos 6 aos 9 anos, e as possibilidades de tratamento(2023-12) Carvalho, Amisleide Leal de; Caponi, Viviane MarquesNota-se que a prevalência do transtorno depressivo tem aumentado nos últimos anos em todo mundo e nota-se que este fenômeno acomete a todas as faixas de idade, incluindo crianças. Uma vez que a depressão infantil tem aumentado em frequência entre as crianças é essencial que estudos sejam feitos a fim de compreender os fatores que tem contribuído para este fenômeno e intervenções que podem auxiliar no tratamento e acolhimento do público infantil. Assim, o objetivo deste projeto será compreender como a depressão impacta a infância fase escolar em um período que vai dos 6 aos 9 anos e as possibilidades de estratégias de tratamento psicoterápico dando destaque a terapia cognitiva comportamental. Para isto será realizada uma revisão bibliográfica de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório. O levantamento de trabalho será feito nas seguintes plataformas de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico, Capes, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Serão incluídos trabalhos publicados nos últimos 11 anos, ou seja, entre os anos de 2011 a 2022, em português, completos, com acesso livre e que abordem a temática da pesquisa.