Administração

URI permanente para esta coleçãohttp://216.238.99.214/handle/123456789/22

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Item
    Qualidade no atendimento presencial: um estudo de caso no restaurante Dellza
    (2021) Oliveira, Lucimar Marques Aguiar de; Varanda Jr, Emilton Ramos
    Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso desenvolvido na empresa Dellza e teve como objetivo geral verificar a qualidade do seu atendimento. Seu desenvolvimento ocorre através da escala Likert. Esta metodologia verifica o grau de concordância ou não das afirmativas, obtendo-se os resultados através da pontuação atribuída a cada resposta. Foram confrontados os níveis obtidos entre as expectativas e as percepções dos clientes quanto aos serviços prestados pelo restaurante. Sendo assim, possível de obter uma amostra da qualidade do atendimento através de análise quantitativa dos dados obtidos. Os resultados mostraram que o restaurante possui um bom atendimento de forma geral, entretanto, possui oportunidades de melhorias apontadas pelos clientes em sua promoção, preços praticados e o sistema de entretenimento.
  • Item
    Os benefícios do programa de compliance corporativo
    (2021) Assunção, Camila Leticia Plimo de; Silva, Priscila Rosa da
    O presente estudo teve como objetivo investigar através de uma pesquisa bibliográfica acerca dos benefícios do programa de compliance corporativo. O Compliance é um alinhamento de valores e objetivos, em conjunto, realiza a gestão dos controles interno e a adequação da empresa às normas legais e regulamentares. No decorrer dos últimos anos houve um aumento de preocupação em relação as práticas empresariais que possam ser prejudiciais à sociedade. O termo Compliance é uma ferramenta que busca o cumprimento de regras estabelecidas. Compliance trate-se de conformidade com normas legais, regulamentos e políticas que os funcionários das organizações devem cumprir no âmbito de se evitar desconformidades e promover as punições cabíveis às eventuais ilegalidades que forem cometidas. Com o presente estudo pode-se entender que as empresas e seus administradores estão sujeitos, além do tradicional combate jurídico repressivo, às possibilidades de recorrer aos instrumentos específicos para a prevenção, notadamente com vistas à adoção de programas de integridade e compliance. Tais normas são denominadas de normas promocionais ou de incentivo e podem representar um novo caminho para controle mais eficiente da corrupção.
  • Item
    O uso das mídias digitais no Senado Federal como incentivo a participação da população nas atividades legislativas
    (2021) Afonso, Luis Fernando Caldas
    O presente trabalho teve como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica acerca dos novos modelos de comunicação e interação que estão sendo utilizados para fazer com que a população se interesse pelas ações que tramitam no Senado Federal. A metodologia aplicada foi o tipo de pesquisa descritiva e qualiquantitativa, juntamente com o método fenomenológico. Através desse método foi possível concluir que o estudo foi relevante a grande parte da população que tenha um mínimo de instrução e acesso à internet, uma vez que demonstrou a efetividade e eficiência da comunicação pública digital, tornando a informação mais acessível e os processos decisórios do Senado mais transparentes. Entretanto, faz-se necessário o estudo constante a respeito do tema, buscando a melhoria contínua do relacionamento órgão público e cidadão, permitindo que direitos e serviços estejam ao alcance de mais pessoas no Brasil.
  • Item
    Gestão de almoxarifado no setor público
    (2021) Marquesi, Ana Paula; Messias, Orlandina Martins dos Santos
    O presente trabalho teve como meta pesquisar sobre o tema gestão de almoxarifado no Setor Público, tema este que está diretamente relacionado à necessidade de transparência e coerência na gestão de materiais da Administração Pública. O problema da pesquisa foi: Qual a importância de se ter um almoxarifado organizado de forma transparente eficiente e o que representaria para o setor público? Para responder essa questão, foram propostos os seguintes objetivos: investigar sobre o processo de administração de materiais no almoxarifado, relatando sobre o sistema de compras das instituições; descrevendo os processos de entrada e saída de materiais no almoxarifado; apontando dificuldades e limitações do sistema; e sugerindo melhorias. O trabalho utilizou a metodologia de abordagem qualitativa, com uma pesquisa descritiva, a partir de uma revisão de literatura. A partir da proposta de integração, via desenvolvimento de processos de aquisição de materiais, estocagem segura de materiais, entrada e saída de materiais no almoxarifado, tende-se a melhoria nos aspectos de eficiência do setor. A proposta do trabalho foi a proposição de um almoxarifado mais eficiente na administração de materiais, isso porque evita que continue existindo falta de integração de atividades na área de materiais, o que resulta nas decisões sendo concentradas em somente um órgão e acaba por engessá-lo.
  • Item
    Análise de gestão de processos internos da empresa brasileira de correios e telégrafos no uso do sistema eletrônico de informações no âmbito da agência de correios (AC CPA II)
    (2021) Cruz, Waschington Pereira de Sá; Varanda Junior, Emilton Ramos
    Gerenciamento de processos refere-se ao alinhamento de processos com os objetivos estratégicos de uma organização, projetando e implementando arquiteturas de processos, estabelecendo sistemas de medição de processos que se alinham com os objetivos organizacionais e educando e organizando os gerentes para que gerenciem os processos de maneira eficaz. Para a perspectiva dos processos internos de negócios, os gerentes identificam os processos mais críticos para atingir os objetivos dos clientes. As empresas normalmente desenvolvem seus objetivos e medidas para esta perspectiva após formular objetivos e medidas para as perspectivas financeiras e do cliente. A utilização do Sistema Eletrônico de Informações na agência de correios AC CPA II, acarretou reais benefícios tais como: celeridade no processo, mais segurança nos processos, economia de recursos, enfim uma melhora visível nos processos impactando positivamente no atendimento na agência. Esse estudo consiste em uma pesquisa aplicada de caráter descritiva, que visará uma análise sobre gestão de processos com o uso do Sistema Eletrônico de Informações no âmbito de uma agência de correios, localizada em Cuiabá-MT, usando-se o método de pesquisa: estudo exploratório.
  • Item
    Qualidade de vida no ambiente de trabalho e sua influência na motivação do colaborador
    (2021) Silva, Débora Ramos da; Chagas, Rodrigo Yawata
    O presente estudo buscou investigar sobre a qualidade de vida no ambiente de trabalho e suas consequências para o colaborador. A abordagem do meio ambiente do trabalho implica questões sociais, já que o trabalho ao longo da história da humanidade significou o desenvolvimento da convivência social e estabeleceu importante relação com a natureza. Para acompanhar o mercado mundial global e as constantes inovações tecnológicas, grande parte das indústrias e empresas, passam a exigir de seus empregados uma rotina incessante de estudos, treinamentos, aperfeiçoamentos, capacitação, qualificação, e além de exageradas e rotineiras cobranças para que alcancem suas metas. Pode-se verificar a ocorrência de várias formas de violência tais como: acidentes, sofrimentos psíquicos, agressões verbais e físicas, assédio moral. O trabalhador, como fator fundamental no processo de trabalho e na produtividade, vem sendo transformado em foco de preocupação dos dirigentes das organizações para atingir seus objetivos e, por isso, a Qualidade de Vida no Trabalho passa a ser valorizada.