Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Comparação dos modelos de calculo I e II para armadura transversal segundo NBR 6118/2014
    (2020) Bronner, Elder Roberto; Santos, Rafael Goulart de Andrade
    O contexto econômico está sempre em questão dentro da Construção Civil, seja na compra de materiais, no consumo de insumos da obra, no custo da mão de obra, no dimensionamento da estrutura ou em outras especificações. Percebe-se a importância de pesquisas que buscam uma economia na quantidade de insumos e despesas em obras, pois esses valores podem onerar o custo total da obra, por isso é importante realizar estudos que englobem formas de se economizar, mesmo que em uma das etapas de construção. Assim, o presente trabalho realizou uma análise dos dois modelos de cálculos descritos pela NBR 6118/2014, para o dimensionamento da armadura transversal de vigas de concreto armado. Visando assim, descobrir o consumo de aço dos estribos em cada um dos modelos, de forma a atender a todos os requisitos prescritos pela norma. Para o desenvolvimento desse estudo fez-se uma pesquisa bibliográfica dos trabalhos já publicados, que tratam sobre o mesmo tema e para tal utilizou-se de livros, artigos, periódicos, publicações avulsas e materiais disponibilizados nos meios eletrônicos. Os procedimentos de cálculo foram realizados com o auxílio do Software Excel®, concluído assim, que a economia que Modelo II gera em relação ao Modelo I, pode chegar a 30% ao adotar-se o ângulo θ de 30º. Ao subir o ângulo θ, a adoção do Modelo de Cálculo I promove uma maior economia, que pode chegar a 19% se contrastado ao ângulo θ de 45º no Modelo II.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.