Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Transtorno do Espectro Autista: enfâse na técnica da psicomotricidade
    (2025-06) Souza, Meiene Alves de; Vales, Claudiedja Oliveira Alves
    O presente estudo aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com ênfase na técnica da psicomotricidade como intervenção fisioterapêutica. O TEA é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento, caracterizada por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. A psicomotricidade, ao integrar aspectos motores, cognitivos e emocionais, apresenta-se como uma abordagem eficaz para indivíduos com TEA. Através de uma revisão de literatura, foram analisados 29 artigos publicados entre 2019 e 2024, selecionados a partir de bases de dados científicos. Os resultados demonstram que a psicomotricidade contribui significativamente para melhorias no equilíbrio, marcha, coordenação motora, expressão e compreensão. A técnica também auxilia no desenvolvimento do esquema corporal e na integração sensorial, aspectos frequentemente comprometidos em pessoas com TEA. Na conclusão, evidencia-se que a psicomotricidade desempenha papel fundamental na promoção de habilidades essenciais, o que favorece a autonomia e a interação social. Apesar dos benefícios observados, persistem desafios como a falta de formação específica para profissionais, escassez de recursos materiais e estruturais, além da necessidade de mais estudos com amostras maiores e metodologias padronizadas para compreender os efeitos a longo prazo e criar protocolos de intervenção amplamente aplicáveis.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.