Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 185
  • Item
    Atuação do cirurgião-dentista no cuidado de pacientes hospitalizados
    (2018) Anzoategui Junior, Alberto Menezes; Gonçalves, Katiéli Fagundes; Mancini, Cezar Ernani
    A odontologia hospitalar (OH) é uma área de atuação em crescimento e recentemente reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia. Destaca-se que a importância da presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar reside no fato de que a atividade odontológica corrobora para a recuperação mais rápida dos pacientes hospitalizados por problemas sistêmicos e por doenças oportunistas. Pode-se definir a odontologia hospitalar como a prática odontológica exercida dentro do ambiente hospitalar, ofertada ao paciente com necessidade de internação e por apresentar comprometimentos clínicos. Este inclui um conjunto de práticas preventivas, diagnósticas e terapêuticas em saúde bucal, executadas em consonância com a missão da instituição hospitalar e inseridas no conjunto da equipe multidisciplinar. A OH foca no fato de a normalidade da boca só ter significado quando acompanhada de um estado razoável de saúde geral do indivíduo. Por isso compreender o que é uma boa saúde bucal dos pacientes e qual impacto dessa na cavidade e na integração com a saúde geral, é importante, para que saibamos quais os pontos de promoção e prevenção devem ser trabalhados no setor de atendimento ao paciente no âmbito hospitalar. Os resultados dos levantamentos de dados realizados através de uma revisão bibliográfica baseada nos periódicos PUBmed, SciELO e também em livros e revistas, proporcionou responder os objetivos do estudo que foram auxiliar a ampliar o conhecimento sobre a atuação do profissional cirurgião-dentista juntamente com a equipe multiprofissional na busca de melhora da saúde geral dos pacientes hospitalizados, ficando evidente a importância desse profissional na recuperação do quadro clínico e na busca em tratar doenças oportunistas que surgem muitas vezes análogas ao tratamento no âmbito hospitalar.
  • Item
    Cuidado Odontológico do Paciente Autista
    (2018) Domingos, Alba Valéria Caetano; Gonçalves, Katiéli Fagundes
    O objetivo deste estudo foi ponderar a respeito da conduta do cirurgião-dentista frente ao atendimento de autistas e correlacionar as particularidades que envolvem esse assunto. Incluindo a caracterização do autismo, suas particularidades relacionadas a saúde bucal, os aspectos positivos e negativos relacionados a conduta profissional que podem interferir no atendimento do paciente com autismo, buscando assim, encontrar novas possibilidades de manejo, por meio da intervenção e acolhimento destes pacientes, para que haja um atendimento mais eficaz e ações menos traumáticas. Para tal, fora efetivada pesquisa bibliográfica elaborada com base em material científico já publicado, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos, tais como: Scielo, Scoppus, Lilacs e Google Acadêmico. Contudo, em virtude da disseminação de novos meios de informação, foram utilizados outros tipos de fontes, como material disponibilizado pela Internet, que ofereciam conteúdo conexo ao presente tema. A partir da revisão de literatura foi possível expor que diversos colegas não se atentam para as particularidades que este tipo de atendimento envolve, como por exemplo conhecimento a respeito do autismo, condicionamento desse paciente, formas de manejo, atendimento e interação com a família e/ou cuidadores. Desse modo, conhecer as nuances que envolvem atender esses pacientes pode facilitar no momento da realização dos procedimentos clínicos, assim como, proporcionar um melhor e mais confortável atendimento para quem possui essa particularidade. Portanto, o estudo destaca a importância do profissional ser capacitado para este atendimento e estar disposto a realizar as intervenções necessárias em particular para cada paciente, respeitando seus limites e estabelecendo confiança para com este, assim o cuidado realmente se efetive.
  • Item
    Técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas para tracionamento de elementos dentários impactados/incluso
    (2018) Cardoso, Reivellyn Karihelynn Garcia de Melo; Studzinsk, Márcio Soldatelli
    Durante o processo de desenvolvimento da oclusão, temos várias fases, porém, a mais aguardada é a erupção completa dos elementos dentais permanentes. Todos os elementos dentais passam por três processos, que se dão de tal forma: inicia-se pela retenção fisiológica; posteriormente, o atraso de irrupção; e, só então, será considerado como retenção patológica. Elementos dentários não erupcionados podem acarretar diversos problemas; dentre eles estão os problemas dentais, funcionais e estéticos; todos esses podem ocasionar distúrbios psicológicos. O diagnóstico deverá ser realizado precocemente, facilitando o tratamento e prognóstico. Os elementos não irrompidos competem, quase que unicamente, à dentição permanente, pois são frequentemente detectados devido ao retardo em seu surgimento ou em exames clínicos e radiográficos de rotina. Objetivou-se descrever as principais técnicas cirúrgicas para tracionamento de elementos dentários retidos, com o intuito de orientar os profissionais da área a escolherem uma técnica adequada a cada caso específico. A metodologia escolhida foi a de revisão de literatura narrativa; os artigos e periódicos utilizados foram coletados nas bases SCIELO, Google acadêmico, Pubmed e livros do acervo da biblioteca da Faculdade FASIPE de Sinop, Mato Grosso. Porquanto, há concordâncias entre autores no que diz respeito ao diagnóstico e ao tratamento para o tracionamento cirúrgico ou não cirúrgico de dentes inclusos; pois o diagnóstico deve ter o maior número de informações possíveis, como: exames clínicos, fichas de anamnese e exames radiográficos. O planejamento e diagnósticos adequados refletem diretamente nos resultados obtidos; contudo, a tarefa mais importante do cirurgião dentista, antes de qualquer procedimento, é utilizar a técnica adequada. A escolha da técnica dependerá de cada caso, levando em consideração a profundidade de impactação e a idade do paciente. O diagnóstico para o tracionamento cirúrgico, ou não cirúrgico, de dentes inclusos deve ser tratado com brevidade, pois quanto maior forem o número de informações possíveis (tais como os exames clínicos, fichas de anamnese, exames radiográficos, panorâmicas oclusais e fotografias), mais célere será o tratamento e o planejamento que, consequentemente, refletirão nos resultados.
  • Item
    Tratamento em dentes com perfuração endodôntica
    (2018) Souza, Silvana Francisco da Silva de; Fernandes Júnior, Devanir
    Para realizar um tratamento endodôntico, o cirurgião dentista deve ter conhecimentos sobre a anatomia do elemento dental, que é um dos principais requisitos. Pois, desde a abertura coronária até a obturação, o conhecimento anatômico é necessário para que o tratamento endodôntico seja realizado com sucesso. As perfurações são complicações que podem ocorrer durante o tratamento endodôntico, podendo ocorrer por iatrogenia ou por condições patológicas, como cáries ou reabsorções, câmara pulpar calcificada resultando em uma comunicação entre a cavidade, a câmara pulpar, canais radiculares, tecidos periodontais e osso alveolar. Quando ocorre uma perfuração é necessário vedar esse espaço com material que impeça a contaminação, para evitar o insucesso, o tratamento deve ser imediato à sua ocorrência. O material mais indicado neste caso é o MTA (Agregado Trióxido Mineral). Por ser um material hidrofílico, a umidade frequentemente presente nas manobras cirúrgicas não afeta as suas propriedades, além disso, a ligeira expansão na presença de umidade apresenta uma grande vantagem em relação aos outros materiais citados acima.
  • Item
    Tratamento endodôntico em sessão única em dentes despolpados e com rarefação óssea periapical
    (2018) Andrade, Juliana Leite de; Schwingel, Rafael Alves
    A endodontia consiste em eliminar e prevenir a infecção no interior do sistema de canais radiculares através de desinfecção química-mecânica, modelagem do canal, obturação hermética desse sistema e blindagem coronal do elemento dentário. O propósito da terapia endodôntica é eliminar bactérias, seja realizado em sessão única ou múltiplas. O objetivo deste trabalho visa apresentar, através de pesquisa bibliográfica, o sucesso clínico e radiográfico, a longo prazo, do tratamento endodôntico em sessão única em dentes despolpados e com rarefação óssea periapical. A partir da revisão, foi possível esclarecer que o cirurgião-dentista tem a possibilidade de realizar ou não o tratamento endodôntico em sessão única em dentes com necrose pulpar e rarefação óssea periapical e alcançar resultados satisfatórios na cura da lesão periapical, revelando-se uma opção a mais de tratamento.
  • Item
    Reimplante dentário: condutas após traumatismo e relato de caso clinico
    (2018) Andrade, Pablo Bruno de; Amorim, Isadora G. Tabacchi
    Consideradas comuns na população, as urgências de traumatismo dentário podem ocasionar perdas dentárias e também problemas psicológicos no paciente. Dentre as urgências mais comuns, encontra-se a avulsão dentária, que consiste na saída completa do elemento dentário do seu alvéolo de origem, sendo que a principal conduta para esse tipo de trauma, é o reimplante dentário imediato. A avulsão dentária é considerada uma dificuldade de saúde pública, pois a população em geral não sabe como lidar frente ao trauma, tornando-se mais crítico quando o pronto atendimento não é realizado de forma a favorecer a permanência do elemento dentário na cavidade bucal. Contudo, existem alguns protocolos de tratamentos para minimizar esses danos e devem ser seguidos, antes e após o reimplante, possibilitando um bom prognóstico. O presente trabalho se trata de uma revisão de literatura e relato de caso, realizado por meio de buscas científicas, constituídas através de artigos científicos, livros do acervo bibliográfico da Faculdade Fasipe, Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, e tem por objetivo realizar uma revisão da literatura abordando a melhor conduta a ser seguida pelo profissional cirurgião dentista frente a avulsão dentária, enfatizando a importância de se estabelecer um tratamento emergencial para esses casos, meios de armazenagem, condutas endodônticas, contenção e prognóstico.
  • Item
    O papel do cirurgião-dentista na identificação de maus-tratos na infância
    (2018) Jarentchuk, Nathaly Fernanda; Gonçalves, Katiéli Fagundes
    A violência contra crianças é uma realidade que constrange e inquieta os órgãos governamentais e a sociedade, sendo responsável por altas taxas de morbidade e mortalidade na infância e exige uma resposta urgente da sociedade e dos serviços de saúde no enfrentamento do problema, que hoje faz parte da agenda da saúde pública e da promoção da saúde de vários países. Os maus-tratos na infância são caracterizados como o uso intencional de força física ou poder que pode ser real ou em forma de ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, grupos ou comunidades, com possibilidade de ocasionar lesões, morte, dano psicológico e/ou deficiência de desenvolvimento. Devido a isso as classificações de maustratos cometidas contra crianças são divididas de acordo com a natureza das agressões em: violência física, violência psicológica, negligência e violência sexual. No entanto o aumento dos casos de violência na infância tem alertado quanto à necessidade de capacitação de profissionais para sua identificação e prevenção, pois os cirurgiões-dentistas exercem papel fundamental no reconhecimento e na denúncia dos maus-tratos, posto que de 50 a 65% das lesões ocorrem na região de cabeça e pescoço, sendo muitas vezes lesões orofaciais. Portanto, o objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da atuação dos profissionais cirurgiõesdentistas frente a casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos na infância, descrever os tipos de maus-tratos que podem acometer as crianças, os principais aspectos orofaciais que podem ser identificados e a conduta do profissional conforme as medidas éticas e legais do Brasil frente às situações de maus-tratos na infância, mediante uma revisão de literatura, podendo assim contribuir por meio de informações com a classe de profissionais cirurgiõesdentistas, acadêmicos de odontologia e com a sociedade zelando pelo bem estar das crianças, pois é extremamente importante que o profissional cirurgião-dentista esteja apto a identificar e diagnosticar os casos suspeitos de maus-tratos na infância, assim sabendo a forma correta de notificar e denunciar os casos suspeitos aos órgãos competentes e responsáveis.
  • Item
    Bruxismo do sono
    (2018) Mendes, Larissa Benetti; Urnau, Jackson Luiz
    O bruxismo é considerado uma parafunção caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes, com implicações no sistema estomatognático, causando desgastes dentais, perturbações periodontais, dores articulares e desvantagens clínicas. O objetivo do presente trabalho é descrever as características clínicas da doença bruxismo, compreender suas origens, efeitos, funcionamentos, bem como suas consequências e expor possíveis tratamentos a pacientes portadores. A Odontologia tem o papel de identificar e muitas vezes lidar com essa atividade de alta complexidade, que foge de seus limites de atuação no que diz respeito a origem, mas tendo seus efeitos manifestados em âmbito odontológico. Por meio de uma revisão de literatura pode se afirmar que o bruxismo não retrata um desafio exclusivamente da Odontologia, como também áreas como a Medicina e Psicologia, frisando o envolvimento do sistema nervoso central e a influência de fatores emocionais. Por não ter uma causa definida, a escolha de tratamento também não é específica, não tendo protocolos e fórmulas para deter essa parassonia, contudo, tratamentos reversíveis e o uso de materiais de baixa resistência, como por exemplo a resina composta, são formas mais indicadas para lidar com esse problema. Reconhecer a presença dessa atividade e seus prováveis efeitos, possivelmente seja o fator decisivo na conduta desse hábito parafuncional, que requer ainda estudos para ser melhor entendido e consequentemente tratado.
  • Item
    Eficácia das soluções irrigadoras em endodontia: comparação entre hipoclorito de sódio e clorexidina
    (2018) Miranda, Thais Fiamma; Barbosa, Paulo Germano Oliveira
    Durante o tratamento endodôntico, o controle da infecção no sistema de canais radiculares (SCR), constitui no prognóstico um fator predominante. Os microrganismos desempenham importante papel na etiologia das infecções endodônticas. Essa população microbiana deverá ser eliminada durante o preparo biomecânico, por meio da ação mecânica dos instrumentos endodônticos, das propriedades físico-químicas e antimicrobianas, das soluções irrigadoras auxiliares e pela ação da medicação intracanal. Este trabalho se propôs a comparar o hipoclorito de sódio e a clorexidina, como soluções irrigadoras utilizadas na Endodontia para o preparo biomecânico do sistema de canais radiculares. As informações serão colhidas por meio de revisão da literatura. A irrigação é um passo indispensável no tratamento do SCR, para assegurar a assepsia e favorecer o prognóstico. As soluções irrigadoras utilizadas na terapia endodôntica devem apresentar propriedades que permitam ações importantes na remoção de detritos, na redução do número de bactérias presentes no interior do SCR infectado. Conclui-se que apesar do hipoclorito de sódio ser o irrigante de escolha, e mais utilizado por apresentar atividade antimicrobiana, tolerância biológica dos tecidos periapicais em concentrações clínicas apropriadas, tem capacidade solvente de matéria orgânica que é sua principal vantagem sobre a clorexidina. A clorexidina é uma alternativa para o tratamento de infecções endodônticas por apresentar excelente ação antimicrobiana e baixa toxicidade, substantividade, propagando sua ação por todo interior do canal radicular, mostram que esta solução pode ser utilizada como irrigante endodôntico ou até mesmo substituir o hipoclorito de sódio em casos específicos como alergia ou ápices radiculares abertos.
  • Item
    Elementos protéticos intra-radiculares: análise comparativa entre núcleo metálico fundido e pino de fibra de vidro
    (2018) Rodrigues, Sidnei Oliveira; Barbosa, Paulo Germano O.
    Os retentores intra-radiculares foram inseridos no mercado com a finalidade de aumentar a retenção de restaurações em elementos com tratamentos endodônticos. Apesar de o núcleo metálico fundido ser considerado bastante utilizado na odontologia, o pino de fibra de vidro é uma alternativa muito mais estética, além de outra vantagem, ou seja, possuir módulo de elasticidade muito parecido com a dentina, tendo baixo custo e a técnica mais conservadora. Esta revisão de literatura tem como objetivo comparar o tempo de duração clínica entre os pinos metálicos fundidos e os pinos de fibra de vidro, além de fazer uma comparação entre indicação e contraindicação, vantagens e desvantagens e tipos de cimentos utilizados. Através das análises dos artigos escolhidos foi possível analisar que tanto o pino de fibra de vidro como o núcleo metálico fundido presentam taxas de sucesso e sobrevivência bastante semelhantes, mas a localização do dente no arco é considerada um fator decisivo para a ocorrência das falhas em sua utilização.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.